Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013


Nossa reportagem esteve ainda pouco pela parta da manhã no Hospital Municipal de Santarém e conversou com o Diretor do HMS, em relação a uma denúncia que foi feita na Ultima Segunda Feira (12) pela parte da noite por uma paciente da cidade de Itaituba conhecido pelo nome de Aílton Bandeira.


O denunciante falou em sua pagina do Facebook que estaria a 14 dias esquecido no Hospital Municipal de Santarém no corredor do mesmo a espera de ser transferido para o Hospital regional para passar por um procedimento cirúrgico em sua perna. Ainda em sua pagina, o Itaitubense clamava pelo apoio do MP.


Na ocasião conversamos com o senhor Ailton Bandeira via Facebook, onde ele nos passou que já não aguentava mais ficar no Hospital sem saber a hora que ele iria ser atendido.


Depois da conversa divulgamos a reportagem, eliasjuniornoticias.com.br, que imediatamente teve uma repercussão bombástica e foi logo reproduzida por vários sites e blogs da região. 


DIREITO DE RESPOSTA - 


Na mesma noite em que a matéria foi vinculada, o Diretor do Hospital Municipal senhor Cleiton Rodrigues, foi informado sobre o fato. Ainda pouco nos deslocamos até o HMS para conversar com o Diretor da unidade de saúde para que ele se pronunciasse sobre a situação.


Em conversa com nossa reportagem o Diretor do Hospital Municipal nos falou de seu descontentamento com a noticia que foi vinculada a respeito do assunto, segundo ele o fato não é como foi colocado e divulgado na Imprensa. " Elias, ele está sim a 14 dias no Hospital, mais é uma inverdade dizer que ele está a 14 dias no corredor do Hospital. Essa informação não procede, o paciente próprio com a ajuda de seu acompanhante, foi quem retirou a maca de dentro do ambiente masculino e colocou no corredor. Na Segunda Feira, eu tive a oportunidade de ver o ocorrido e na ocasião chegamos a ir lá ver o fato e colocar ele de volta para dentro do Quarto juntamente com os outros pacientes." Disse o Diretor do HMS.


Cleiton Rodrigues, ainda acrescentou que outra inverdade por parte do paciente e pelo fato de ele falar que não recebeu atendimento e que estaria esquecido pela equipe médica do Hospital. O diretor acrescentou ainda que todo o procedimento já foi feito para que ele possa a qualquer momento ser transferido para o Hospital Regional.


PACIENTES ESTÃO SENDO ENCAMINHADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS DE FORMA ERRADA PARA SANTARÉM 


Segundo o diretor, A maior parte dos pacientes que estão sendo encaminhados para o HMS, estão sendo enviados de forma errada de seus municípios. Segundo o diretor do Hospital os pacientes que são enviados de outros municípios para Santarém tem que primeiramente passar pela central de Leitos e regulação.


Cleiton Rodrigues disse que os município esta fazendo o seguinte procedimento :
Dando o papel de TFD encaminhando os pacientes para entrarem na emergência do Hospital Municipal de Santarém. "Isso está errado, ou você dá o TFD e faz regulação para ele ir direto para o leito pela central de regulação, procedimento correto ou o paciente vem direto sem TFD e entra pela urgência e emergência do pronto socorro que também é outra forma errada" Explicou o Diretor. Ele ainda acrescentou que o paciente sendo de outro município para que ele possa estar legalmente ele tem que vir com o TFD com o encaminhamento da central de leito e regulação, segundo o Diretor com este procedimento feito o paciente e encaminhado diretamente para O Hospital regional.


Segundo Cleiton Rodrigues, infelizmente 90% dos casos estão sendo feitos de forma errada. O diretor classificou o fato como muito difícil e complicado, pelo fato de que o Hospital Municipal atende 24 municípios, além dos problemas ocasionados diariamente na cidade. 


Segundo o diretor do Hospital Municipal, o paciente em questão era para ter sido atendido em seu município com o atendimento básico e ter feito o procedimento correto para que ele só viesse para Santarém na hora certa de realizar o procedimento cirúrgico. Cleiton Rodrigues explicou que a cirurgia do paciente é uma cirurgia eletiva.


Em relação ao paciente que formulou a denúncia, o diretor falou que ele é muito valente e que ele já desafiou a praticamente todos os funcionários do Hospital Municipal, alegando que ele já deveria já ter sido atendido, segundo o diretor ele constantemente tem causando problemas a equipe de enfermagem. Segundo o diretor da unidade de saúde, ele está sendo atendido da melhor aforam possível, e que o Hospital está fazendo o procedimento que o município a qual ele pertence deveria ter feito. 


DESCASO DE MUNICÍPIOS COM A SAÚDE 


Vale ressaltar que a poucos meses atras foi feita uma cessão especial na câmara municipal de Santarém, onde todos os municípios da região foram convidados para participar através de seus prefeitos ou de seus secretários de saúde da referida sessão. Resultado os vereadores ficaram praticamente só no plenário da câmara, ou seja nem um representante de Município compareceu na sessão. Uma demonstração de falta de responsabilidade com seus munícipes.


UMA VERGONHA ITAITUBA NÃO TER UM MÉDICO ORTOPEDISTA PARA ATENDER A DEMANDA DA POPULAÇÃO


Fato triste e lamentável, Itaituba não ter em seu quadro de médicos um especialista em ortopedia para atender a população. Vale ressaltar que frequentemente pacientes provenientes de acidentes automobilísticos são encaminhados de Santarém para Itaituba e praticamente todos com encaminhamentos fora do padrão, ocasionando um verdadeiro Deus nos acuda dentro do Hospital Municipal.


Segundo informações que foram repassadas a nossa reportagem na gestão passada em Itaituba o ex prefeito Valmir Climaco, contratava constantemente médicos especializados que de 15 em 15 dias estavam na cidade de Itaituba realizando procedimentos. 


Vale ressaltar que praticamente todos os dias nossa equipe circula pelo HMS, e temos visto sim melhorias no atendimento daquela unidade de saúde, mais o fato é que a demanda vinda de outros municípios é imensa, causando com isso sérios problemas de atendimento no Hospital. 


Fazemos um apelo ao MP de Itaituba que obrigue a prefeitura daquele município a contratar um especialista em Ortopedia para atender as demandas do município. Isso evitaria transtornos e o inchamento dos leitos do HMS. 


Vale ressaltar que o Hospital regional também tem sofrido as consequências deixando de atender a pacientes de Media Alta Complexidade para atender casos de baixa complexidade. 


CÂMARA DE VEREADORES DE ITAITUBA 


Pedimos aos nobres vereadores da cidade de Itaituba, que cumpram com o seu papel em fiscalizar e defender a população, cobrando do poder executivo mais compromisso e responsabilidade com a saúde de seus munícipes. Pedimos também ao MP que obrigue a atual prefeita da cidade a contratar um medico especializado para atender a pacientes que sofrem acidentes automobilísticos, evitando assim abarrotar mais ainda o Hospital Municipal de Santarém. 


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog