Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2013

O Município de Aveiro, através de sua Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 08 e 09 deste mês sua VII Conferência Municipal de Saúde, na plenária da Câmara municipal que ficou lotada nos dias de debates e aprovação das propostas coletadas nas pré conferências realizadas na sede e nas comunidades. 

O tema central da Conferência, foi Consolidação dos Instrumentos de gestão do SUS com o Controle Social e subtemas Gestão do Trabalho, fortalecimento do Controle Social, acesso e acolhimento. A Conferência teve seu inicio às 18 horas de Quinta feira (08) com formação da mesa que contou com as presenças do prefeito Olinaldo Barbosa, Secretário de Saúde Marcos Dantas Xavier, Secretaria de ação social Marlise Porto, Vereadores Zé Paulo e Paulo Henrique e secretários de Obras, educação, habitação, educação etc... 

Após solenidade oficial com apresentação da banda e coral do Projeto Bom Menino, o prefeito Olinaldo Barbosa em breve discurso falou sobre com compromisso que tem em garantir o desenvolvimento e cidadania co ações dinamizadas na saúde, ressaltando também seu compromisso ético de agir com transparência e honestidade por entender que verba Publica é do povo e deve retornar e ele em forma de trabalho. 

prefeito abriu oficialmente a Conferência

O Secretário de Saúde Marcos Xavier no ensejo fez uma prestação de contas avaliando as conquistas e avanços nesses sete meses em que está à frente da secretarias na gestão do prefeito Fuzica, creditando o sucesso das ações Ada secretaria ao apoio incondicional que está sendo dado pelo prefeito. Marcos anunciou a construção de cinco unidades avançadas de saúde, assim como a plena execução de todos os programas de saúde que antes estavam acéfalos. 

Secretário de Sáude, Marcos Xavier


O Secretário disse que mesmo tendo assumido uma secretaria praticamente sucateada nestes sete meses conseguiu deixá-la em funcionamento pleno graças e o empenho do governo e de toda a equipe técnica do setor de saúde. A representante da Secretaria de Saúde do Estado, Conselheira Dione Marília Albuquerque Cunha elogiou o que considerou alto nível de organização e planejamento da Conferência que foi ampla e bem discutida nos dois dias contemplado nas propostas as necessidades do Municio dentro do segmento da saúde. 

Em sua conferência magna com o tema Consolidação dos instrumentos de gestão do SUS com o controle social, DIONE falou sobre os avanços da lei que criou o SUS enfatizando em suas palavras a responsabilidade e estrito bom uso do Programa do SUS que é um dos mais modernos do mundo alertando para a importância da organização dos municípios para que possam se adequar as exigências da união e estado dentro da contrapartida destinada aos municípios.

Na sexta feira dia 09 com coordenação dos trabalhos a cargo de Inez Dolzane Reis, secretariados por Maria Gleice da Silva, na mesa também coordenando as discussões a ex prefeita Maria Gorete Dantas Xavier e ex vereadora Maria da Fé foi feita a apresentação de trabalhos feitos pela Secretaria de saúde, assim como também o Conselho Municipal de saúde fez uma prestação de conta dos seus trabalhos nos dois anos que antecederam a conferencias tendo como palestrando a enfermeira Helly Ana.


O secretário de Saúde Marcos Xavier analisa de forma positiva a Conferencia usando como referência para sua avaliação as mais de cento e vinte propostas apresentadas e amplamente debatidas antes de serem aprovados pelos delegados. Entre as propostas votadas e aprovadas constavam acesso de TFD as comunidades, medicamentos nos postos de saúde, casa de apoio em Aveiro para atender os ribeirinhos, transporta fluvial para remoção de pacientes em urgência e emergência, palestras educativas, atendimento de serviços odontológicos itinerantes etc..


. Após o intervalo para o almoço houve a plenária final quando as propostas definidas peã manhã foram aprovadas pela plenária final, culminando também com a eleição para escola dos novos conselheiros de saúde, com seu enceramento às 19 horas com entrega de certificado aos presentes e show especial do cantor e compositor Aveirense Hito Santos e Ivete Saúde que cantou música de sua autoria.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog