Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012



A associação dos Filhos de Itaituba (ASFITA) realizou no Domingo 25 a 9º Edição do Festival do Açaí na sede do Rotary Clube. 

O Festival denominado “FESTIVAL DO AÇAI” foi criado em Itaituba por um grupo de amigos que nasceram no município e fundaram a associação e criaram o festival com a finalidade de divulgar a fruta. O açaí pode ser consumido de diversas formas como: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos como o famoso Mapará. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.

A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. A indústria de cosméticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, xampus e outros produtos de beleza.

As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte. As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

A 9ª Edição do Festivaldo açai desse ano esta sendo realizado em parceiria com Rotary Clube. Segundo a presidente do Clube a Professora Antonieta Lima a parceria deu certo. Dezenas de pessoas compareceram na cede do Rotary Clube para prestigear o Festival e degustar o saboroso açai ou os subprodutos.

O Festival contou com musica ao vivo, apresentação da musa do açai, dança cultural e a escolha da garota açai de 2012. Tres moças disputaram o titulo e se apresentaram ao publico presente. Depois das apresentaçãoes os jurados escolheram a jovem Suzani Moura como a gorota açai de 2012.Denise Paxiuba presidente da assossiação dos filhos de Itaituba falaou a reportagem do Balanço Geral sobre a realização de mais um festival do açai.







Fonde: Blog do Junior Ribeiro


Postado por Junior Ribeiro às 6:02:00 PM

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog