Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Após o assassinato do casal de líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva na manhã desta terça-feira em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, o secretário de segurança do Pará, Luiz Fernandes Rocha, afirmou que “não irá mais tolerar esse tipo de violência”.
"Polícia só volta com responsáveis presos", diz governo do Pará sobre morte do casal
Nesta terça-feira, equipes do Núcleo de Apoio à Inteligência de Marabá, homens da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e de Belém, a Polícia Civil e peritos do Instituto Renato Chaves se reuniram em Marabá, cidade distante cerca de 60 quilômetros de Nova Ipixuna. Eles vão investigar como o casal foi executado. Pelo menos 50 policiais estão envolvidos no caso.
“O Estado não vai tolerar mais esse tipo de violência em nosso território. Mobilizamos uma grande equipe para ir até o local e investigar o problema e só voltar com os responsáveis presos”, disse o secretário Luiz Fernandes Rocha.
Nesse momento da investigação, a Polícia Civil trabalha com três hipóteses. Uma frente trabalha com o crime de execução comandado por madeireiros da região, grupo que foi alvo de diversas denúncias de José Cláudio Ribeiro. Outra possibilidade é de que o casal tenha sido assassinado por carvoeiros que tentaram avançar entrar na área do  Projeto Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, presidido por Silva.Aa terceira hipótese seria a de uma vingança contra o líder extrativista em função de um homicídio ocorrido em 2004 em que ele foi apontado como suspeito na época - mas que nunca foi comprovado.
A tendência é que a partir da quarta-feira o próprio secretário de Segurança do Pará comande as investigações do assassinato do casal de extrativistas. A Polícia Federal também foi acionada para ajudar a elucidar o crime, a pedido da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Até o momento, não se tem informações de suspeitos.
Informações preliminares dão conta de que o crime teria sido cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta, circulando pelo Praia Alta Piranheira, instantes antes da execução do casal. A Polícia Civil soube do crime por volta das 7h30 desta terça-feira.


0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog