Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Chegou na madrugada desta segunda feira, dia 16 em Itaituba, o Secretario Estadual de Meio Ambiente, José Colares. Em entrevista a este Blog, Colares afirmou que na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2014 serão entregues varias Licenças de Operação (LO) em Itaituba.Após a entrega destas licenças, o Estado, juntamente com órgãos Federais e Municipais vão endurecer no combate a atividade garimpeira ilegal no Tapajós.Inicialmente, ressaltou Colares, a fiscalização será feita no tributários do Rio Tapajós, como os afluentes, Jamanxim, Água Branca Bom Jardim, Tocantins e outros e até mesmo no próprio leito do Rio Tapajós.

Quem estiver trabalhando ilegalmente nestas áreas serão punidos,com a apreensão dos equipamentos e multado, frisou José Colares. Depois, vamos atacar as demais áreas onde esta atividade vem sendo desenvolvida ilegalmente. Para Colares, os órgãos, tanto ambiental como mineral já deram tempo de sobra para a legalização e o que estamos vendo é que esta gente acha que vai continuar ilegalmente trabalhando. Vamos combater, com fiscalização, apreensão de equipamentos e multas, afirmou Colares.

O Secretario reuniu nesta manhã de segunda feira, dia 16, na Sala Verde da SEMMAP, com representantes das Cooperativas garimpeiras no sentido de falar sobre a legalização da atividade dos associados.Ficou certado que cada cooperativa vai atender 20 associados e a cooperativa que tiver mais de 20 cooperados vai ter que distribuir com outras cooperativas. Agora, as licenças vão ser liberadas depois que os balseiros cumprirem o Decreto e a Instrução Normativa Em Janeiro. Prometeu voltar a Itaituba para entregar as LO das cooperativas.

Na sua entrevista a este Blog Colares também falou dos investimentos que estão sendo feitos em Miritituba. Disse que as empresas portuárias vão ter que contribuir com o município, com a implantação de infra estrutura em Itaituba. Entre as propostas que estão sendo discutidas para investimento em Itaituba, estão a infra estrutura do Distrito de Miritituba, com implantação do sistema de abastecimento de água , meio via, arruamento, doação de uma ambulância fluvial. Mas, entre os importantes investimentos que os empresários deverão fazer na contrapartida, está a aquisição de equipamentos, como; aparelho de RX e Tomografia para o Hospital Municipal de Itaituba, além do aterro sanitário de Itaituba. 

O Secretario, Colares afirmou que nas condicionantes está amarrado, que a liberação da Licença de Instalação das empresas, só será liberada, após estes investimentos. Neste sentido, o Secretario também participou de um ato de assinatura de comprometimento entre os empresários e a prefeitura de Itaituba para a execução das propostas já aceitas pelos empresários.


Fonte: Blog do Peninha

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog