*** Comunicado ***Comunicamos às autoridades do governo federal que estamos liberando os três pesquisadores. Os materiais da pesquisa apreendidos - que subsidiarão o Estudo de Impacto Ambiental referente ao projeto do governo para construção de barragens no nosso rio Tapajós e seus afluentes não serão devolvidos.
Queremos reforçar que os estudos que estão sendo realizados não foram informados para nós Munduruku e comunidade em geral. Por isso, consideramos ilegal e inconstitucional por parte do governo. Exigimos a anulação imediata desses estudos. Nós Munduruku decidimos liberar os pesquisadores para que o governo reveja sua intransigência de implantar projetos grandiosos em nosso território, que só causam destruição e morte.
Será que o governo está querendo conflito, colocando em risco a vida dos pesquisadores e seus funcionários? Será que o governo vai se responsabilizar por isso? Tudo o que queremos é que nosso Direito seja respeitado. Se o governo não respeitar, nós continuaremos defendendo com a nossa própria vida.
Nós somos Munduruku Ipereg’auy.
Respeitem nossos direitos!
Jacareacanga, Pará, 23 de junho de 2013
Junior Ribeiro
Se não devolverem os equipamentos pessoais dos profissionais - cameras e computadores pessoais - configura-se o roubo.
ResponderExcluirQuem são os não indígenas que participaram do sequestro?
Estranho, nunca vi sites publicarem fotos e nomes de bandidos por tanto tempo. Se não entraram em terras indígenas, como inúmeras ONG fazem o tempo todo, que crime eles cometeram?
ResponderExcluir