No dia 16 de Maio de 2011, pela manhã, uma grande tragédia assolou o Distrito de Miritituba, localizado em frente a cidade de Itaituba. Uma forte chuva fez com que o morro em frente o Distrito deslizasse soterrando casas em dois locais. Na Beira Rio e Buritizal. Áreas perigosas, mas habitadas por muitas famílias. A tragédia resultou em 515 pessoas desalojadas, 210 desabrigadas, 09 gravimente feridas e 04 mortas. Total de 725 pessoas afetadas diretamente e indiretamente uma comunidades inteira assustada e mobilizada para ajudar o minimizar o sofrimento de seus conterraneos. 03 residências foram danificadas e 06 foram totalmente destruidas. 03 alojamentos foram instalados: O ginásio da Escola Municipal Integração Nacional, ALCEM(Associação de Lazer,Cultura e Esporte ) e a Garagem do INCRA.
Os recursos humanos oficiais que somaram esforços para dar apoio e assegurar os direitos dos desabrigados, aos gravimente feridos e aos mortos foram: Corpo de Bombeiros; Polícia Militar;Exército Brasileiro(53º BIS e 9ª BEC);Prefeitura Municipal(COMDEC, SEMDAS, SEMSA,SEMED E SEMINFRA E SUB-PREFEITURA DE MIRITITUBA) e SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL DE ESTADO.
Uma cozinha comunitária foi montada e a prefeitura Municipal diariamente fornece a alimentação necessária aos desabrigados. 400 cestas básicas foram enviadas pelo Governo Federal. Muitas doações também foram oferecidas por instituições, Escolas, Meios de Comunicação e voluntários
e já foram distribuidas aos destinatários e está garantida a chegada de Kits humanitários para atender as pessoas desabrigadas.
A Administração municipal está articulando com o Governo Estadual e Federal a situação de terra e construção de Casas para as famílias que as perderam e as que foram retiradas da área de risco, mais precisamente à Beira Rio e o Bairro Buritizal.
Momento como esse não deve existir cor partidária. A única bandeira deve ser a da solidariedade e da garantia de Direitos .
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação !