Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hoje, lideranças empresariais tendo à frente o presidente da CDL Davi Menezes e Fabrício Schuber pela Associação Empresarial, juntamente com entidades classes e sindicatos, visitaram todos os comércios das da Transamazônica, perímetro urbano.

O objetivo foi informar sobre o movimento e solicitar apoio de todos os comerciantes e de seus colaboradores para o fechamento dos estabelecimentos até as 12hs do dia 5 de fevereiro.

A partir das seis horas da manhã daquele dia haverá o fechamento do Porto da Balsa, por tempo indeterminado, tendo como reivindicação a pavimentação imediata do trecho que vai da rotatória até o km 7 da Transamazônica.

Com a pressão o Fórum de Entidades e quem mais apoia o movimento espera obter uma resposta em curtíssimo prazo do 8º BEC, pois não se aceita o paliativo que foi feito, que já começa a apresentar problemas, pois os buracos começam a se multiplicar.

Como neste país as coisas só se resolvem na base da pressão, é esperar para ver no que isso vai dar. Mas, que é bom ver a sociedade se mexendo em buscado dos seus direitos, isso é.
A denúncia da negociação de um bebê, que aconteceu no final do ano passado, no município de Novo Progresso, Oeste do Pará, virou polêmica naquela cidade. Autoridades de segurança público abriram procedimentos investigativos para desvendar a negociação da criança.
O agricultor Cristiano Silva, pai da criança, conta que denunciou o conselheiro tutelar Alex Bispo e uma enfermeira do Hospital Municipal, ao Ministério Público Estadual (MPE). O conselheiro tutelar e a enfermeira são acusados de tramar a venda do bebê.
De acordo com Cristiano Silva, sua esposa deu à luz a uma criança no Hospital Municipal de Novo Progresso, no dia 19 de dezembro do ano passado. Já no dia 20 de dezembro, uma enfermeira de cabelos loiros, identificada como “Kely”, teria lhe abordado para oferecer o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) pela criança. Cristiano afirma que não aceitou e, que quando sua esposa e o bebê receberam alta, foram direto para sua casa.
Após a criança sofrer um problema de saúde no dia 08 deste mês, Cristiano conta que levou o bebê ao Hospital, onde o atendimento inicial foi feito pela mesma enfermeira que havia lhe ofertado o dinheiro pela compra da criança no dia do seu nascimento. O agricultor afirma que sua filha, em companhia de sua madrinha, voltaram para sua casa.
Ao retornar ao Hospital, ele garante que viu sua comadre em desespero, dizendo que a enfermeira tinha chamado o conselheiro tutelar para tomar a menina. Cristiano diz, ainda, que viu o conselheiro Alex Bispo negociando com a enfermeira pelo valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e, que estaria pegando em dinheiro.
O agricultor relata, também, que conseguiu tirar algumas fotos do conselheiro, o qual ao perceber, caminhou em sua direção e quebrou o cartão de memória do celular. O conselheiro teria ameaçado Cristiano de mandá-lo para a cadeia.
DENÚNCIA: No dia 13 deste mês, Cristiano Silva informou que foi até a Promotoria de Justiça de Novo Progresso, onde formalizou a denúncia, contando sua versão dos fatos. Ele montou um abaixo assinado com 215 assinaturas, de pessoas que o conhecem e, que não querem o conselheiro atuando pelo órgão. O agricultor denunciou, ainda, que menores usam drogas em frente ao Conselho Tutelar e, que os conselheiros não fazem nada para coibir o problema.
PÂNICO: Depois da ameaça do conselheiro e da enfermeira que queria vender a criança, Cristiano Silva afirma que sua esposa tem medo de dormir no Hospital de Novo Progresso, temendo sofrer retaliação por parte da funcionária do logradouro de saúde. Cristiano denuncia que o conselheiro tutelar lhe ofendeu, xingando-o de vagabundo, filho de uma égua, além de ameaçar-lhe dizendo que iria colocá-lo na cadeia ou dar um jeito em sua vida.
TRIÂNGULO AMOROSO: Cristiano relatou que convivia com duas mulheres (Paloma, de 21 anos e Andréia, de 14 anos). Porém, hoje, ele garante que está apenas com Paloma. Cristiano comentou que conheceu Andréia em Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde se prostituía e era usuária de drogas. “Eu consegui tirar Andréia dessa vida. Sua mãe me autorizou a ficar com sua filha, porque falou que eu estava fazendo bem a ela”, afirma.
JUSTIFICATIVA: O conselheiro tutelar Alex Bispo disse que no dia 09 deste mês, recebeu uma denúncia que tinha dado entrada no Hospital Municipal uma criança recém-nascida com indícios de maus tratos. A denúncia, segundo ele, partiu da recepção do Hospital, para onde se dirigiu, com o intuito de averiguar a situação. “Ao chegar lá a criança não tinha sido examinada ainda, mas notei que ela estava muito magra e pequena. Fiz, então, os procedimentos e solicitei da enfermeira o laudo do médico que a atendeu o bebê”, afirmou.
Sobre as denúncias feitas por Cristiano, ele diz que são absurdas e, que nunca conversou com enfermeira nenhuma sobre adoção da criança e, que nunca ameaçou tirar o bebê do convívio do pai e da mãe, porque não tinha nenhum indicio para fazer isso.
A única coisa que foi constatada, segundo ele, é que a criança estava com infecção intestinal e desnutrida, por falta de experiência dos pais de dar a alimentação correta ao bebê. Ele disse que a mãe da criança apresenta sintomas que não a deixam amamentá-la, sendo necessário dar um leite especial para recém nascido, porém, os pais estavam dando o leite ninho, que não é o correto, por isso ocorreu a desnutrição.
“Como houve a denúncia de maus tratos eu tinha que averiguar, como eles viviam, qual era a renda deles, e nisso eu chamei duas especialistas do CREAS, a Dra. Cintia (Assistente Social) e a Dra. Simone (Psicóloga), que o acompanharam nesse caso. Em momento algum foi falado em tirar dos pais a criança para adoção”, declarou Alex Bispo.


Fonte: RG 15/O Impacto e Adécio Piran

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Quanta polêmica e opiniões sem fundamentos. Desde que foi implantado o 15º Batalhão de Policia Militar em Itaituba, já teve várias trocas de comando.
Mudanças de comando em Batalhões é uma medida de caráter administrativo e de rotina, e a indicação de um oficial PM Coronel ou Tem-Coronel com experiência e comprometido com a eficiência da segurança pública, é feita pelo Comando Geral, cuja obrigação do servidor público é acatar as ordens de seus superiores.
Políticos não tem o poder de ‘fazer, desfazer, mandar ou interferir’ em decisões administrativas do comando geral de uma Instituição Policial Militar.

Postos e graduaçõesA hierarquia comum das Polícias e Corpos de Bombeiro Militares estaduais segue como especificado abaixo:


Cagada Politica
Deputado Hilton Aguiar participa de leilão realizado pelo (DETRAN) em Itaituba-PA

O Deputado Estadual Hilton Aguiar (Solidariedade) esteve participando na manhã desta quarta feira, 29, da abertura do leilão realizado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) em Itaituba, sudoeste do estado.


Muitas pessoas compareceram neste leilão

Foram leiloados de 266 veículos (entre sucatas e recuperáveis). O período de visitação ocorreu de 22 a 28 de janeiro, quando os interessados puderam conferir a situação dos bens. Para participar, não era necessário um cadastro prévio, os interessados só tiveram que apresentar o RG e CPF no local do leilão que no (Ginásio Poliesportivo do município).


Muitas pessoas compareceram neste leilão

De acordo com o Detran, foram leiloados 153 veículos em situação de sucatas e 113 recuperáveis. O leilão teve inicio as 09 horas e contou com a presencia do Deputado Estadual Hilton Aguiar, que ao usar da palavra falou sobre a realização do leilão em Itaituba, antes só realizado em outros municípios, sendo pela primeira vez em Itaituba. 


Dep. Hilton Aguiar com os vereadores de Aveiro Gilmar e Preto Satiro.

Segundo o Deputado ele esteve por varias vezes no DETRAN para a realização do leilão em Itaituba que é um município polo da região, não só pedindo a realização do leilão, como também mais viaturas e uma estrutura melhor para o órgão. Depois de muita luta o governo do estado enviará para o município uma viatura e duas motos, além das viaturas o governo do estado já autorizou a construção de uma nova agencia para Itaituba, dependendo da doação de um terreno do município para a construção. 

Deputado Hilton Aguiar e Emanoel Pires Junior - Gerente da Agencia do Detran em Itaituba
Além dos carros apreendidos e retidos no município de Itaituba, também foram leiloados veículos das Circunscrições Regionais de Trânsito de Altamira, Santarém, Oriximiná e Uruará. Este é o quarto e último certame do cronograma deste início de ano. Anteriormente, houve os leilões de Marabá ((09 de janeiro), Castanhal (15 de janeiro) e Belém (23 e 24 janeiro) De acordo com a comissão de leilão, o próximo pregão está previsto para junho ou julho de 2014.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Seu Barão, Morador Pioneiro, lamenta pelo risco de erosão

Ela tem tudo para se tornar uma comunidade de referência, tanto no aspecto turístico quanto cultural, mas hoje o populoso distrito de Barreiras, sede de um festival que consta no calendário do estado, Piau/Aracu, além de estar próxima a um grande santuário ecológico de preservação de tartarugas no Tabuleiro Monte Cristo.
Mas se por um lado a natureza foi pródiga por outro ao longo dos anos os governantes ao que parece administram de costas para o Distrito que hoje está correndo sério risco de ter sua primeira engolida por uma erosão provocada pelo Rio Tapajós. Os moradores estão assustados com essa probabilidade.
Foto- Cézar Paiva

O comerciante”Seu Barão!” que vive há cinqüenta anos em Barreiras elenca entre outros problemas, a falta de um trapiche e Cais de Arrimo que possibilite a parada dos barcos que fazem a linha Itaituba/Santarém/Santarém Itaituba. Os moradores lembram que várias pessoas já foram acidentadas tentando pegar o barco no meio do rio. 
Eles acreditam que um dos fatores que vem contribuindo para isso seja o fato das lanchas da Linha, não estarem cumprindo a distância estabelecida pela Martinha , quando passam muito próximas e em alta velocidade aumentando , o fluxo e refluxo das águas batem na barreira aumentando o risco da erosão que vem encurtando a primeira rua.
1ª Rua,pode ser engolida por erosão,afirmam Moradores de Barreiras

Os moradores pediram que publicássemos essa matéria como uma espécie de alerta para as autoridades. São vários os problemas que deixam a população de Barreira numa sensação de abandono, inclusive com a falta de segurança também aos finais de semana. Mas o risco de uma tragédia de graves proporções com iminente perigo foi a mais lembrada dentre as várias carências que incluem também a falta de comunicação telefônica.
Somente um Cais de arrimo e Trapiche podem evitar maiores problemas.

O posto, segundo alguns moradores está bem servido de medicamentos (básicos) conta com três enfermeiras, mas a escassez da presença de um médico também preocupa já que acham que poderia também ter sido enviado um médico cubano para atende-los dentro do programa mais médicos.
Ouvidos pela nossa reportagem os donos de barcos dizem que não param porque não tem um trapiche tecnicamente estruturado para comportar uma ancoragem. Para muitos estaria faltando apenas boa vontade e iniciativa por parte da Câmara, poder executivo e estado para a solução desse problema. 
Enviado Especial- Cézar Paiva
Nazareno Santos

sábado, 18 de janeiro de 2014



  Esta semana foi muito proveitosa para a PM. Dois dos piores ladrões de Itaituba foram presos, dia 14/01 Hudson e hoje "Novo" voltou. Foram encontros com os três um revolver Taurus Cal 38 nº 1769180; uma pistola Cal 765, marca Taurus, nº fnb49644; uma pistola taurus Cal 765, nº m39879.


Orismar Santana de Souza, vulgo "Novo" foi preso mais vez, agora em cumprimento a mandado judicial, e foi encaminhado ao presídio local. Ao chegar ao presídio solicitou que fosse levado à emergência para receber medicação, pois teria machucado a perna no memento da prisão. Com o velho conhecido da polícia mais duas pessoas foram detidas e levadas à delegacia suspeitas de integrarem o bando de "Novo". Há a informação de que ontem à noite "Novo" teria praticado o roubo de uma moto. E a vítima ver ao foto dele não teria hesitado em afirmar que seria o autor do roubo. A moto foi recuperada e apresentada na delegacia.

Nos últimos dias "Novo" e seu grupo vinha dando trabalho para a Polícia militar. Ele vinha fazendo seus crimes e zombando da PM, sendo perseguido diversa vezes, mas conseguia escapar, deixando os veículos e fugindo a pé, se embrenhando no mato. Mas hoje não deu. Foi levantado o esconderijo e feito um cerco. Ele ainda conseguiu correr mas acabou apanhado. É verdade que ele já estava com uma das pernas machucadas de uma das quedas que levou em suas fugas, quando caiu da moto

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Deputado Hilton Aguiar, Vice - Governador Helenilson Pontes, Agente do DETRAN, Governador Simão Jatene, Agostinho Queiroz, Dir. Geral DETRAN e Luiz Fernandes Rocha, Sec. de Segurança do Estado

O município de Itaituba também foi contemplado graças a interferência do Deputado Hilton Aguiar junto ao governo do estado. As viaturas de Itaituba apresentaram problemas e tiveram que ser levadas para a revisão, período esse que o município ficou sem fiscalização, desde então o Deputado vem lutando junto ao estado para conseguir uma nova viatura que auxiliará nos trabalhos dos órgão. Pedido isso que foi atendido pelo governador do estado Simão Jatene. Segundo o Deputado ele vai continuar lutando para melhoria do órgão em Itaituba e para trazer mais investimentos para o município.




A fiscalização de trânsito em Santarém, Itaituba, Tucuruí, Altamira, Marabá, Parauapebas, Redenção, Paragominas, Abaetetuba, Capanema, Castanhal e Breves será intensificada com a aquisição de 25 veículos do tipo Pick up, que a partir de agora estarão disponíveis nos municípios. A entrega das novas viaturas foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, no pátio do estacionamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), em Belém, pelo governador Simão Jatene, aos gerentes das Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) de cada cidade. Além das viaturas, o governador anunciou a sanção da lei do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores do órgão. O decreto que sanciona a lei será assinado nesta terça-feira, 14.




Todos os carros entregues pelo governador estão equipados com sirene, rádio transmissor e chip de rastreamento. Cada veículo custou cerca de R$ 90 mil, num valor total de R$ 2,4 milhões em recursos investidos. “Isto é apenas mais um passo dado na melhoria da infraestrutura da Segurança Pública do Estado. Essas viaturas vão ajudar a melhorar a fiscalização, mas é fundamental que os servidores compreendam que mais importante que os equipamentos é o serviço público que será oferecido. Sempre digo que na hora que um servidor for capaz de se dar conta de que aquele que está à frente dele é quem paga o seu salário, a gente começa a mudar a qualidade do serviço público”, disse Jatene.


Deputado Hilton Aguiar, Vice - Governador Helenilson Pontes, Agente do DETRAN, Governador Simão Jatene, entregando viatura do DETRAN



Sobre o PCCR, o chefe do Executivo ressaltou que a aprovação da lei é um sonho antigo dos servidores. “A melhor forma de receber esse plano é cada servidor compreender que isso não é nenhuma conquista pessoal, nem um presente do governo. A forma correta é o servidor perceber que, com esse plano, a sociedade irá pagar um pouco melhor o servidor, porque ela quer e merece em troca algo melhor”.


Durante a solenidade, o diretor do Detran, Agostinho Queiroz Soares, anunciou outros investimentos feitos pelo governo no Departamento de Trânsito. Segundo ele, ainda no final deste mês inicia a reforma do prédio do Detran na capital e em outros municípios do interior, entre eles Castanhal.

O agende de trânsito Walisson Souza, afirmou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado irão levar inúmeras melhorias aos servidores e também aos condutores. “Com equipamentos melhores, material de sinalização mais adequado e com um plano de carreiras, sem dúvida o nosso trabalho será melhor ofertado e a população só tem a ganhar com isso”, disse. Na opinião do coordenador geral da Ciretrans, Marcos Reis, os carros recebidos serão fundamentais para a fiscalização do trânsito no interior. “Nós precisávamos muito de carros como esses porque tínhamos muita dificuldade para atuar em alguns municípios. Com certeza, com essas viaturas o serviço será intensificado e as infrações e acidentes diminuirão”, completou. 


Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação

domingo, 12 de janeiro de 2014

Aspecto da reunião

Ainda, sob o efeito que fazem “parte do governo” o casal-vereador Isaac Dias e sua esposa Izaneide Dias comandaram o batalhão de servidores da SEMED que, de maneira, não sei se defendo, não sei se critico o governo, foram os defensores do governo de Eliene Nunes. A reunião foi bastante tumultuada por conta de que o vereador Isaac Dias, o grande defensor da educação, tentava de todas as maneiras desqualificar a coordenação do SINTEPP, entidade da qual já foi coordenador e que tanto defendia rateio,reajuste, a valorização da educação e agora, mesmo como legislador, não defende a categoria.
O fato que levou a atitude incoerente do edil foi a inversão dos assuntos que estavam na pauta da reunião. É que no primeiro item da pauta, deveria ser discutido o rateio, mas foi colocado para discutir o reajuste. Isto foi a gota d’água para a discussão entre o vereador Isaac e professores da coordenação, principalmente Celso Noronha. Houve inicio de tumulto, mas em seguida foi controlado. Para a professora Suely Souza, a inversão de itens da pauta não poderia ter causado tanta confusão. Lembrou a atual coordenadora, que quando Isaac era coordenador muitas vezes houve esta pratica. Suely ainda me disse que a administração municipal até agora não apresentou comprovantes convincentes em que foram gastos o dinheiro do FUNDEB. Queremos que seja apresentado o extrato bancário com a data do dia 31 de Dezembro de 2013 que ai sim vamos saber quanto ficou na conta e se tem ou não dinheiro para ratear. Enquanto isto, não podemos acreditar nas informações do executivo de que não tem sobra de dinheiro do FUNDEB. Conforme extrato que temos, disse Suely, com data do dia 30 de Dezembro, existia uma sobra de mais de R$ 2.200,000,00 nas contas do FUNDEB e no dia 6 de Janeiro deste ano caiu uma complementação de mais de R$ 2.400,000,00 nas contas do FUNDEB do município. Este dinheiro é sobra, afirmou Suely.
Sueli Coordenadora do SINTEPP

Vereador Isaac perde o controle e discute com sindicalista


Com referência ao reajuste, foi criada uma comissão que vai fazer um estudo e propor o percentual de reajuste do salário dos servidores da educação. Já com relação ao rateio, somente depois da reunião que acontecerá dia 12 com Ministério Público, é que será decidido.

sábado, 11 de janeiro de 2014














































Reprodução / TV GLOBO


A Polícia Civil desmontou nesta quarta-feira (8) um dos principais estúdios de reprodução de mídias piratas de Itaituba, oeste do Pará. O material reproduzido no local abastecia o comércio do município e de outras localidades da região. Três pessoas foram presas em flagrante.


Na residência onde as mídias eram reproduzidas, a equipe de policiais civis da Superintendência Regional do Tapajós, sob o comando do delegado Edinaldo Sousa, apreendeu 50 gravadoras de CDs e DVDs, 3 mil mídias, cinco impressoras, um monitor de TV e um aparelho de DVD portátil. Três pessoas foram presas em flagrante.


Denominada "Operação Mimeógrafo", a ação foi supervisionada pela 19ª Seccional Urbana de Itaituba. A equipe policial seguiu até a 13ª Rua, no bairro da Floresta, para apurar a denúncia de que em uma casa as mídias eram reproduzidas.


Conforme o delegado Edinaldo Sousa, os policiais encontraram um estúdio de reprodução de filmes, desenhos, shows e músicas. As investigações vão continuar, a fim de apurar o envolvimento de outras pessoas no crime de pirataria. G1 PARA

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Deputado Hilton Aguiar e Hildegardo Nunes, Sec. de Agricultura

Mesmo no recesso parlamentar o Deputado continua trabalhando para trazer investimentos aos municípios do nosso Estado. Na ultima sexta - feira, 20, ele esteve reunido com secretário de Agricultura do Estado, Hildegardo Nunes, buscando a aquisição de 80 toneladas de calcário para correção do solo para os agricultores de Castanhal, e a liberação de 4 tanques para resfriamento de leite para atender o município de Itaituba.
Deputado Hilton Aguiar e Joaquim Passarinho, Sec. de Obras



Logo em seguida Hilton Aguiar reuniu se com o Sec. de Obras do Estado, Joaquim Passarinho, cobrando agilidade no inicio da obra de asfaltamento das ruas de Itaituba, onde foram licitados 13 km de asfalto para recuperação dos principais trechos críticos do município.


Deputado Hilton Aguiar e Maria do Céu, Sec da SEPOF

Outra secretaria visitada pelo Deputado Hilton Aguiar foi a SEPOF - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças, que tem como secretária, Maria do Céu, onde esteve verificando o andamentos de suas emendas parlamentar que estão na SEPOF, e que irão trazer mais melhorias para a população de vários município do nosso Estado.

Aquivo deste blog