Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Em viagens pelos municípios do nosso Estado, o Deputado Estadual Hilton Aguiar pode comprovar que uma das principais dificuldades da população, é o acesso a uma água de qualidade. Pensado nisso, Hilton Aguiar tem disponibilizado através de emenda parlamentar a implantação de vários micros sistemas de abastecimento de água, que leva água com qualidade para a população que tanto necessita.
Buscando expandir ainda mais este projeto, o parlamentar esteve reunido na semana passado com o Secretário especial de desenvolvimento econômico, Sidney Rosa, onde intermediou um encontro com empresário que estão dispostos a fechar parceria com o Governo Estado para aumentar o número de micro sistemas implantado em todo Estado, que irá facilitar o acesso a esse bem tão precioso que é a água.


Reunião com secretário de estado e empresários

Outro projeto apresentado pelos empresários, foi em relação a implantação de PCH (Pequena Central Hidrelétrica) na região do Alto Tapajós, que resolveria de uma vez por todas os problemas da falta de energia nos distritos localizados na Transgarimpeira e no município de Jacareacanga.



Micro Sistema de Água da Comunidade São José em Santarém
O secretário ficou muito entusiasmado com os dois projetos, e se comprometeu dá total apoio para os estudos de viabilidades dos mesmos.
Hilton Aguiar afirmou que estes projetos trarão desenvolvimento para essas regiões que serão atendidas com os projetos, tanto na captação de água de qualidade quanto na implantação de PCH.



Micro Sistema de Água da Comunidade Novo Horizonte em itaituba


Os bombeiros levaram três horas para resgatar os corpos de Levy Oliveira Nascimento, da mulher dele, Gislaine Mesquita Nascimento e do filho Ian Levy, que cairam em um lago depois que o carro, um Honda City, perdeu a direção e saiu da pista, no quilômetro 125 da BR 174.Os bombeiros constataram que quem dirigia o veiculo na hora do acidente era Gislaine, e nao o empresário Levi Oliveira Nascimento.

O carro foi encontrado logo no inicio da manhã pelos indios atroaris e o caso levado ao conhecimento da polícia, que mobilizou bombeiros para resgatar os corpos.

O caso
Levi Nascimento e a família saíram do hotel no bairro São Vicente, em Boa Vista, com destino a Manaus, por volta das 7h44 da manhã do dia 25. Gislaine ainda teria feito uma ligação para a família avisando que eles já estavam a caminho da estrada e que em breve chegariam, mas que antes de seguir viagem precisavam passar em uma borracharia para consertar o estepe do veículo e pegar a estrada com segurança.

Fotos: Pedro Braga JR/ EWlcimar Freitas/Portal do Holanda

Fotos: Pedro BragaJr/Elcimar F reitas: Portal do Holanda
Junior Ribeiro

domingo, 27 de outubro de 2013

Ramón Morales disse ter achado a criatura no dia 8 de setembro.
Para alguns, trata-se do 'chupacabra', criatura que atacaria outros animais
Uma criatura que teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela, provocou medo entre os moradores.



Criatura teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela (Foto: Reprodução/Live Leak/mysteryhistorytv)

Ramón Morales disse, em entrevista ao site "Canal de Notícia", que encontrou a criatura no bairro Los Castores no dia 8 de setembro. Ele postou a foto em seu Facebook e logo a imagem se tornou viral no país.
Alguns chegaram a dizer que se tratava do mítico "chupacabra", criatura que atacaria outros animais em áreas rurais em várias partes das Américas. Outros, no entanto, acreditam que a criatura misteriosa seria um ser extraterrestre.
Imagens do animal foram postadas em um vídeo no site LiveLeak no dia 13 de setembro.
fonte:G1.com



Morreu Brizamar Muniz de Aguiar, exemplo de marido, pai, avô, sempre com sorriso simples e alegre, Brizamar era muito querido pelos amigos. De origem cearense, nascido na cidade de Araticum no distrito de Ubajará, Brizamar Muniz de Aguiar , veio para o Pará no ano de 1960, juntos com os filhos e esposa resolveu partir em busca de outras oportunidades no estado do Pará quando na ocasião dezenas de famílias ariscavam a sorte traçando o mesmo destino.


E nessa lega de nordestino em busca da terra prometida, a família Climaco Aguiar optou em morar na cidade de Itaituba, onde já havia uma grande massa de nordestino que tentavam a sorte em diversos setores da economia local. E assim com a sorte foi lançada e a família enraizou moradia em Itaituba.

As maiores riqueza de Brizamar Aguiar era a simplicidade e a família! 
 
portal bure

sábado, 26 de outubro de 2013

Aconteceu nesta quinta-feira (24) na Sala Verde da SEMMA uma reunião que pautou o Plano Diretor Municipal. O evento realizado pelo Núcleo Executivo Municipal (NEM) e Conselho Municipal da Cidade (CONCID) teve como objetivo uma revisão nos pressupostos do plano que foi concebido para atender as demandas em todas as áreas da administração pública municipal. No entanto, com o crescimento econômico dos últimos anos o município vem acumulando demandas em relação ao desenvolvimento humano.

Participaram da reunião o engenheiro cartógrafo e matemático Emiliano Preimer, arquiteto Claudio Miranda, diretor municipal de planejamento Dirceu Frederico Sobrinho e a coordenadora do NEM Ionelly Moraes e oito líderes comunitários.

O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar apolítica de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura que teve a participação da Câmara Municipal de Itaituba e da sociedade civil para estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.


Conforme Dirceu Sobrinho, o Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder públicovisando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.


Outras reuniões irão acontecer em bairros que se tornaram polos para as discursões do Plano Diretor e desse modo todos poderem participar da construção da cidade







Fonte: Ascom-PMI

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A prefeitura municipal de Itaituba vem a público esclarecer que o edital de lançamento do concurso público municipal sofrerá alterações para correções quanto à previsão de cargos, quantitativo de vagas e lotação. A instituição realizadora do certame já foi devidamente notificada quanto às alterações necessárias e indicou a data provável de 30 de outubro para publicação do edital com a errata. As correções solicitadas não prejudicarão a continuidade das inscrições on-line, que estão disponíveis no site da FADESP.
 Itaituba, 25 de outubro de 2013.
NAYÁ SHEILA DA FONSECA
Procuradora Geral

Fonte: Ascom PMI


Nos dia 09 e 10 de novembro acontecerá na comunidade de Igarapé Preto em Itaituba, a 3ª edição do Fest Mandioca, um evento organizado pela comunidade de Igarapé Preto. Valorização da agricultura familiar através da cadeia produtiva da mandioca.



Sabendo da importância deste festival para os produtores da região, o Deputado Estadual Hilton Aguiar, apresentou no ano passado um projeto de Lei no qual reconhecia este festival como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará. Este projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e sancionado pelo Governador do Estado, Simão Jatene.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Belém é a primeira cidade paraense a unificar seu trabalho junto ao Detran nas ações de educação e fiscalização de trânsito. Na prática, a partir de um convênio assinado na tarde desta segunda-feira, 14,os agentes de trânsito municipais e estaduais passam a ter as mesmas competências. Com essa união de esforços o objetivo é único: diminuir o número de acidentes de trânsito e, assim, preservar vidas.
“É um ato memorável, em defesa da vida. É um momento de união de forças em prol da segurança no trânsito de nossa cidade”, disse Maisa Tobias, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SeMOB. “A SeMOB sai na frente. É o primeiro convênio de competências mútuas que o Detran assina, e faremos o mesmo com outros municípios. Essa união é um caminho sem volta”, destacou o diretor geral do Detran,Agostinho Queiroz Soares.
Antes do convênio, os agentes de trânsito municipais eram responsáveis exclusivamente por autuar infrações relativas à circulação de veículos, como avanço de sinal e parada em local proibido. Aos agentes do Detran cabia apenas autos relacionados a condutor (como dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas ou sem habilitação) e ao veículo (como carro com IPVA vencido ou com placa adulterada). Um ficava totalmente impossibilitado de tomar providências diante do flagrante de algo de competência do outro. Agora ambos passam a atuar da mesma maneira.
“A defesa da vida estava limitada por competências. Isso posso, aquilo não posso… Mas o cidadão não quer saber se foi o Detran ou a SeMOB, ele quer que o agente de trânsito na rua resolva o seu problema, e que o poder público dê garantia de vida. Esta atitude está sendo tomada para que se tenha assegurada a vida e o direito de ir e vir”, ressaltou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Além da fiscalização e autuação unificada, o convênio prevê ações compartilhadas de educação, de sinalização e de construção do Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito – Selatran. “Atualmente, cerca de 80% dos leitos do Hospital Metropolitano estão ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Esse convênio tem previsão legal e estaremos acompanhando os dados estatísticos. Tenho certeza de que a população desse Estado verá a diferença”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha,
Com a assinatura, o convênio será publicado nos Diários Oficiais de Estado e Município, e a previsão é de que em dez dias se façam as adaptações necessárias para o início dessa atuação conjunta. “Vamos fechar um plano de trabalho, capacitar os agentes do Detran e da SeMOB e refazer os talonários de autuação para que sejam mais completos”, anunciou Maisa Tobias. Ela também citou que a união não diminui a necessidade de se ampliar a quantidade de agentes de trânsito em atuação nas ruas de Belém.
“Esse convênio não tem a ver com quantidade, mas sim com qualidade. Temos uma demanda calculada de que Belém precisaria de 500 agentes de trânsito. Se não fizéssemos esse convênio, poderíamos ter até 500 agentes novos, mas todos com ação restrita. Ainda teremos poucos agentes, mas serão aptos a atender a população da forma que ela merece. Quando esse quadro de funcionários crescer, seremos muitos em quantidade e em qualidade de atuação”, avaliou a superintendente da SeMOB.

Fonte: www.achebelem.com.br/
Willian C. Félix
MARIANA SCHREIBER/ DE BRASÍLIA
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira que a empresa tem recursos suficientes para pagar sua parte no bônus ao governo pela exploração do campo de Libra sem necessidade de reajustar o preço dos combustíveis. Ela disse também que não será necessário aporte da União na companhia.

O leilão do pré-sal foi vencido por um superconsórcio liderado por Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada).

A estatal precisa bancar R$ 6 bilhões dos R$ 15 bilhões de bônus. O restante será pago pelas demais empresas do consórcio vencedor.

"A Petrobras tem caixa para pagar os R$ 6 bilhões sem reajuste [de combustível], sem precisar do Tesouro", disse Foster ao deixar o Ministério da Fazenda.

A presidente da estatal se reuniu por três horas com o ministro Guido Mantega, que é também presidente do conselho de administração da Petrobras. Segundo Foster, eles conversaram apenas sobre os investimentos em Libra e não discutiram o reajuste do preço interno dos combustíveis, que estão defasados em relação ao preço internacional.

"Não tem data, não tem data [para o reajuste]", disse.

Ela ressaltou que a empresa terá mais recursos gerados pelo aumento da produção nos próximos meses. Disse também que os investimentos iniciais em Libra não são expressivos.

"Nos primeiros dois, três anos, os investimentos de Libra não são expressivos, e a nossa produção começa a aumentar no quarto trimestre. Quem produz mais petróleo, produz mais geração operacional, precisa de buscar menos recurso no mercado", afirmou.

Foster argumentou que não poderia dar mais detalhes sobre os investimentos da estatal porque o resultado da companhia no terceiro trimestre sai na sexta-feira.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Incêndio começou no final da Rua Marcílio Dias, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Oeste de Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)

Um incêndio de grande proporção já atingiu mais de 30 casas no final da Rua Marcílio Dias, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros permanecem no local no início da noite desta quarta-feira (23). Ainda não há informações sobre feridos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta de 15h, na Av. Pedro Américo, em uma casa na área de ponte. O fogo se alastrou por casas em 3 quarteirões, atingindo a Feira do Produtor, localizada na Av. Ana Nery.
Moradores tentam salvar bens materiais durante
incêndio (Foto: Graziela Miranda/G1)


A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) interrompeu o fornecimento de energia para o bairro Perpétuo Socorro. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convocou profissionais de folga para ficarem de sobreaviso no atendimento às vítimas.


De acordo com o sargento Uchôa, o Corpo de Bombeiros enviou seis carros e pelo menos 200 homens estão no local atendendo a ocorrência.


A Polícia Militar está no bairro para conter a ação de saqueadores. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe informar as causas do incêndio.


Os desabrigados estão sendo levados para as escolas Maria Ivone, Mário Andreeaza, Deuzuite Cavalcante e Padre Ângelo Biraghi.
População tenta recuperar o que restou (Foto: Monalisa Kato/G1)


Fonte : http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia

Segundo informações de amigos de “BOBOYA” ele estava sendo ameaçado por LEANDRO COELHO, mas não teria dado importância para as ameaças.

Informações dão conta que as ameaças se derem por causa de uma garota que seria namorada de Leandro Coelho, e depois teria tido um envolvimento com “Boboya” e por causa dessa que tinha se criado uma rixa entre os dois.

Segundo informações de amigos da vitima, Antonio Rhaydson Feitosa Costa, o “Boboya” como era conhecido, vinha sendo ameaçado de morte pelo ex-marido da atual namorada de “Boboya” identificado por Leandro Coelho. Ainda de acordo com amigos da vitima no inicio da noite de ontem “Boboya” teria recebido uma ligação de Leandro querendo se encontrar lhe encontar que chegou a ser orientado por colegas para não aceitar o encontro.

Segundo testemunhas por volta das 20 horas e 30 minutos Antônio Rhaydson o “Boboya” estava chegando a sua residência na 17ª rua quando Leandro teria chegado em um automóvel de cor vermelha, o acusado falou poucas palavras com Boboya e em seguida efetuou quatro disparos que acertaram a vitima a queima roupa. Boboya chegou a ser socorrido pelo corpo de bombeiros mas já chegou sem vida no hospital municipal.

A noticia da morte de Boboya se espalhou rapidamente pela cidade e um grande numero de amigos esteve no hospital municipal para comprovar a informação. O desespero foi grande dos amigos mais próximos ao ver Boboya sem vida no necrotério do hospital municipal.

O corpo de Antônio Rhaydson foi conduzido do hospital municipal para o IML e o caso foi registrado na seccional de policia ainda durante a noite de terça feira pelo irmão da vitima. Boboya que completaria 23 anos no próximo dia 31 já não fazia mais parte do quadro de funcionários da TV Eldorado, mas tinha uma grande amizade com os profissionais da imprensa de Itaituba.

Boboya era uma pessoa alegre, que cativava aqueles que conviviam com ele, ou quem passava a conhecê-lo. Sua morte representa, além da perda irreparável para a família, também é uma grande perda para os amigos.

Fonte: Junior Ribeiro e Repórter Marinaldo Silva

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aconteceu agora a pouco na 17ª rua, um cidadão foi baleado nas proximidades da feira, e foi encaminhado para o hospital desfalecido e segundo informação o balerdo é alguem da imprensa local (BOBOIA)
Levantamento foi realizado com base nas prisões efetuadas em 2013 em Londrina, norte do Paraná. 88% dos condutores presos não tinham passagem pela polícia

Um estudo feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Londrina, no norte do Paraná, apontou as principais de características dos motoristas que foram presos por embriaguez nas rodovias federais da cidade.

A pesquisa foi baseada em boletins de ocorrência feitos entre janeiro e fevereiro de 2013, quando 75 motoristas foram presos na cidade por dirigirem bêbados. De acordo com o levantamento, 25% dos presos tinham entre 18 e 30 anos, 43% entre 31 a 40 anos e 16% ficam tinham acima de 50 anos.

O estudo também apontou que 88% dos condutores não tinham passagens pela polícia e que todos eram do sexo masculino. Em 2012, 51 motoristas foram presos em Londrina por embriaguez no mesmo período comparado com 2013.

Para o policial autor da pesquisa, Jeferson Cavalcanti, os motoristas ainda não entenderam sobre a gravidade de conduzir um veículo alcoolizado. "O condutor ainda vacila no sentido de achar que não vai acontecer nada ao dirigir bêbado. Os dados levantados mostram que a situação realmente pode aumentar o número de acidentes", relata.

A meta da pesquisa, segundo o policial, é contribuir com subsídios para o planejamento de ações educativas e de fiscalização. "Assim, podemos ver a importância de atuar junto a essas faixas etárias, promovendo economia com gastos em saúde e preservando as vidas que estão em fase produtiva e podem contribuir para o crescimento do país", acrescenta.

Novas regras para a Lei Seca

As novas regras da Lei Seca foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012. Antes, se o bafômetro registrasse 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido o motorista era liberado. Agora, a presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.


A multa para a infração é de R$ 1.915,40 e o motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.

Fonte: G1 Notícias

Em pesquisa realizada pelo Blog Gilson Vasconcelos, entre os dias 20 de setembro a 20 de outubro de 2013, buscou saber dos internautas, qual a avaliação do mandato do Deputado Estadual Hilton Aguiar (Solidariedade). Os internautas tinham cinco opções de respostas: Ótimo, Bom, Regular, Ruim ou Péssimo.
Veja agora o resultado final desta enquete:


Como você avalia o mandato do Deputado Hilton Aguiar?
ÓTIMO (79,28%)
BOM (3,43%)
REGULAR (3,28%)
RUIM (3,87%)
PÉSSIMO (10,13%)




Resultado final da enquete recebido por email


O resultado desta enquete mostra mais uma vez a satisfação da população de todo Estado do Pará, com relação ao trabalho parlamentar do Deputado Estadual Hilton Aguiar, que desde que assumiu o seu mandato tem trabalhado pelo desenvolvimento deste Estado. “Graças a esse reconhecimento, me sinto cada dia mais motivado a lutar pelo povo do nosso Pará”, destacou Deputado Estadual Hilton Aguiar.

domingo, 20 de outubro de 2013




Na ultima quarta-feira (16) distritos de todo país que lutam pela sua emancipação, tiveram uma excelente noticia, foi aprovado no senado, o projeto que autoriza a criação de novos municípios. Segundo levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que Maranhão, Bahia, Ceará e Pará são os estados onde mais municípios poderão ser criados com as novas regras para a emancipação de distritos.
De acordo com a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, o Ceará, 26, e o Pará, 21.


No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem.


O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff.




O texto regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina quais distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.





Regras


A proposta aprovada no Senado estabelece a população mínima que cada localidade deverá ter para que seja possível formar um novo município. Nas regiões Sul e Sudeste, cada novo município deverá ter cerca de 12 mil habitantes. No Norte e no Centro-Oeste serão aproximadamente 6 mil. Para o Nordeste, o número é de 8,5 mil.
Ao contrário do texto que havia sido aprovado inicialmente na Câmara, o texto aprovado pelos senadores impede novos municípios em reservas indígenas ou ambientais e em áreas pertencentes à União, a fundações e autarquias do governo federal.
O projeto também determina que, tanto para a emancipação de distrito quanto para a fusão, ao menos 20% do eleitorado da localidade deve subscrever pedido para realizar a mudança, que ainda depende de estudos técnicos e da realização de plebiscito entre todo o eleitorado da municipalidade.



Deputado Hilton Aguiar - Vice Pres. da Comissão que cuida da criação de novos municípios, entregando o parecer favorável a emancipação de Moraes Almeida, Distrito de Itaituba - PA



Etapas para a criação
Confira abaixo cada uma das etapas para a criação de um município, de acordo com o projeto aprovado no Senado:
1. Protocolar na Assembleia Legislativa pedido de criação do município assinado por pelo menos 20% dos eleitores do distrito, obedecendo às seguintes condições:
- Eleitorado igual ou superior a 50% da população do distrito;
- Ter “núcleo urbano já constituído” e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”;
- Ter arrecadação superior à média de 10% dos atuais municípios do estado;
- Área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, a autarquia ou fundação do governo federal.
2. Após o pedido, elaboração em 180 dias, pela Assembleia Legislativa, de "estudo de viabilidade" do novo municípío e área remanescente do município do qual o distrito pretende se separar. O estudo deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município. Concluída essa etapa, o relatório terá de ser apreciado pelos deputados estaduais, que poderão arquivar ou aprovar o projeto.
3. Se o pedido for aprovado pela assembleia, será realizado um plebiscito que envolverá a população do distrito interessado em se emancipar e a do município ao qual o distrito pertence.
4. Se no plebiscito vencer a opção "sim", a assembleia legislativa terá de votar uma lei estadual autorizando a criação do novo município.
5. Após a aprovação da lei pela assembleia, será marcada data para eleição de prefeito, vice e vereadores do novo município.
Depois de 30 dias em greve, funcionários do Banpará voltam ao trabalho nesta segunda-feira (21). A categoria decidiu retomar as atividades em uma assembleia geral realizada na tarde de ontem, na sede do Sindicato dos Bancários.

O Sindicato dos Bancários informou que os trabalhadores do Banco da Amazônia continuam em greve. A categoria vai realizar um ato na próxima segunda-feira, em frente à agência da avenida Presidente Vargas, a partir das 8h. A intenção dos bancários é retomar as negociações

fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-260475-funcionarios-do-banpara-comemoram-conquistas.html?102200269
A perseguição que teve início na BR-230 terminou na 34ª rua, quando o pneu da moto foi alvejado por disparo de arma. No final deu certo, mas poderia terminar em tragédia, pois tanto os motoqueiros quanto a viatura da PRF, estavam correndo de forma perigosa pela rodovia esburacada e por parte da 34ª rua do bairro Santo Antônio. O fato chamou a atenção de muitos curiosos.
 
 






 
 blog RPI /rota policial de Itaituba
 

sábado, 19 de outubro de 2013

DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO A maioria dos acidentes ocasionados por falha humana pode ser evitada. Basta prestar mais atenção, evitando três falhas: negligência, imperícia e imprudência. Abaixo segue uma lista com dicas, para que você evite acidentes.
- Não ultrapasse em locais proibidos.
– Não dirija sob efeito de álcool, ou substancia parecida.
– Evite o excesso de velocidade.
– Faça a manutenção frequente do seu veículo.
– Não fale ao celular, ou qualquer aparelho que possa desviar a atenção.
– Crianças devem ser transportadas com a cadeirinha adequada e no banco traseiro.
– Mantenha distância do veiculo a frente.
– Redobre a atenção em dias chuvosos.
– Respeite a sinalização.
– Mostre a intenção antes da conversão ou ultrapassagem.
– Ande com os equipamentos corretamente.
Esses são alguns dos cuidados que podem salvar uma vida. Dirija com responsabilidade, assim você também não colocará a vida de outras pessoas em risco. Um motorista precisa ter precaução, pois assim conseguirá evitar acidentes.
Sabemos que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, mas devemos analisar o que provoca os outros 10%. Lembrando que 6% são causados por más condições das vias e os outros 4% por falhas mecânicas.
O fator mais relevante em um acidente é chamado de causa principal do mesmo. Esse fator pode ser: excesso de velocidade, erros na previsão de ações de outros motoristas, negligência na avaliação das condições adversas, desrespeito à sinalização ou normas de trânsito, falta de habilidade para conduzir com segurança.

A Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) confirmou concurso público para o departamento em 2014. A relação dos cargos e vagas que serão oferecidas na seleção será divulgada em breve. Por hora, houve uma determinação do Ministério Público para que o órgão se posicionasse a respeito dos contratos temporários em vigor.

O último concurso para o Detran-PA foi realizado em 2006, organizado pelo Cespe/UnB. Na ocasião, foram oferecidas 1.483 vagas imediatas, com oportunidades para todos os níveis de escolaridade, como analista de sistemas, procurador, médico, agente de trânsito, assistente administrativo, auxiliar administrativo, motorista, e outros. A remuneração variou entre R$300 a R$2.561,89. A taxa de inscrição foi de R$25 para nível fundamental, R$35 para médio e R$60 para superior. As provas objetivas constaram de 30 questões para 1° grau, compostas por 15 de conhecimentos básicos e 15 de específicas, e 40 questões para 2° e 3° grau com as mesmas disciplinas. Para superior, foi cobrada, ainda, avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Fonte: Folha Dirigida
Saiba mais no SOS Concurseiro.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Antonio Braga, Dir. Geral da Cosanpa, assina ordem de serviço para reinicio das obras da Cosanpa

Aconteceu na manhã de (17) no auditorio do Corpo de Bombeiros de Itaituba, a cerimonia de assinatura da ordem de serviço para o reinicio das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Cosanpa em Itaituba. A solenidade ocorreu às 10 horas da manha e contou com a presença do presidente da Cosanpa, Antonio Braga e o representante da empresa Carmona e Cabrera, Fernando Roy Carmona Cabrera e dos Deputados Estaduais Hilton Aguiar, Nélio Aguiar, José Megale, além da prefeita de Itaituba, Eliene Nunes.



Deputado Hilton Aguiar discursando durante a cerimonia de retomada das obras da Cosanpa em Itaituba

Hoje (17), o Governo do Estado, através da Cosanpa retoma as obras com a assinatura de um novo convênio com outra empresa no valor de R$ 11.347.704,43. Segundo o contrato, o prazo para conclusão da obra é de 18 meses. Inclusive a empresa já iniciou os trabalhos e a previsão é concluir a obra em Abril de 2015.


Deputado Hilton Aguiar cobrando do Governador Jatene reinicio das obras da Cosanpa

A retomada desta obra deve - se muito ao empenho do Deputado Estadual Hilton Aguiar, que por várias vezes esteve reunido com o Governador do Estado, Simão Jatene e com o Dir. Geral da Cosanpa, Antonio Braga, cobrando o reinicio desta importante obra para a população de Itaituba, e que irá atender quase 2000 residência nesta primeira etapa.


Deputado Hilton Aguiar cobrando do Dir. da Cosanpa, Antonio Braga o reinicio das obras da Cosanpa




Deputado Hilton Aguiar e comitiva de deputados e Dir. da Cosanpa, Antonio Braga, visitaram o canteiro de obras da Cosanpa





Sociedade itaitubense acompanha assinatura da ordem de Serviço da Cosanpa


Antonio Braga, Dir. Geral da Cosanpa no discurso de assinatura da ordem de Serviço da Cosanpa

Falar ao celular, apartar brigas dos filhos e confiar no GPS podem causar desastres com carros

Guiar um automóvel por uma grande cidade é um desafio constante ao condutor e não se envolver em acidentes é uma das preocupações diárias daqueles que transitam de carro por uma metrópole. Os riscos são inevitáveis, mas algumas situações chamam a atenção pelas suas peculiaridades.

Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 30 mil mortes por ano no país decorrente de acidentes com carros e o prejuízo ultrapassa dezenas de bilhões de reais. No mundo todo, cerca de uma em cada 50 pessoas perecerá em um acidente de trânsito, estando entre as dez maiores causas de mortes, segundo a World Health Organization. Ainda de acordo com a mesma entidade, nove em cada 10 acidentes de trânsito são causados por erro humano, sendo que mais da metade desses ocorrem por distrações.

Entender o que está por trás desses dados alarmantes é crucial para combater o problema. Atitudes que muitos consideram normais lideram as causas no quesito imprudência. Ligações ao celular sem dispositivos hands free, escrever mensagens, dirigir com sono ou cansado são protagonistas. Existem agravantes ainda maiores como dirigir em alta velocidade ou embriagado, enquanto outras são mais inocentes, como levar o cãozinho solto no carro ou apartar uma briga dos filhos no banco traseiro. Até mesmo um inevitável ataque de espirros pode levar a um desastre.


Celular


Falar ao celular ou mandar mensagens enquanto dirige não apenas lhe permite ganhar 4 pontos na carteira e uma multa de R$ 85,00, mas também retira 37% da atenção do condutor igualando ao risco de se envolver em acidentes aqueles aos quais um motorista embriagado enfrenta, segundo um estudo publicado pela Brain Research, jornal internacional que publica pesquisas sobre o funcionamento do cérebro.


Sono


Cansaço e sono podem ser gravíssimos e também negligenciados. Estudos divulgados pela empresa americana especialista em segurança nas estradas National Road Safety Foundation alertam que 60% dos americanos dirigem cansados e ao menos um terço dos entrevistados já haviam dormido ao volante.


Excesso de velocidade


Quanto mais alta a velocidade do carro, maiores as chances dele se envolver em um acidente. As forças experimentadas pelo corpo humano em uma colisão aumentam exponencialmente enquanto a velocidade aumenta. No Brasil rende até 7 pontos na carteira e R$ 574,62 de multa.


Ingestão de bebidas alcoólicas


Dirigir sob efeito do álcool vem sido combatido com a lei 11.705, mais conhecida com lei seca, onde 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro rendem R$ 1.915, 40 reais de multa, dobrando o valor em caso de reincidência em menos de doze meses, suspensão do direito de dirigir por um ano e até prisão.


Confiar cegamente no GPS


Casos onde motoristas invadem a contramão, entram em córregos e lagos e até mesmo batem em árvores por seguirem cegamente dispositivos de GPS e Google Maps tornam-se cada vez mais frequentes. Em 2011, um SUV da Mercedes-Benz foi parar dentro de um lago após a condutora seguir as instruções de seu dispositivo GPS perto de Seattle, nos Estados Unidos. A motorista e as duas outras ocupantes do veiculo saíram ilesas, enquanto o veículo, que era alugado, teve perda total.


Espirros


Espirros, coceiras ou alergias podem ser inevitáveis, mas o recomendado é que o condutor pare o carro na área adequada mais próxima. Não são a maior causa de acidentes, mas acontecem. No ano passado, um taxista em Cheddar, em Somersed, Reino Unido, destruiu um monumento de mais de 500 anos após um "espirro muito forte". Felizmente ele não se feriu.


Juntando os cacos


Apartar a briga dos filhos no banco traseiro, fumar, mexer no rádio ou no laptop são causas comuns com consequências desastrosas. Damos-nos conta de que muitos acidentes são evitáveis. Políticas de infraestrutura e educação no trânsito têm crescido como fortes aliadas na diminuição da violência nas estradas, mas é sempre bom lembrar que quem conduz um veículo deve manter-se focado para aumentar a segurança. Cabeça fria, evitar usar dispositivos móveis e nunca dirigir sob efeito do álcool são algumas das posturas importantes que todos devem adotar no trânsito.


Mas é bom ficar esperto. Se você passar por esse cenário, será necessário comprovar inocência por meio de testemunhas, do boletim de ocorrência e de um advogado. O ideal é respirar fundo e reagir civilizadamente a tais infortúnios, por mais que seja difícil.

Fonte: IG Carros

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Durante muito tempo a professora Eliene Nunes esteve a frente da Secretaria Municipal de Educação do Município, em sua gestão a população pode presenciar muitos avanços e conquistas para os professores que antes era tão desvalorizado.
após esse período Eliene com apoio de seu criador político o Ex-prefeito Roselito Soares se candidatou ao cargo de Prefeita de Itaituba onde teve êxito e foi eleita, agora em seu primeiro ano de mandato já começa a dá sinais de que abandonou suas origens como professora e no dia do professor além de não realizar nenhuma programação para a classe ela se ausenta do município.
O que será que esta acontecendo com a prefeita que viaja, viaja e nao resolve nada.
o povo quer resposta, o povo quer solução para os problemas que só aumentam.
abre o olho prefeita  ainda nao vimos nenhema reação contundente.
segundo informações a próxima a cair será a secretária de educação Ana Paula que não tem habilidade para lhe dar com uma secretaria do tamanho da educaç


Fatos e buatos
Por J Parente: 
Este blog recebeu uma informação na manhã de hoje, muito grave: tem gente armando para tirar um pedaço do território de Itaituba.

Uma movimentação está em curso, em Belém, com a participação de uma grande liderança política do estado de Mato Grosso, com o objetivo de tirar comunidades como Santarenzinho e Nazaré, que claramente pertencem a Itaituba, para transferi-las para Rurópolis.

O motivo seria as facilidades que a Prefeitura do vizinho município ofereceria para futuros empreendedores matogrossenses que tem interesse naquele local.

Essa liderança de Mato Grosso, segundo a fonte do blog, tem visitado muitos gabinetes de deputados estaduais, na capital do estado, em busca de apoio para que a Assembleia Legislativa mexa nos limites de Itaituba com Rurópolis, em favor do citado município.

O pior disso tudo, afirma nossa fonte, é que há um deputado estadual desta região abrindo as portas dos gabinetes para o tal articulador matogrossense, o que é uma vergonha.

Atenção prefeita Eliene Nunes! Onde há fumaça, houve, há, ou poderá haver fogo. Então, melhor cuidar de apagar antes que vá pra frente.



Acidente ontem a noite por volta das 6hs da tarde em miritituba ,
Uma máquina carregadeira tombou em um abismo e a vítimas fatal. com Neemias Cordeiro.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Depois de muito tempo sem funcionar os bancos parecem que voltaram a abrir as postas. Segundo informações repassadas a nossa reportagem ainda pouco pelo repórter Bena Santana da radio Guarany de Santarém, amanhã voltam a funcionar as agências bancarias da cidade. 

Informações dão conta de que os bancos privados todos voltam a funcionar, só não voltaram a normalidade BASA e BAMPARÁ.


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS
UM ATO DE VANDALISMO QUE ASSUSTOU OS MORADORES.

Nono BEC no destrito de Miritituba
Segundo policiais do destacamento da PM do Distrito de Miritituba, a confusão generalizada começou depois de uma briga em um clube de festas do local e envolveu soldados do nono batalhão de engenharia e construção. A policia ainda está apurando as causas da briga que causou um grande estrado em carros e em uma casa localizada na primeira rua do bairro DNER.





Segundo informações dos policiais do destacamento, por volta das 3 da manha da madrugada de domingo para sábado, os soldados envolvidos na briga generalizada depois de tentarem destruir a viatura da PM, usando pedaços de madeira e pedras de tamanhos consideráveis, invadiram uma casa e assustou uma família inteira que não tiveram como se defender do ato de vandalismo.


No alojamento dos soldados, não foi encontrado ninguém para se posicionar diante do fato, mas a policia militar já sabe quem são os autores do crime.



Tapajos em Foco

Aquivo deste blog