Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O crime aconteceu na tarde de segunda feira, 30, por volta de das 15hsmin em uma residência localizada na 23ª Rua do Bairro Bom Remédio. JODSON DA SILVA OLIVEIRA, 17 anos de idade, foi assassinado com 06 tiros a queima roupa.

JODSON DA SILVA OLIVEIRA que era conhecido por “Jardel” estava na residência de uma amiga na 23ª Rua do Bairro Bom Remédio. Ele esta no quintal da casa conversando com algumas pessoas, quando de repente foi surpreendido com a chegada de um homem identificado apenas por “fininho” que era conhecido seu.
Os dois ainda chegaram a se falaram, mas quando “Jardel” chamou “Fininho” para conversar em outro local, o mesmo tirou um revolver da cintura e efetuou 06 disparos na vitima que morreu na hora, os disparos foram na cabeça, pescoço e peito e nas mãos que “Jardel” usou para tentar se defender dos tiros.
Em seguida “Fininho” saiu correndo da residência para local incerto, a Policia Militara e a Civil, foram acionada para a ocorrência, o corpo foi removido para a pedra do Hospital Municipal para ser examinado em seguida liberado. Umas das hipóteses que a Policia esta trabalhando é de rixa entre os dois.


Fonte: Junior Ribeiro
João Salame, Presidente regional do PROS - Partido Republicano da Ordem Social e Deputado Estadual Hilton Aguiar

Deputado Estadual Hilton Aguiar, líder do PSC na Assembleia Legislativa do Estado, esteve no ultimo final de semana visitando alguns municípios da Região Sul do Estado, e em uma conversa com o Prefeito de Marabá, João Salame, que hoje é o Presidente Regional do recém criado PROS – Partido Republicano da Ordem Social, o parlamentar foi convidado a fazer parte do novo partido. O deputado Hilton Aguiar afirmou que irá estudar a possibilidade, antes, o deputado precisará conversar com sua base política no Estado para tomar essa decisão final. Hilton Aguiar afirmou ainda que a mudança de partido não mudará o bom trabalho que vem realizando em todo estado do Pará.




Aspecto da mesa que presidio a Audiência.

Foi realizada ontem no Ginásio de Esportes na cidade de Jacareacanga a audiência pública para a apresentação do projeto de impacto ambiental da construção da hidrelétrica de São Manoel, no Rio Teles Pires, na divisa dos Estados do Mato Groso e Pará. Inicialmente mais de 150 índios da etnia Mundurucus, pintados a características de guerra, armados de arcos e flechas, fecharam as portas do ginásio não permitindo a entrada de ninguém. Depois de muito dialogo entre índios e os responsáveis pelo projeto, foram liberadas as portas e foi realizada a audiência.Alguns índios entraram, outros continuaram do lado de fora do ginásio.

Os técnicos da Empresa DE Pesquisa Energética – EPE, apresentaram o Relatório de Impacto Ambiental –RIMA.
A UHE São Manoel está projetada com uma capacidade instalada de 700MW, podendo gerar energia suficiente para atender uma população de mais ou menos 2,5 milhões de pessoas. Isso quer dizer que essa usina, sozinha, seria capaz de abastecer de energia elétrica uma cidade do porte de Belo Horizonte ou uma população 50 vezes maior do que a do município de Alta Floresta, no Mato Grosso, disse um dos expositores.

O empreendimento ficará no Rio Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e do Pará. A represa da usina ocupará uma área pouco menor do que 6.600 hectares (66 Km2), atingindo terras dos municípios de Paranaíta, no Mato Grosso e Jacareacanga, no Pará.Conforme estudos do RIMA, a UHE São Manuel foi planejada para ser construída no curso médio do rio Teles Pires, na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Pará, a 290 km do encontro das águas desse rio com as do rio Juruena, onde se forma o Rio Tapajós. A represa a ser formada pela barragem, segundo o relatório, se estenderá por 40 km, terminando no local onde será construída a barragem da UHE Teles Pires. Hoje, o trecho do rio onde será formada a repressa tem fortes corredeiras, que contornam ilhotas e grande número de blocos rochosos de diversos tamanhos.
A represa atinge terras dos municípios de Paranaíta, em Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará. As cidades de Paranaíta e Jacareacanga ficam distantes, respectivamente, cerca de 125 Km e 1.300 Km do local da barragem, através de estradas.

As estruturas principais (barragem, vertedouro, tomada d’agua e casa de força) serão implantadas ao longo de um único eixo, que terá cerca de 925 metros de extensão, ligando as duas margens do rio. A barragem será feita em concreto e terá altura máxima de 30 metros, medindo 377 metros de comprimento na parte próxima à margem esquerda e 182 metros na parte próxima à outra margem. Na casa de força ficarão 5 turbinas do tipo Kaplan, que poderão produzir 140 MW cada uma quando estiverem funcionando na capacidade máxima, totalizando uma potência instalada de 700MW. O vertedouro terá seis ”comportas” e ficará próximo à parte da barragem que se liga à margem esquerda.

A operação da usina, segundo o apresentador do projeto,será feita a fio d’água, o que significa que o nível d’água da represa permanecerá sempre o mesmo (cota 161 m).Esse tipo de operação significa que a geração da usina se dará de acordo com o comportamento natural do rio, com maior geração nas épocas da cheia e menor geração na estação seca. A água do Rio Teles Pires vai demorar em média três dias para percorrer toda a represa até passar pela usina. A represa terá forma alongada, com poucos braços curtos na margem direita e três braços mais longos na margem esquerda, e ocupará uma área de 6.600 hectares, com perímetro de 392km.
Plenária presente a Audiência.

A implantação da UHE São Manoel, ocupará cerca de 10.000 hectares de terras, incluindo a área da represa, áreas de preservação permanente em volta da represa e áreas de apoio à construção (jazidas, canteiro de obras, alojamento etc.). Serão afetados 4.840 hectares de matas (3.850 hectares de floresta de terra firma e 980 hectares de floresta aluvial), 500 hectares de áreas de agropecuária e 2.000 hectares de superfície de rio. Nos locais que serão afetados, existem hoje 44 estabelecimentos rurais e três pousadas.
Os estudos apresentados na audiência, revelam que a UHE São Manuel não interfere diretamente com terras indígenas, isto é, NÃO INUNDA TERRAS atualmente demarcadas ou declaradas pela FUNAI como Reserva INDÍGENA. O empreendimento se situa, porém, a menos de 2 Km do limite declarado da TI KAYABI e a cerca de 54 Km da Aldeia KURURUZINHO, a principal dessa comunidade indígena.Por isso, e também pela existência da TI Munduruku, aproximadamente 150 Km rio abaixo, e de indícios da presença de índios isolados ( TI Pontal dos Apia
Depois da apresentação do relatório,varias perguntas foram feitas e um representante da etnia Munduruku leu uma carta aberta manifestando em nome da população indígena contra o empreendimento.
O Secretario Executivo do Consórcio Tapajós, Eraldo Pimenta apresentou uma proposta para que fosse criado o PDMS- Plano de Desenvolvimento Municipal Sustentável, no sentido de que durante os 46 meses da construção da obra fossem aplicados R$ 46 milhões de reais em beneficio a população indígena e não indígena do município de Jacareacanga. Neste sentido fosse criado um colegiado formado por índios, brancos e representantes dos poderes e legislativo e executivo para a critério deste colegiado fosse feita a aplicação dos recursos. O prefeito Raulien Queiroz apresentou proposta pedindo a pavimentação de algumas ruas de sua cidade.
Eraldo Pimenta sugeriu aplicar 40 milhões em Jacareacanga.


A obra está orçada em aproximadamente R$ 2 bilhões e 200 milhões e será executada em 46 meses. Agora, depois desta audiência pública e desta outra audiência que está sendo realizada hoje, dia 30 em Itaituba, o cumprido a apresentação e discussão do RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e o RIMA será encaminhado ao IBAMA para analise e conceder a Licença Previa de construção da UHE São Manoel. Com a liberação do IBAMA o empreendimento está aberto para leilão para saber quem vai construir a UHE de São MANOEL, empresa ou Grupo. 
Índios pintados contra o Projeto e Audiência Pública.


Vic. Prefeito Roberto Crixí leu a carta contra UHE




PM agredido
As imagens foram cedidas pela equipe de reportagem da TV Eldorado, afiliada a Rede Band. A esta altura da situação, um dos acusados de agredir a guarnição da PM já está algemado. O homem permanece no chão da delegacia, também machucado e aparentando embriaguês alcoólica. Segundo informaram os policiais, a guarnição foi acionada para atender a uma ocorrência de agressão mútua em uma residência da 11ª Rua do bairro da Floresta. No local, a guarnição foi recebida com agressão.


Acusado de agredir o PM

Os policiais militares tentaram controlar o tumulto, mas tiveram que pedir reforços, já que o clima era bastante tenso. Um dos policiais recebeu duas violentas pauladas na cabeça, ficando lesionado em dois pontos. O cabo da PM ressalta que, neste momento, a guarnição teve que usar de força para conter os ânimos.


Acusado de agredir o PM

Foi quando o homem que agrediu o PM também acabou ferido. Na delegacia, foi descoberto que o rapaz é filho de um cabo do Exército, que também acabou detido e teve que ser conduzido para a sua unidade militar, onde será submetido a procedimento administrativo. O jovem agressor foi enquadrado por resistência à prisão, lesão corporal e desacato.








Tapajós em Foco
Ontem, por volta das 16h30min, no presidio local, dois ex presidiários foram presos, logo após jogarem dois pacotes para dentro da área do presídio, que se constatou tratar-se de droga e celular. Adonias Barros Monteles, de 37 anos de idade e Valdeir da Costa Gama, de 34 anos, foram pegos pela guarnição que faz a segurança do estabelecimento penal. Ao perceber a ação o policial que estava no plantão conseguiu impedir que os dois fugissem na moto que andavam. Eles caíram da moto na perseguição policial e foram capturados na 11ª rua, às proximidades, sendo um em via pública e o outro no interior de uma residência. Foram conduzidos pela guarnição do sargento Cajado, que foi para local para dar apoio durante as buscas e apresentou os dois na Seccional de Itaituba.






Fonte: Blog RPI
e JR

quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Edileuza Araújo e Ver. Ivanildo Viana (PR) de Jacareacanga em visita ao gabinete do deputado Hilton Aguiar

O vereador Ivanildo Viana (PR) de Jacareacanga, visitou na manhã de hoje (25) o gabinete do deputado Hilton Aguiar em Belém, o vereador foi recebido pela chefe de gabinete, Edileuza Araújo, pois o deputado está em viagem junto com a Assembleia Itinerante no Marajó. O objetivo desta visita foi verificar o andamento dos pedidos feitos pelo vereador na visita que o parlamentar fez ao município de Jacareacanga. Os pedidos são para construção de um micro sistema de abastecimento de água no bairro de São Francisco, a construção de uma quadra poliesportiva na Aldeia Sai - Cinza, além de apoio junto à SEDUC para aquisição de materiais para o bom andamento do ensino médio nas comunidade indígenas de Jacareacanga.


Deputado Hilton Aguiar (PSC) ao lado do Vereador Ivanildo Viana (PR) recebendo demandas de Jacareacanga
O vereador pode verificar que todos os pleitos já estão em andamento, e em breve a população de Jacareacanga receberá esses investimentos que irão trazer benefícios para este povo.


Joanilson de Oliveira Marques, 32 anos, se entregou a polícia na tarde de terça feira (24), onde confessou o crime de tentativa de homicídio contra a ex-esposa
Maria do Rosário, conhecida por Rosa. Ele disse que veio se entregar porque não estava conseguindo dormir, desde o dia que o crime aconteceu. Rosa foi esfaqueada pelo ex-marido com quem morou durante três anos. A tentativa de homicido aconteceu em 13 de agosto próximo passado, em Imperatriz, Maranhão, e Rosa foi levada para o Socorrão, onde ficou internada por vários dias .


Ele disse que após cometer o crime, fugiu para São Luis, tendo retornado na terça feira, indo direto para Delegacia do 1º Distrito, onde prestou depoimento ao Delegado Fairlando Aires Azevedo. Contra o mesmo não tinha nenhum mandado de prisão preventiva, ele contou que resolveu se entregar porque não estava conseguindo dormir, por isto queria ser preso para pagar pelo crime que comeu.


Joanilson contou que teve um relacionamento de três anos com a ex-mulher, e que após um mês de separados, ela já estava morando com outro homem, e que todos os dias Rosa passava na garupa da moto com atual companheiro, que inclusive buzinava a moto em sua frente.



Falou que descobriu que a ex-mulher tinha lhe traído enquanto estavam morando juntos. No dia do crime teria bebido bastante e foi ao encontro da ex-mulher, tendo aplicado vários golpes de facão. 


Joanilson falou que se entregou porque quer pagar pelo crime que cometeu, para ver se depois consegue viver uma vida tranquila.
Estado do Tapajos
A igreja evangélica Assembleia de Deus de Itaituba realizou na noite desta segunda-feira (23) na congregação Monte Moriá, o culto que deu posse ao novo Pastor da igreja, Nivaldo dos Anjos, que veio de Jacundá, onde assume o comando da igreja, substituindo o Pastor Ismael Gomes Carolino.

A posse foi conduzida pelo 1º vice-presidente da convenção, Jaime Pires da cidade Santarém e contou a presença 30 pastores convencionais entre ele o Pastor Vanderley Costa da cidade de Novo Progresso.
A igreja ficou lotada praticamente tomada por membros e congregados da igreja que professam a fé em Cristo Jesus como também alguns visitantes.

Foi um culto que teve a participação do Coral do Circulo de Oração, Coral de Jovens, Coral de Adolescentes e banda de músicos.

O pastor Jaime Pires no momento da posse leu para toda a congregação o capitulo 10 do livro de Números onde diz que a igreja deve estar atenta quando forem convocados ao toque da trombeta.

Após a leitura explanação da palavra, deu posse ao novo pastor da igreja de Itaituba, que foi recebido calorosamente por toda a congregação.

Depois de empossado o agora Pastor presidente da igreja Assembleia de Deus de Itaituba, falou a igreja fazendo a leitura do capitulo 2 Neemias parte a do versículo 11 que diz: ª E cheguei a Jerusalém.

O Pastor Nivaldo diz que Deus já tinha dito que ele viria para Itaituba e daria continuidade ao trabalho que tem, falou também que esta é décima igreja que ele estará pastoreando, relatou suas experiências dizendo que não é perfeito que já cometeu erros e acertou e que aprendeu muito mais com os erros e conta com apoio da igreja nesse momento tão importante.

Após suas palavras orou pela primeira para a igreja e abençoou a todos com as bênção apostólica.
O pastor Nivaldo dos Anjos chega a Itaituba acompanhado de sua esposa Marinalva dos Anjos, sua filha Cacilda dos Anjos e seu genro Eliezer Junior..

A igreja de Itaituba dá as boas vindas ao Pastor Nivaldo dos Anjos e sua família, que Deus abençoe os trabalhos que serão feitos na igreja do Senhor nesta cidade.




































Fotos: Gilson Vasconcelos

Aquivo deste blog