Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Na manhã de sexta feira, 30, a nossa reportagem foi procurado pelo senhor FRANCISCO RABELO, de 81 anos de idade, que denunciou a falda de remédio no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município.

O senhor FRANCISCO RABELO que mora na Rua Brasil, numero 1.211, Bairro Bom Jardim, disse a nossa reportagem que a sua filhaLUZANIRA SOUSA SILVA, de 50 anos, desde recém-nascida sofre de epilepsia que é uma doença neurológica crônica grave e que a mesma precisa tomar o remédio (Tegretol) para controlar os ataques, a mesma não pode ficar sem o medicamento, porem quando isso acontece ela fica bastante agitada. Segundo ele já é a quarta fez que vai a CAPS atrás do remédio, mas a resposta que recebe é que não tem o remédio e nem previsão para chegar. Já não aguentado tendo descaso com a saúde de Itaituba revolveu denunciar na imprensa a falta de responsabilidade e de compromisso da Secretaria de Saúde do Município ORENICE CABRAL que jogou a saúde de Itaituba na lama. 
Não tem remédios também nas unidades de saúde, chegando ao cumulo do absurdo de não ter agulhas e luvas cirúrgicas em alguns postos da cidade. Essa não é a primeira que paciente do CAPSdenuncia a falta de remédio no local, há alguns dias atrás o senhorRAIMUNDO PAULINHO DE LIMA, morador do Distrito de Marituba também denunciou a falta de medicamento no local.
O que esta acontecendo com saúde de Itaituba que esta péssima, é falta de remédios nos postos de saúde, ambulâncias quebradas, raio- x quebrado, falta de especialistas na cidade, entre outros absurdos que esta acontecendo no município. A Secretaria de Saúde não tem responsabilidade e muito menos competência para administrar a saúde de Itaituba que a cada dia que esta pior. Sabemos que todo mês o recurso da saúde é sagrado não falha, e agora a pergunta onde esta sendo investido esse dinheiro?
Fonte: Junior Ribeiro...
Na noite de sexta feira, 30, foram presos na Rodovia Transamazônica BR-230 próximo ao município de Medicilândia Francinaldo Frade de Sousa, de 21 anos, vulgo “Zoinho” e Jackson Ferreira, de 22 anos, vulgo “Jacu” ambos foragidos da penitenciaria de Altamira, com os dois os policiais apreenderam uma Pistola 380 municiada. 

Policiais Civis e Militares da região oeste do estado estão investigando uma quadrilha de assaltantes considerados de alta periculosidade que agem na região, citando os municípios de Altamira; Itaituba e outros municípios da transamazônica. Em Itaituba a quadrilha já realizou vários assaltos em comércios e mercearias da cidade, os assaltos foram registrados pelo circuito interno dos estabelecimentos, os assaltantes agem com bastante violência, com arma na mão eles ameaçam os comerciantes, caso não entregue o dinheiro. Na madrugada desta quarta feira, 28, uma guarnição Policia Militar prendeu um Taxista e um Moto taxista. Segundo informações repassadas pela PM, são de que, os dois fazem parte de uma quadrilha de assaltantes que age na cidade de Itaituba.
Segundo o Sargento Coelho da Policia que estava no comando da guarnição, por pouco toda a quadrilha não foi presa. O bando estava em uma festa da cidade, policiais foram ate ao local e encontraram um taxe vermelho que estava dando apoio aos assaltantes, o taxe foi seguido e abordado, durante a abordagem um dos assaltantes ligou para o taxista perguntando se ele estava sendo seguido pela Policia Militar, já detido o taxista foi orientado a dizer que não, foi o momento que um dos assaltantes do outro lado da linha, disse para o taxista ir a sua casa e pegar as duas “Rodas” e esconder, indagado pelos Policiais o taxista, disse que, “Rodas” era uma gíria usada para identificar os dois revolveres calibre 38 que estavam na casa.
Na noite de ontem foram presos na Rodovia Transamazônica BR-230 próximo ao município de Medicilândia Francinaldo Frade de Sousa, de 21 anos, vulgo “Zoinho” e Jackson Ferreira, de 22 anos, vulgo “Jacu” ambos foragidos da penitenciaria de Altamira, com os dois os policiais apreenderam uma Pistola 380 municiada. A operação para a prisão dos dois assaltantes teve a participação do NAI; GTO de Santarém com apoio da ROTAN e PC de Uruará com o apoio da Policia Civil de Itaituba.
Os dois assaltantes foram apresentados na tarde de hoje sábado, 31, na 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba, pelo DelegadoSILVIO BIRRO do NAI de Santarém juntamente com sua equipe. Segundo o Delegado os assaltantes estavam cumprindo pena roubo e porte ilegal de arma de fogo na Penitenciaria de Altamira. Eles estavam foragidos e realizando assaltos na região, a Policia ainda esta investigando o restante da quadrilha, inclusive alguns de Itaituba que estavam dando aos assaltantes de foram do município.


Fonte: Exclusivo Junior Ribeiro de Itaituba-PA em BLOG DO JUNIOR RIBEIRO
SINTEPP DENUNCIA MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO DO FUNDEB EM ITAITUBA
Professora Sueli Vieira - Coordenadora do SINTEPP

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, subsede de Itaituba–SINTEPP,encaminhou documento à Câmara de Vereadores de Itaituba, denunciando uma serie de irregularidades que estão sendo praticadas pela administração municipal com o dinheiro do FUNDEB.


Segundo o documento, assinado pelos coordenadores da entidade Reginaldo do Carmo Ramos e Antonia Sueli Sousa, a lotação dos profissionais da educação no inicio do ano letivo foi efetuada em desacordo com a portaria de lotação e de acordo com os interesses com os interesses políticos.

Também denunciaram os representantes da categoria, que os profissionais da educação, contratados não estão sendo valorizados, já que possuem nível superior e recebem salários achatados e inferiores a sua qualificação, contrariando as promessas de campanha da prefeita Eliene Nunes.


Porém, todas as denuncias são graves, mas o desvio do recurso do Fundeb para pagamento de altos salários de funcionários lotados na SEMED mediante o acumulo de vantagens e gratificações, fere o RJU e a Lei do FUNDEB. Inclusive funcionários (professores) com desvio de função, ganhando do FUNDEB, cedidos para outras repartições públicas.


Entre outras irregularidades, o documento afirma que foi feita a substituição de conselheiros do FUNDEB, “nas coxas” comprometendo a autonomia do mesmo no processo de controle social, falta de transparência na aplicabilidade dos recursos do FUNDEB, com a falta de licitação para beneficiar apadrinhados políticos de campanha da prefeita, descontos em contracheques de professores na Zona Rural, rotulando os mesmos de “preguiçosos” e irresponsáveis, prejudicando diretamente os alunos atendidos na área rural do município de Itaituba.


Outro ponto, abordado pela entidade é com relação a folha de pagamento dos servidores. A denuncia afirma que a Folha de Pagamento dos servidores do município de Itaituba extrapola o permitido por lei, para cumprir acordos políticos de campanha, num verdadeiro “cabide de emprego”

No documento, o SINTEPP pede aos vereadores providência e espaço na Casa de Leis para expor a atual situação da educação em Itaituba.
Portal Buré

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Médico cubano sendo hostilizado
por médicas brasileiros


Em nenhum país do mundo, os médicos cubanos estão sendo tratados como no Brasil. Aqui, são chamados de "escravos" por colunistas da imprensa brasileira (leia mais aqui) e hostilizados por médicos tupiniquins, como se estivessem roubando seus empregos e suas oportunidades. Foi o que aconteceu ontem em Fortaleza, quando o médico cubano negro foi cercado e vaiado por jovens profissionais brasileiras.


Detalhe: os cubanos, assim como os demais profissionais estrangeiros, irão atuar nos 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo governo brasileiro. Ou seja: não estão tirando oportunidades de ninguém. Mas, ainda assim, são hostilizadas por uma classe que, com suas atitudes, destrói a própria imagem. Preocupado com a tensão e com as ameaças dos médicos, o ministro Alexandre Padilha avisou ontem que o "Brasil não vai tolerar a xenofobia" (leia mais aqui).


Ontem, o governo também publicou um decreto limitando a atuação dos profissionais estrangeiros ao âmbito do programa Mais Médicos – mais um sinal de que nenhum médico brasileiro terá seu emprego "roubado" por cubanos, espanhóis, argentinos ou portugueses. Ainda assim, cabe a pergunta. Com quem fica a população: com o negro cubano que vai aos rincões salvar vidas ou com os médicas que decidiram vaiá-lo?


O crime com requinte de crueldade aconteceu na tarde de quinta feira, 29, no ramal do Jacarezinho em Itaituba, no oeste do estado, e teve como vitima o trabalha rural Sandro Pacheco de Sousa, de 22 anos.

O jovem Sandro Pacheco foi encontrado morto no ramal do Jacarezinho com varias perfurações de faca pelo corpo, uma das maiores foi desferida na altura do peito do jovem, outras menores foram no tórax, peito, costa e pescoço. O corpo do jovem foi encontrado por populares que passavam pelo local. Policiais Civis e Militares foram ate ao local para averiguar a situação do crime, o corpo foi removido do local por um serviço funerário.
Ainda no local os policiais encontraram homens no nas proximidades, um é menor de idade, mas eles relataram que estavam apenas consumindo droga no local, mesmo assim eles foram levados para a Delegacia de Policia para averiguação.
Na manhã de hoje sexta feira, 30, familiares de Sandro foram a Delegacia para repassar algumas informações a policia civil. Segundo a mãe de Sandro, dois homens foram ate a sua casa chamar seu filho para sair, ao indagar Sandro para onde ele iria, disse que iria resolver uma situação, mas que voltava logo, os dois homens e Sandro subiram na moto e saíram, pouco tempo depois ela recebeu a noticia da morte de seu filho. 
Na Delegacia a mãe da vitima reconheceu dois bonés que estavam sendo usados pelos homens que foram atrás de seu filho, disse também que se vê os dois reconhecem eles. Os policiais aprenderam um moto que estava no local do crime e a arma usada tirar a vida de Sandro. Tudo esta sendo investigado pela policia civil que já tem a informação de onde os dois homens suspeitos de cometer o crime trabalha,, se a informação for confirmada a prisão dos dois é uma questão de tempo.


Fotos e texto: Repórter Junior Ribeiro de Itaituba-PA

Postado por Junior Ribe



Um fato que contradiz totalmente oque a maior parte dos políticos que atuam no poder bradam para os quatro ventos em palanques em campanhas politicas aconteceu na ultima Quarta Feira em Santarém.


Nossa reportagem foi acionada por um morador que revoltado nos informou que uma senhora de idade estava jogada no chão de um barco vindo da cidade de Itaituba. Segundo a denunciante o SAMU já tinha sido acionado para fazer a remoção da mesma para o Hospital Regional mais que até o presente momento naquela ocasião a mais de 2 horas ainda não tinha chegado no local.


Idosa de 101 anos sendo carregada de dentro da embarcação para o carro 



Imediatamente nos deslocamos para a praça Tiradentes e em uma embarcação que tinha acabado de chegar da cidade de Itaituba comprovamos a veracidade da denuncia.


Uma senhora de 101 anos de idade, muito fraca estava deitada em um colchão dentro da embarcação a espera de um apoio do poder público municipal para leva-la para o Hospital Regional para um retorno que estava marcado para as 08 da manhã daquele dia. 


Conversamos com a senhora Maria das Dores uma idosa filha da senhora que estava deitada no barco e a interrogamos sobre a situação, ela nos respondeu que sua mãe mora na cidade de Itaituba e quebrou o Fêmur, segundo ela sua mãe foi operada no HRBA e voltou agora para Santarém para um retorno a pedido do médico. Mais como ela não tinha dinheiro estava esperando uma ajuda do SAMU que não foi atendido. 


O fato causou a irritação de alguns presentes vendo a situação em que a senhora se encontrava, sem dinheiro e sem apoio de quem poderia ajuda-la. Nossa reportagem ainda ligou para o 190 da Policia pedindo um apoio mais nada foi resolvido, segundo eles as ambulâncias do SAMU estavam ocupadas. 


Filha da idosa contente em ver a mãe indo para o Hospital para ser atendida 

Depois de muito esperar nossa reportagem ligou para um assessor do Deputado Hilton Aguiar conhecido pelo nome de Erivan que gentilmente veio até o local e alugou um carro particular e conduziu a idosa para o Hospital Regional para ser atendida. 


Fato vergonhoso para o poder público de Santarém, que deveria instruir a equipe de saúde do SAMU a não deixar uma idosa de 101 anos morrer a minguá pelo simples fato de ter que conduzi-la a um Hospital.


Vale ressaltar que o assessor do Deputado no outro dia teve que novamente pagar um carro particular para conduzir a idosa até a embarcação para que ela pudesse retornar a cidade de Itaituba. 


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS 
O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do Centro de Dep. Irapuan Pinheiro, no Sertão Central Cearense, tomou um susto na manhã desta terça-feira (27), quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade.

A surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinha uma anomalia, sendo que, um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de um ser humano. Tendo a cabeça, a boca e o nariz um pouco semelhante à de uma pessoa.

O proprietário Raimundo Pereira explicou que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que veio até a sua propriedade para fazer o parto, para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinha uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e morreu em seguida.

Pereira ainda acrescentou que só nesta terça-feira, nasceram 06 (seis) filhotes e que 05 (cinco) destes nasceram com anormalidades e todos morreram, sendo que, apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive. O mesmo relatou ainda que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética na sua propriedade.

Um grupo de vereadores de Aveiro, estão tentando a todo custo derrubar o atual prefeito daquele município do poder. O mais incrível é que dois dos quatro vereadores que fazem parte do G4 são do mesmo partido do prefeito (PSC).


O grupo dos quatro vereadores sabem muito bem que a situação do município de Aveiro nunca foi e nem é das melhores, mais mesmo assim estão tentando uma manobra no intuito de derrubar Fuzica do poder. A ação de perseguição dos quatro vereadores em cima do prefeito tem como finalidade , cassar o mandato do prefeito Fuzica e de seu vice prefeito Lúcio nascimento. A manobra falida dos quatro vereadores tem o intuito de derrubar Fuzica para que em seguida o atual presidente da câmara possa assumir interinamente a açucarada prefeitura de Aveiro.


Os vereadores estão usando como argumentos a questão de uma madeira que foi doada pelo IBAMA para o município. Vale ressaltar que a madeira doada tem prazo e data para ser entregue até a cidade de Aveiro, e segundo o prefeito o prazo de beneficiamento da entrega da madeira ainda não passou. Oque ainda não passou pela cabeça dos quatro vereadores rebeldes é que um raio não cai duas vezes em cima de um telhado assim com tanta rapidez. Se atualmente Fuzica fosse cassado do seu mandato pelos vereadores assim como aconteceu na época da ex prefeita Maria Gorete, o presidente da câmara iria assumir a prefeitura.


A sede pelo poder por parte do atual presidente da Câmara vereador Raimundo Ronilson, mais conhecido por (Preto do Satiro) em assumir a prefeitura é intensa, Preto do Satiro quer mesmo ver a queda de Fuzica para que seu sonho de ser prefeito se torne realidade. Em conversa essa semana com o prefeito de Aveiro, ele nos falou de sua tristeza em ver que vereadores do seu partido estão conspirando contra ele. Ele ainda acrescentou que gostaria de contar com o apoio dos 09 vereadores para que eles pudessem ficar ao seu lado para o ajudarem a desenvolver o município. 


A perseguição contra Fuzica imposta pelos Quatro vereadores é tão grande que na ultima sessão que aconteceu naquela casa de leis os G4 criticaram até o Ônibus que o governo de Fuzica recebeu nos últimos dias, segundo um dos vereadores a condução escolar não era para estar na sede do Município e sim no interior. Fato que revoltou alguns moradores da cidade. A respeito do Ônibus estar na sede do município Fuzica disse que nada mais justo de que os alunos de Aveiro também tenham o direito de usufruir de um transporte escolar. 


Parece que os quatro vereadores ainda não entenderam que Fuzica assumiu a prefeitura de Aveiro atolada de problemas, atualmente o município não esta apto em receber convênios dos Governos do estado e Federal, a prefeitura está totalmente inadimplente, isso seria a hora de uma união entre os poderes para que houvesse uma mudança no quadro geral do município. 


Vereadores de um só mandato - A população de Aveiro já está de olho nos vereadores que querem a todo custo acabar de afundar o município de Aveiro, qualquer pessoa que tenha um pouco de inteligencia sabe que na situação em que o município se encontra a queda de um prefeito nessa ocasião levaria o município a um caos total. Mais o fato é que o grupo dos G4 quer mesmo e ver o circo pegar fogo.


Só relembrando que vamos a começar a divulgar a partir de agora em diante fotos de vereadores em campanha fazendo doação de combustível em troca de votos. Vamos começar a jogar merda no ventilador para que a população de Aveiro conheça bem melhor os quatro vereadores de um só mandato. Aqui nos matamos a cobra e mostramos o pau, doa a quem doer. Nos próximos dias o MP vai ser acionado.


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS 


O prefeito de Uruará, Everton Banha, está cumprindo em Brasília – DF, uma extensa agenda de reuniões com parlamentares do Pará, na busca de apoio para a implantação de projetos no Município.


Everton Banha reivindica dos parlamentares a liberação de recursos relativos a emendas em diversos órgãos federais. “Apenas com recursos próprios, é impossível atender as demandas. Por isso, é necessário recorrer aos deputados federais e senadores”, disse.




Banha enfatiza que estas parcerias com os parlamentares, tanto na esfera estadual quanto na federal, permite a implantação de importantes obras no município. “Estamos firmando estas parcerias”, enfatiza.


O prefeito se reuniu em audiência com os deputados Federais Wandenkolk Gonçalves, Miriquinho Batista, Nilson Pinto e Zequinha Marinho e todos garantiram recursos, através de emendas parlamentares, para o Município.






Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Juiz Federal José Airton de Aguiar Portela, da Vara Única da subseção de Itaituba, determinou ontem, dia 27, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o município de Itaituba se manifestem a respeito do pedido de liminar formulado pela Promotoria de Itaituba em ação civil pública (ACP). A ACP feita pelo promotor de justiça Maurim Vergolino pede à Justiça Federal que obrigue o Departamento Nacional de Infraestrutura e a União a darem início a restauração dos 8 km de trecho urbano da Rodovia Transamazônica (BR-230) em Itaituba ou celebrarem um convênio, para que a restauração se inicie no prazo de até 10 dias sob pena de multa diária de cinquenta mil reais pelo descumprimento destinado ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos. 


O MP pede também a condenação dos réus ao pagamento de indenização de cerca de sessenta e seis mil reais por danos morais coletivos decorrentes a ofensa ao patrimônio ambiental artificial e da diminuição da qualidade de vida e da oferta de serviços de transporte e a condenação genérica, fixando - se a responsabilidade dos réus pelos danos aos direitos individuais homogêneos dos consumidores em decorrência dos gastos com transporte e preços de produtos. Atualmente, a Rodovia Transamazônica no trecho urbano dos 8 km conta com os vários e imensos buracos existentes que vem causando vários acidentes muitos deles com vítimas fatais. 


Além disso, neste trecho da rodovia estão localizados a Superintendência e a Delegacia de Polícia Civil, o 7º Grupamento Bombeiro Militar e 15º Batalhão de Polícia Militar, as viaturas destes órgãos estão constantemente sob o risco de se envolverem em acidentes. O prolongamento da situação já causou a revolta da população, que chegou a bloquear o trânsito na rodovia em algumas ocasiões. Embora ainda não tenha decidido o pedido de liminar, o despacho admitiu a atuação do Ministério Público do Estado do Pará perante a Justiça Federal, em razão de competir a este a defesa dos direitos e interesses violados.


“Esclareço que a ação civil pública foi proposta contra o DNIT e a UNIÃO visando defender os direitos dos cidadãos de Itaituba à livre locomoção, à segurança pública, ao meio ambiente urbano equilibrado, à proteção do consumidor, bem como prevenir danos ao Patrimônio Público do Estado do Pará empregados na Superintendência Regional do Tapajós da Polícia Civil, no 7º Grupamento Bombeiro Militar (7º GBM) e no 15º Batalhão da Policia Militar (15º BPM), diante da omissão ilegal dos requeridos quanto à conservação e recuperação dos 8 Km de trecho urbano da Rodovia Transamazônica (BR-230), em Itaituba” disse o promotor de justiça Maurim Vergolino.


Fonte: MP


PORTAL BURE


O deputado Hilton Aguiar foi entrevistado na rádio web alepa, na oportunidade fez um levantamento de sua atividade parlamentar nesses 2 anos de mandato. Destacando algumas conquistas importantes para o nosso Estado. 




Recuperação da PA 431 em Mojuí dos Campos




Na Infraestrutura: A conquista de mais de 8 milhões de reais para recuperação Transgarimpeira em Itaituba; Asfaltamento de 10 km da PA 431 em Mojuí dos Campos; a construção do corpo de bombeiro, já inaugurado e o IML que em breve será inaugurado em Itaituba.
Projeto arquitetônico das escola de ensino médio que serão construídas no Piracanã e Miritituba em Itaituba






Na educação: O deputado Hilton Aguiar conseguiu recursos junto ao governo do estado para construção de 2 escolas de ensino médio em Itaituba, uma no Bairro do Piracanã e outra em Miritituba; que terá suas obras iniciadas em Setembro; reforma da escola Maria do Socorro Jacob e cobrou também do governador, a reforma completa da Escola Eduardo Angelin em Aveiro.




Entrega de viaturas de polícia em Itaituba


Segurança Pública: O deputado disponibilizou em 2011, 17 viaturas para região do Tapajós e agora em 2013, mais 30 viaturas de policia foram enviadas para região, além da reforma dos destacamento de Creporizão e Creporizinho e a construção de uma unidade do Pro Paz que será construída em Miritituba, distrito de Itaituba.




Micro Sistema de abastecimento de água em Santarém


Emendas parlamentar: Destinou recursos para construção de quadras poliesportivas, micro sistemas de abastecimento de água, construção de barracões comunitários, apoio à eventos culturais e esportivo, através de emendas parlamentar.
Quadra esporte na comunidade de Boa Esperança em Santarém


Além do maior projeto na área de saúde da região do Tapajós, o Hospital Regional do Tapajós em Itaituba, que será um avanço na saúde nas áreas de média e alta complexidade.




O deputado Hilton Aguiar analisou como positiva sua atuação nestes dois anos de mandato e, garantiu que continuará buscando mais investimentos para os municípios do nosso Estado


Na manhã de quarta feira, 28, o Delegado Alexandro Napoleão Santana, diretor da 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba, no oeste do estado, convocou a imprensa local para divulgar fotos de 08 homens e uma mulher que estariam vindos de Altamira parta Itaituba para realizar assaltos.



O Delegado Alexandro Napoleão relatou a imprensa que o serviço de inteligência da Policia Civil já esta monitorando os 08 homens e uma mulher que são acusados de assaltos e roubos na cidade de Altamira e também em Marabá e estariam vindo a Itaituba para realizar roubos e assaltos no município. Informações dão conta que alguns já foram vistos na cidade e já teriam participado de alguns assaltos. 

Os homens são considerados de alta periculosidade e alguns são foragidos da justiça e estariam na região com a finalidade de realizar um assalto de grande proporção. Alguns são acusados de participar de um roubo em uma loja de armas na cidade de Altamira, de onde levaram aproximadamente 15 pistola, das quais apenas três foram recuperadas, as armas estão usadas para a pratica de assaltos. Com a divulgação das fotos dos membros da quadrilha a Policia espera alertar a população de Itaituba e região para evitar roubos e assaltos e avisa caso alguém veja um desses que imediatamente ligue para a Policia Militar ou para a Policia Civil.

Fonte: Junior Ribeiro de Itaituba-PA

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O ser humano é um ser de comunicação e que precisa de relacionamentos para ser completo e equilibrado. Entre vários relacionamentos está o singelo e profundo ato de fazer amizades, sim os amigos.

Já colocou a teste alguem que você acha que é seu(a) amigo(a)? até quando/quanto se pode confiar no próximo? colega de trabalho, alguem que você desabafa quando estar cheio e precisa descarregar, já pensou que esta pessoa pode descarregar tudo em forma de fofoca? então vem a pergunta você tem amigos?  faça uma relação das 20 pessoas que você confia e acha que é seu amigo(a), ta muito? então 15 ou 10, melhor 5...   coloque a teste e depois me conte, ...

Deck Melo
Foto oficial da sessão especial entre vereadores e membros da APAE 

Aconteceu nesta Terça Feira (27) na câmara municipal de Santarém, uma sessão especial em homenagem a semana nacional daAPAE que se iniciou no ultimo dia 21 e vai até o dia 28 do més corrente. A sessão foi presidida pelo atual presidente da câmara, vereador Henderson Pinto. 


Além dos vereadores estiveram também presentes no plenário da câmara, alunos e representantes da APAE de Santarém. Na ocasião conversamos com a Drª. Albanita Dolzanis – Presidente da Apae de Santarém, ela nos falou que a campanha nacional tem com função de chamar atenção da sociedade na questão da deficiência. Ela acrescentou que a entidade vem a frente da campanha para divulgar o trabalho da instituição em santarém e principalmente para que a população saiba que a instituição sobrevive de doações por parte da sociedade.


Drª. Albanita Dolzanis – Presidente da Apae de Santarém 

Segundo ela 264 usuários fazem parte da APAE em Santarém mais na questão da assistência o valor praticamente triplica. Pelo fato de que a assistência também se estende para os familiares dos usuários. 


A presidente da instituição também falou que uma das principais dificuldades encontradas pela APAE em santarém atualmente é pela falta de recursos, segundo ele por muitos anos esta questão ficou fora dos governos, sendo que a iniciativa privada foi quem tomou para si a condução das questões de apoio. 


Apresentação de dois alunos da APAE 

Albanita Dolzanis falou que a classe acadêmica da cidade é uma das que mais auxiliam a instituição atualmente, e muitos colaboradores que ajudam a causa de tão grande importância na cidade.


No decorrer da sessão houve pronunciamentos de vereadores e de representantes da APAE e também uma apresentação de uma dupla de alunos que deu um show de talento e carisma.


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS
De 27 a 29 de agosto, a Escola de Conselhos - Pará leva ao polo Itaituba mais uma Vivência Formativa. Durante três dias, conselheiros tutelares e de direitos, além de atores do Sistema de Garantia de Direitos, recebem diversas informações que os qualificarão para o exercício de suas funções. A formação se dará no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Itaituba (Tv Paes de Carvalho s/n), das 8h às 18h.
A Vivência vai reunir cinco municípios da região Oeste do Pará: Aveiro, Itaituba, Trairão, Rurópolis e Novo Progresso. A presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Nazaré Sá conduzirá a formação que tratará sobre os conceitos da infância e adolescência, desafios na defesa dos direitos, atribuição dos conceitos.
Outros temas também serão abordados: Violência Sexual contra crianças e adolescentes: os crimes sexuais, Redução da maioridade penal e Atuação estratégica para o enfrentamento da letalidade juvenil, além das Leis Orçamentárias e Fundo da Infância e Adolescência.
 Abaixo, segue a programação:

Dia 27.08.13
8h às 10h - Acolhimento/Credenciamento.
10h às 12h – Resgate do processo de Garantia de Direitos de C/A: os desafios atuais.
12h às 13h – Intervalo de Almoço.
14h às 17h – Atribuições dos Conselheiros Tutelares e dos Direitos.
17h às - 18h - Encerramento

Dia 28.08.13
8h - Acolhimento.
9h às 12h - Dimensão Ética do ser Conselheir@
12h às 13h Intervalo de almoço.
13h às 14h Dinâmica de grupo.
14h às 18h: Redução da maioridade penal e Atuação estratégica para o enfrentamento da letalidade

juvenil.

Dia 29.08.13
8h às 9h: Acolhimento.
9h às 12h: Oficina - Orçamento público/OCA e FIA – Principais peças orçamentárias: PPA, LDO e LOA.
12h às 13h: Intervalo de almoço.
14h às 17h: Mesa Redonda: Atuação em Rede.
Convidados: CMDCA, Representantes dos Cras, Creas, Secretaria de assistência, Segurança Pública, Fasepa, Cedca.
17h ÀS 18h: Encerramento/Encaminhamentos.

Kassya Fernandes
Jornalista 1731/DRT-PA
Assessoria de comunicação Escola de Conselhos do Pará e Conselho Regional de Psicologia 10° região PA/AP
(91)8132-6060/8754-4118

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


A menor, que ao ver a polícia se abraçou com João Alves, não querendo se separar dele, agressiva, a menina deu trabalho para que os policiais conduzisse o homem até a viatura.



Na cidade de Lago da Pedra e região, não se fala de outro assuntos, nesta quinta-feira (22), todos se surpreenderam com a noticia que João Alves Castro Neto (foto), 29 anos, vivia como marido e mulher, com a menor A. de 11 anos de


idade, mantendo relações sexuais. Os dois estavam convivendo a cerca de dois meses no povoado Lagoa Seca, distante 35 km da sede. João Alves viva com mãe da menor em São Paulo, quando começou a manter relações com a enteada, o homem então decidiu levar a menor para Lago da Pedra, segundo ele, com o consentimento da mãe.


Continua...


Após denúncias feitas pela mãe da menor, na manhã desta quinta-feira, acompanhada do conselho tutelar, uma equipe da polícia civil comandada pelo delegado, Dr. Lúcio Rogério, se dirigiu para o povoado Lagoa Seca para averiguar o caso, e lá se depararam com o homem e a menor, que ao ver a polícia se abraçou com João Alves, não querendo se separar dele, agressiva, a menina deu trabalho para que os policiais conduzisse o homem até a viatura. João Alves foi atuado por prática de estupro e está a disposição da justiça na delegacia de Lago da Pedra.


João Alves falou que ama a menor, e que queria morar com ela, o mesmo falou a criança inocente, disse gostar dele.


A mãe da criança mora em São Paulo, tem nove filhos, um deles mora na Itália.


O blog parabeniza aos agentes da polícia civil, o esforço do conselho tutelar, que mesmo sem estruturas, cuidaram muito bem de um caso delicado. Ao município ficam as lamentações por ainda não ter uma casa de apoio para esses casos, já foi cogitado em audiência pública, mas até agora, nada.


Walney Batista

Segundo informações o acidente aconteceu por volta das 11hs30min na BR 163 próximo ao município de trairão, envolvendo uma combi e uma saveiro, no acidente uma pessoa veio a óbito, outras pessoas ocupantes dos veículos ficaram feridas. Militares do corpo de bombeiros de itaituba foram ate ao local para socorrer as vitimas que foram encaminhadas para o hmi de itaituba.

junior ribeiro

sábado, 24 de agosto de 2013

Segundo informações recebidas pelo Blog do Junior Ribeiro, o homicídio aconteceu na Comunidade do Areia Município de Trairão, no oeste do estado, por volta das 11hs30min da manhã deste sábado, 24, na comunidade Areia em Trairão e teve como vitima Gilmar Gonçalves Moreira.

As informações sobre o homicídio ainda são poucas. A Policia Civil ainda esta apurando o caso, os tiros que ceifaram a vida de Gilmar foram disparados na Cabeça, estilo execução, possivelmente com uma pistola 380 e um revolver calibre 38. A policia trabalha com a hipótese de execução pela forma que o corpo foi encontrado e os tiros na cabeça.


Fonte: Junior Ribeiro...
Na tarde do dia 22, na cidade de Trairão, foi autuado em flagrante delito o nacional Francisco Marques Sabinanes, 39 anos.O acusado já vinha sendo investigado pelo delegado Alexandro Napoleão por suspeitas de manter relações sexuais com a própria filha de 15 anos de idade. Ao ser intimado, juntamente com a filha, Sabinanes recebeu voz de prisão pois a menor relatou à autoridade que realmente era molestada pelo pai e que, inclusive, havia mantido relações com o mesmo na noite anterior.

Assim, a menor foi encaminhada para exame, que constatou não ser mais a mesma virgem. Além disso, a jovem ainda informou onde o pai mantinha uma espingarda calibre .20 escondida, arma esta que era utilizada para ameaça-la durante as relações. Sabinanes foi autuado por estupro qualificado e posse ilegal de arma de fogo, já estando recolhido no presídio de Itaituba à disposição da justiça. A jovem encontra-se sob os cuidados do conselho tutelar de Trairão, que também já vinha acompanhando o casa há algumas semanas.


Fonte: Junior Ribeiro e DPC Alexandro Napoleão
“ INDIOS APIACÁS E KAYABIS TIVERAM SUAS RESERVAS CRIADAS”


A presidente da República Dilma Rousseff, assinou Decreto Presidencial, de 24 de Abril de 2013, homologando a demarcação administrativa da Terra Indígena Kayabi, localizada nos municípios de Apiacás,no Estado do Mato Grosso e Jacareacanga, no Estado do Pará. A área tem 1.053.257,6811 ha, sendo que só no município de Jacareacanga estão localizados 576.744,6509 ha. A publicação do Decreto no Diário Oficial da União ocorreu no dia 25 de Abril de 2013, na pagina 14 e 15, seção 1.A área vai ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Jacareacanga. Antes da criação da Reserva Indígena Kayabi, foi realizado um levantamento pelos técnicos que detectaram a ocupação de posse de 26 famílias, que há mais de 3 anos trabalham naquela área. Com a criação desta reserva, cabe as famílias que estão dentro da área ,solicitar indenização das benfeitorias, já que vão ter que desocupar as terras que passaram a ser Reserva Indígena e que não é permitido por Lei a presença de brancos trabalhando nestas áreas.
Peninha


Quatro médicos estrangeiros que vão atuar no programa Mais Médicos desembarcaram nesta sexta-feira (23) em Brasília. Um brasileiro formado na Espanha e que atuava em Portugal também veio com o grupo.

O Mais Médicos foi lançado para suprir a demanda de médicos em municípios do interior do país e na periferia das grandes cidades. Os profissionais receberão bolsa no valor de R$ 10 mil e poderão atuar no programa, em locais escolhidos de acordo com a designação feita pelo governo, por até três anos.

Um dos quatro médicos estrangeiros que desembarcou em Brasília é a médica da Saúde da Família, Sonia Gonzalez, 38. Ela atuou em Portugal por dez anos e disse querer ter uma “nova experiência” após dez anos de estabilidade”.

“Estou ao mesmo tempo emocionada, com algum medo do desconhecido, mas com muita vontade de trabalhar, ter uma nova experiência. Vou para um distrito indígena da Amazônia. Sempre tive um fascínio de conhecer os povos, trabalhar lá”, disse.

“Na verdade, quero aprender, ter uma nova experiência de um lugar muito diferente do meu”, completou.

Gonzalez, que veio ao Brasil com o filho de 4 anos, afirmou que não tem receio de doenças tropicais, nem contaminação. Ela vai atuar no Alto Rio Negro, noroeste da Amazônia, fronteira com Colômbia e Venezuela, região onde há cerca de 20 povos indígenas.

"Já tive uma experiência no trópico por um ano, na África, tenho já uma experiência e doenças não me assustam. Estou com meu filho, mas tem prevenção, não tem problema", disse.

O brasileiro Thiago Carvalho, 33, que voltou ao Brasil após dez anos na Europa, com a mulher e dois filhos, disse que vai poder “unir o útil ao agradável” ao poder atuar como médico em Rio Branco (Acre).

“Com essa oportunidade do programa Mais Médicos eu volto a minha casa, e com o propósito de trabalhar na minha região que é Rio Branco, Acre. Vou unir o útil ao agradável, vou para a minha família e vou exercer minha profissão que é lá no estado do Acre”, disse.

Carvalho também afirmou que não veio ao Brasil por “questões monetárias”, mas para atender área carente. “Eu me inscrevi porque é um propósito que acho que nunca aconteceu nesse país, pra visualizar a parte mais carente, isso que me motivou, porque se fosse por motivos monetários eu tinha minha vida lá em Portugal. Eu decidi exercer a minha profissão aqui”, afirmou.

O médico afirmou que acompanhava as repercussões sobre o programa Mais Médicos e disse que o “médico pode ser alemão, japonês, mas é médico e exerce a medicina. Então, eu acho que vou doar alguma coisa pra minha população”, disse. Carvalho afirmou que pretende fazer o Revalida.




Mais Médicos
Os médicos fazem parte do grupo de 244 médicos formados no exterior que tiveram a inscrição concluída no programa. Na segunda-feira (26), eles começar a participar de um curso de três semanas de língua portuguesa e atenção à saúde primária no Brasil na Universidade de Brasília.
No último dia 14, o Ministério da Saúdeinformou que 1.618 profissionais foram selecionados no primeiro mês de inscrições do programa Mais Médicos. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos requisitados por 3.511 cidades.

De acordo com o balanço final, 1.096 médicos selecionados se formaram no Brasil e 522 no exterior — 358 são estrangeiros e 164 brasileiros com atuação em 32 países do mundo. Argentina (141), Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45) e Venezuela (42) são os países com maior adesão ao programa.

Apesar dos 358 estrangeiros selecionados, somente 244 estão confirmados até o momento para a primeira etapa do Mais Médicos. Os outros 144 ainda não concluíram o processo de homologação, mas 48 já estão finalizando a regularização de documentos e podem participar da primeira etapa.

Os médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior se concentrarão inicialmente em oito capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Nessas cidades, participarão de aulas de português e de avaliação sobre a saúde pública brasileira entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro. Depois de avaliados, os médicos receberão um registro profissional provisório, restrito à atenção básica e às regiões onde serão alocados pelo programa.

Os selecionados na primeira etapa atuarão em 579 municípios — 67,3% dos médicos atuarão em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. Os outros 32,7% atuarão em periferias de capitais e regiões metropolitanas.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013



Na busca por mais investimentos para os municípios do Estado Pará, o deputado Hilton Aguiar, líder do PSC na ALEPA, esteve reunido com o Governador do Estado, Simão Jatene, em uma audiência que aconteceu na noite de ontem (22) no Hangar Centro de Convenções. O deputado entregou ao Governador vários pedidos que foram feitos a ele durante suas visitas à diversos municípios do nosso Estado. 


Jorge Barros, Prefeito de São Geraldo do Araguaia, Deputado Hilton Aguiar, Governador do Estado, Simão Jatene, Ewerton Moreira, Prefeito de Uruará.

Entre os pedidos feitos pelo deputado Hilton Aguiar estão:
Aveiro: A reforma da Escola Eduardo Angelin, que em primeiro momento será feito uma pequena reforma para que os alunos possam concluir o ano letivo, em seguida será feito uma reforma completa, também conseguiu a liberação de 5 km de asfalto.
Trairão: A reforma do ginásio de Esporte Simão Jatene e 5 km de asfalto. 
Jorge Barros, Prefeito de São Geraldo do Araguaia, Deputado Hilton Aguiar, Governador do Estado, Simão Jatene, Ewerton Moreira, Prefeito de Uruará.



Uruará: O governador se comprometeu em destinar recursos para Hospital do município e 8 km de asfalto, além da recuperação da PA 370 que liga Santarém à Uruará.
Curuá: O deputado cobrou a reforma do mercado do peixe, 5 km de bloquete e reforma da escola estadual no município.


Santarém: Hilton Aguiar cobrou a liberação de 1 milhão de reais para implantação de micro sistemas de abastecimento de água, e asfalto.


Barcarena: 10 km de asfalto e reforma do hospital municipal.


Santo Antonio do Tauá: O deputado Hilton Aguiar cobrou a construção de uma Unidade do Pro Paz.
Deputado Hilton Aguiar buscando recursos para os municípios do nosso estado



São Geraldo do Araguaia: O governador destinou 10km de asfalto.


Itaituba: O deputado Hilton Aguiar conseguiu 10 km de asfalto, cobrou a reforma do Mercadão Municipal, Prédio da Antiga Prefeitura, a implantação da UEPA e a inauguração do IML que acontecerá nos próximos dias em visita que o governador fará ao município, além da entrega das 30 viaturas de policia que já estão no município. O governador também confirmou que a construção das escolas de ensino médio em Miritituba e Piracanã começaram no mês de setembro.

Deputado Hilton Aguiar, Ewerton Moreira, Prefeito de Uruará, Simão Jatene, Governador do Estado, Jorge Barros, Prefeito de São Geraldo do Araguaia



O deputado Hilton Aguiar também cobrou do governo do estado, asfalto para pavimentação de ruas, através do Programa asfalto nas Cidades para os municípios: Alenquer, Aurora do Para, Mojuí dos Campos, Belterra, Novo Progresso, Óbidos, Placas, Rurópolis.


O deputado Hilton Aguiar está confiante que todas essas demandas serão atendidas, pois algumas delas já estão licitadas, esperando apenas a ordem de serviço.

Aquivo deste blog