Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Detran realiza mudanças em Ciretrans


Com a finalidade de facilitar o deslocamento dos usuários que buscam os serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a autarquia realizou mudanças em algumas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran). Tais agências, que antes estavam integradas a outras regionais foram realocadas e agora passam a integrar outras circunscrições. A medida visa facilitar o deslocamento dos usuários a postos mais próximos aos seus locais de domicílio. “Fizemos alguns estudos e após análises decidimos por realizar alguns ajuste nas Ciretrans de forma a facilitar o acesso da população aos postos de atendimento do Detran em alguns municípios do Estado. Algumas Ciretrans estão mais próximas geograficamente de outras, haja vista a proximidade entre as localidades”, diz o coordenador de planejamento do Detran Carlos Valente.
Justiça determina que servidores do Detran voltem ao trabalho

Quinta-feira, 25 de abril de 2013
           O juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, atendeu requerimento impetrado pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran), e considerou ilegítima a greve deflagrada pelos servidores da autarquia. Desta forma, o Sindetran (Sindicato dos servidores do Detran/PA) será notificado e os servidores deverão retomar suas atividades já a partir desta sexta-feira, 26.
                De acordo com a Procuradoria Jurídica do Departamento, até o final desta tarde, o Sindetran ainda não havia sido notificado, o que deve acontecer até amanhã de manhã. Caso a determinação não seja acatada, foi fixada multa de R$ 10 mil por cada dia de paralisação.
Fonte: http://www.detran.pa.gov.br/news/v2/home_exibir_noticia.php?id_noticia=1853

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A assembleia geral dos servidores do Departamento Estadual de Transito do Pará (Detran), realizada na manhã de ontem em frente a sede da instituição, em Belém, terminou com uma noticia nada agradável para os usuários que precisam dos serviços do orgão. Por decisão da maioria, a categoria entra em greve por tempo indeterminado, a partir desta quinta feira, dia 25. A decisão vale para todo o Estado
Presidente do STJ, Felix Fischer
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar que suspendeu temporariamente o processo de licenciamento ambiental das obras da Usina Hidrelétrica São Luís do Tapajós, no Rio Tapajós, oeste do Pará. O presidente do STJ, Felix Fischer, acatou pedido feito pela União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão do ministro deve ser publicada até quarta-feira (24).

A suspensão dos empreendimentos de licenciamento ambiental foi determinada na última terça-feira (16) pelo desembargador João Batista Moreira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, que acatou pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Renato Palet
Projeto dificulta a transferência de recursos
do Fundo Partidário para as novas legendas.

O Plenário poderá concluir, nesta semana, a votação do Projeto de Lei 4470/12, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura. O projeto será pautado a partir desta terça-feira (23), em sessão extraordinária.

Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quero te dizer que tenho muito orgulho em compartilhar da sua amizade.

Parabéns meu amigo, feliz aniversário.

Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens.
Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Quero também te agradecer, por tudo e que a nossa amizade fique cada vez melhor.

Parabéns
São os votos de seus amigos e equipe do DETRAN

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A chuva que ocorreu na madrugada deste domingo (22) em Itaituba, trouxe diversos transtornos à população. Devido á forte precipitação pluviométrica, muitas ruas da cidade ficaram alagadas, impossibilitando a circulação de veículos, a água invadiu casas e deixou algumas famílias desabrigadas.

Os prejuízo causados por essa chuva foram grandes em termos matérias para diversos moradores e comerciantes, principalmente nos pontos onde foram mais afetados pelos alagamentos, como é o caso do bairro da Liberdade, onde houve maior movimentação na retirada de pessoas e de seus pertences, infelizmente algumas pessoas resistiram e não quiseram sair de suas casas, não atendendo o solicitado dos bombeiros e da defesa civil.

domingo, 21 de abril de 2013

Por causa do stress, tem gente do HMI tomando antidepressivo. São muitos os problemas da saúde pública municipal em Itaituba. E faz tempo que a população reclama.
Esses problemas parece que se agravaram no início do governo da prefeita Eliene Nunes, que não vem conseguindo manter, sequer, o nível do serviço prestado durante o governo de seu antecessor, Valmir Clímaco. Tem sido frequente a falta de medicamentos, tanto no Hospital Municipal, quanto nos postos de saúde, além de reclamações a respeito da falta de profissionais.

O médico Antônio Alvarenga, que por alguns anos prestou serviço no Hospital Municipal, disse ao Jornal do Comércio, que como profissional da saúde e como cidadão que vive em Itaituba, está preocupado, também, com outro problema que ele reputa como da maior gravidade, fato para o qual a imprensa não tem atentado: a situação de stress que enfrenta quem trabalha no HMI.

"Esta é uma ação que beneficiará governos posteriores, ou seja, estamos trabalhando pensando no futuro de nossa Cidade e região"...Danilo Miranda.

O Prefeito Danilo Miranda esteve reunido na tarde desta sexta-feira (19) com o seu Vice Prefeito, de moral, Iziquiel Gomes, alguns vereadores da base, secretários do Município e diretores de departamento, e mais a assessora Jurídica da PMT, Dra Wanea Tertulino. A finalidade principal deste encontro (entre outras) é constituição de uma comitiva que fará apresentação de pleitos para o grande encontro regional que ocorrerá no Município de Novo Progresso, visando o fortalecimento dos municípios que serão agregados pelo consorcio intermunicipal do Tapajós, a fim de tentarem minimizar ao máximo os impactos sociais e ambientais que acontecerão com a construção destes grandes empreendimentos em nossa região. Na oportunidade, estarão presentes comitivas dos municípios de, Trairão, Itaituba, Rurópolis, Aveiro e Jacareacanga, além do anfitrião, Novo Progresso.
Período de aplicação de vacinas começou com um mês de antecedência para atender comunidades indígenas isoladas.

MACAPÁ – Um dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe, que começou na segunda-feira (15), é a população indígena. A meta desta edição da campanha é alcançar até 95% da população indígenas do Amapá. Na cidade de Oiapoque (a 550 quilômetros da capital), onde está concentrada a maior população indígena do Amapá, com 7 mil pessoas de cinco etnias (Galibi, Juminã, Uaçá, Karipuna e Palikur), a imunização vai incluir indígenas a partir dos seis meses de vida.
A convite da Polícia militar, mas precisamente do destacamento de Campo Verde, o DETRAN, COMTRI e Conselho Tutelar de Itaituba-PA realizaram nesta quarta-feira 17/04/13 ações educativas no trânsito através de blitz educativas com a presença de alunos, nos bares através de informes feito pelo Conselho Tutelar quanto a presença de menores naqueles estabelecimento, e palestras sobre Educação e Segurança no Trânsito no Colégio daquela comunidade. As ações foram elogiadas pela comunidade que solicitou uma presença mais constante do Estado pois ações desse tipo inibem acidentes de trânsito, a presença de menores em bares e conscientiza principalmente as crianças e adolescentes de forma positiva.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O delegado de Polícia Civil, Antonio Carlos, 57 anos
O corpo do delegado de Itaituba, Antonio Carlos, chegou na tarde desta quarta-feira (17) em Santarém, oeste do Pará. Ele morreu em um acidente de carro nesta manhã. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Medico Legal. Antonio Carlos tinha 30 anos de Polícia Civil. Ele começou como investigador e, em 1993, assumiu o cargo de delegado. Antonio estava lotado na 19ª Seccional de Itaituba e respondia pela delegacia de Jacareacanga.

O acidente aconteceu na Rodovia Transamazônica em um local conhecido como Cintura Fina, a aproximadamente 50 quilômetros do município de Jacareacanga. Quatro pessoas estavam na viatura da polícia, sendo que três sobreviveram e receberam os primeiros atendimentos ainda no local. A escrivã Vânia Socorro Navarro de Lima sofreu ferimentos leves e está internada em observação no Hospital Municipal de Itaituba. O funcionário público da Prefeitura de Jacareacanga, identificado como Gonzaga, e o investigador Fágner André dos Anjos da Silva foram transferidos para o Hospital Municipal de Santarém. O funcionário público está internado, o policial passou por avaliação médica e foi encaminhado ao centro cirúrgico.

O delegado de Itaituba Antonio Carlos Corrêa da Silva, de 57 anos, morreu na hora. O velório dele será realizado na igreja Nossa Senhora das Graças.

Confira as fotos do atendimento às vítimas ainda no local do acidente:


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães


Foto: Marlo Costa e Antonio Guimarães

Fonte: No Tapajós
Delegdo Antônio Carlos (Foto Garimpando Notícias)
Na manhã desta quarta-feira (17) morreu em um gravíssimo acidente na Rodovia Transamazônica o Delegado de Policia Civil Antônio Carlos que respondia pela delegacia do município de Jacareacanga.


O delegado vinha da cidade de Jacareacanga com sentido a Itaituba em viatura da Policia Civil junto com o escrivão Fagner Andrade e o chefe do DRH da Prefeitura de Jacareacanga.

O acidente aconteceu por volta das 9 horas da manhã em uma localidade conhecida como Cintura Fina, lugar este em que já foram registrados diversos acidentes.

O delegado Antônio Carlos, teve morte instantânea e os outros ocupantes do veiculo ficaram gravemente feridos. Pessoas que passaram pelo local na hora do acidente, socorreram as vitimas.

Um avião estará conduzindo o corpo do delegado até a cidade de Itaituba e pousará em pista particular que fica no Km 17 da Rodovia Transamazônica e posteriormente o conduzirá a cidade de Santarém onde será sepultado. Já os sobreviventes serão conduzidos ao Hospital Municipal para avaliação médica.


Estamos apurando mais informações.

gilson vasconcelos

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hilton Alves de Aguiar, atualmente Deputado Estadual e líder do PSC na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Nasceu em Chapadinha, no Maranhão, em 15 de Abril 1963.

Na década de 80, fixou residência em Itaituba-PA, lugar onde conheceu sua esposa Sueli Aguiar, tem quatro filhos:Junior Ribeiro, Suellen Aguiar, Hilton Júnior e Igor Aguiar. Profissionalmente, Hilton Aguiar trabalhou como empresário foi proprietário de farmácia e de vidraçaria.
O avento está agendado para esta quinta-feira (18) no Sintepp a partir das 8 horas. O tema deste ano é: Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já. Os eixos temáticos são em relação ao desenvolvimento e mobilidade urbana, ocupação de risco e saneamento ambiental. 
Em relação ao desenvolvimento urbano, a cidade se apresenta no espaço regional com uma configuração que remete à falta de investimentos nas áreas essências. Em relação à ocupação urbana, evidencia suas condições de moradia.

domingo, 14 de abril de 2013


Neste final de semana o Deputado Estadual Hilton Aguiar esta completando 50 anos de idade. E para comemorar essa tão importante data na vida de um ser humano, familiares e amigos realizaram três dias de festa.

Na sexta feira esteve em Itaituba a Dupla Evangélica Samuel e Daniel que realizaram um grande show no clube Forró Moral, no sábado, Hilton Aguiar foi surpreendido por uma linda festa na AABB, e no domingo estar acontecendo um grande churrasco no Parque de Exposição Helio Mota Gueiros. Parabéns deputado Hilton Aguiar... a população de Itaituba agradece, feliz aniversario...   

junior ribeiro

sábado, 13 de abril de 2013

Vinte e sete empresas paraenses envolvidas em um esquema de fraudes tiveram seus acessos bloqueados nesta quinta-feira (11) aos sistemas eletrônicos federal DOF (Documento de Origem Florestal) e estadual Sisflora/PA(Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais). Nas últimas semanas, o instituto identificou uma movimentação indevida de 64 mil metros cúbico de créditos de madeira serrada (o equivalente a 3,2 mil caminhões cheios), enviados em massa e de forma fraudulenta por serrarias em cinco diferentes estados para abastecer madeireiras no Pará.
Policiais Civis da Superintendência do Tapajós e da 19ª Seccional Urbana de Itaituba participaram da operação.
Na tarde desta quinta-feira (11), sob o comando do Delegado Ednaldo Silva de Souza, a Superintendência Regional do Tapajós realizou a Operação “Pedras de Fogo” com a finalidade de incinerar substâncias entorpecentes apreendidas nos últimos meses na cidade de Itaituba.
Durante o evento foram destruídos, mediante autorização judicial, 47 kg (quarenta e sete quilos) de diversas drogas ilícitas apreendidas naquela regional. O local da diligência foi uma olaria localizada no subúrbio da cidade de Itaituba.
Esteve em Itaituba à perita esta semana Estael Rejane Silva(gerente do Centro de Perícias Renatao Chaves na região Oeste do Estado); Dr. Alexandre Ferreira (coordenador das unidades regionais do CPC no Pará); Rildo Platino (engenheiro e perito do CPC); Thiago Queiroz (responsável pela construtora Plano-A engenheira que construiu o Instituto Medico Legal de Itaituba).
O Superintendente da Policia Civil no Tapajós Ednaldo Sousa esteve acompanhando a visita dos peritos no IML do município.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Uma criança de apenas dois anos de idade morreu vítima de choque elétrico na tarde da última quinta-feira (10) em Itaituba, Oeste do Estado. O fato ocorreu na residência de nº 1416 da 25ª Rua, bairro do Bom Remédio. Segundo informes coletados com vizinhos, a criança teria encostado acidentalmente a parte frontal da cabeça em um portão que estava energizado.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Na tarde de segunda feira, 08, os trabalhos de recuperação do balizamento do aeroporto de Itaituba foram concluídos.

Às 19 horas as lâmpadas foram ligadas para fazer o teste final, para verificar se alguma apresentava problema. Segundo o administrador do aeroporto municipal foram mais de 20 dias de intensos trabalhos para resolver o problema do balizamento. Decorrente desses problemas o município ficou prejudicado com a falta do voo noturno, e corria serio risco de ficar sem qualquer voo para Itaituba.

JÁ É NESTA SEXTA DIA 12, NO FORRO MORAL A MELHOR DUPLA GOSPEL DANIEL E SAMUEL, ENTRADA 1KG DE ALIMENTO, VENHA VOCÊ E SUA FAMÍLIA 

domingo, 7 de abril de 2013

Desde que sua irmã, Maria do Espírito Santo, e seu cunhado, José Claudio Ribeiro da Silva, foram assassinados em maio de 2011, Laísa Santos Sampaio sabe que pode ser a próxima. E após o julgamento que terminou nesta quinta-feira e condenou parcialmente os assassinos, seu temor se intensificou.
Diego Mota e Nazareno Santos concorreram na eleição
Cerca de 75% filiados aptos a votar compareceram ao local definido para votação. Foram 76 votos contabilizados sendo 61 para chapa 2, 14 para chapa 1 e apenas um voto em branco. A chapa comandada por Diego Mota foi declarada eleita recebendo cerca de 80% dos votos válidos e deve ser empossada para um mandato de mais dois anos.
A associação dos profissionais de imprensa de Itaituba (API) foi criada no ano de 1994, por um grupo de jornalistas que viram a necessidade de uma maior organização da classe dos comunicadores. A primeira diretoria contava com a participação de ilustres homens da

sábado, 6 de abril de 2013


O deputado Hilton Aguiar, convida a população itaitubense para participar do churrasco em comemoração aos seus 50 anos, que acontecerá no dia 14 de abril de 2013, no Parque de Exposição, a partir das 10 horas da manhã. Não falte! Venha você e sua família completar essa grande festa.


quinta-feira, 4 de abril de 2013


A violência continua assustando em Itaituba. Um menor de 17 anos de prenome Jéferson foi assassinado com quatro tiros por volta de 23:10 de quarta-feira (4), na 20ª rua com a João Pessoa ao lado da igreja Redonda.
O menor não teve como esboçar nenhuma reação já que foi surpreendido quando estava em sua moto. os assassinos estavam, em uma moto Broz e furigiram rapidamente do local. A policia chegou de imediato ao local do crime que está sendo investigado,
mas já existe uma probabilidade do menor ter participado há poucos dias de um roubo na residência de uma Policia militar.
fonte: tribuna tapajonica

Preocupado com a situação problemática do trânsito na cidade de Itaituba, em especial nas rodovias federais BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá), o deputado Hilton Aguiar apresentou a Moção 95/2013, que solicita a imediata construção de Unidades Operacionais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no município de Itaituba, a ser encaminhada ao Ministério da Justiça, Departamento de Policia Rodoviária Federal, Ministério do Planejamento Orçamento e Finanças e Gestão, Casa Civil da Presidência. O oficio 0183/2013 da Superintendência Regional da PRF em 2008, autorizava a elaboração de concurso público para o provimento de 340 vagas para o cargo de Policial Rodoviário federal, sendo que 194 eram para o Estado do Pará. Em contrapartida o Governo Federal se comprometia a construir Postos de Fiscalização em Novo Progresso, Rurópolis e Itaituba. O Governo Federal não cumpriu com a contrapartida e isso causou um desequilíbrio em locais estratégicos, pois além da falta de estrutura e das condições insalubres em que trabalham os policiais e funcionários dos postos da PRF, 206 policiais que estavam lotados entre Itaituba e Santarém, foram redistribuídos para outras localidades do Estado e outras unidades da federação. Devido aos problemas anteriormente relatados, a Superintendência não vê outra alternativa, se não a de desativar o único posto desta região.



Moção apresentada pelo deputado Hilton Aguiar


Atualmente, a 5ª delegacia da PRF dispõe de apenas 38 policiais para fiscalizar 1.610 km das rodovias BR 230 e 163, no oeste paraense. Essa enorme discrepância entre o número baixo de policiais efetivos e a grande extensão territorial, infelizmente possibilita o desenvolvimento de atividades ilegais, como o contrabando de armas, drogas e tráfico humano.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Na semana passada os comerciantes de Itaituba, no oeste do estado, viveram momentos de terrorismos em seus estabelecimentos. Uma quadrilha composta por mais de 05 pessoas, entre eles os ex- presidiário Bruno Quadros Neves, vulgo, “Seborreia” e Jeovane Sousa Costa, vulgo, “Pirok”.
O crime aconteceu ontem por volta das 19 horas. Deivison Xavier Araujo, de 18 anos de idade, foi morto com uma facada. O acusado Wederson Pedroso Gonçalves, de 18 anos de anos de idade, morador do bairro Liberdade, bairro onde também morava a vítima.

Tela do aplicativo da Receita (Foto: Reprodução)

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (1º) a liberação de preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por meio de tablets e smartphones.

O aplicativo da Receita está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e iOS (Apple) e já pode ser baixado nas lojas virtuais google.play e App Store, respectivamente.Para os usuários de iPhone e iPad o programa, por enquanto, está disponível apenas na seção da loja da Apple que trata de aplicativos para celular. Ali, basta fazer uma busca por “Receita Federal” e clicar no aplicativo “Pessoa Física”. Para fazer a declaração, clique, dentro do aplicativo, no ícone "m-IRPF".

Ao entrar na opção “m-IRPF” do aplicativo da Receita Federal – a única que permite fazer a declaração do Imposto de Renda –, o usuário é levado para o navegador do smartphone, onde é aberta uma página da Receita para iniciar o preenchimento da declaração.

Nela, o usuário deve colocar seu CPF e um código exibido na página. Na sequência, ele pode inserir seus dados, como fonte pagadora e dependentes.

A Receita estima que cerca de 5 milhões de contribuintes vão poder usar o aplicativo para fazer a declaração neste ano.

Restrições
De acordo com a Receita Federal, não é qualquer tipo de contribuinte que vai poder declarar o imposto de renda por meio de um aparelho móvel. O programa tem algumas restrições que impedem o seu uso, por exemplo, por quem teve rendimento no exterior ou ganho com ações.

Outra restrição é para quem teve em 2012 rendimento com aplicações em renda fixa e aqueles que tiveram ganhos que vieram de outras pessoas físicas, caso de profissionais liberais como médicos e advogados. O programa também não oferece espaço para declarar dívidas.

Por outro lado, o espaço para declaração de ganhos com poupança já está incluído no programa. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o objetivo, neste primeiro ano, é que o aplicativo seja usado por quem tem declaração de imposto de renda mais simples a apresentar.

Pelos dispositivos móveis, não é possível, por exemplo, importar dados das declarações anteriores e nem imprimir o documento.

Prazo para entrega do IR termina 30 de abril
De acordo com Barreto, até o momento foram enviadas 5,7 milhões de declarações, número semelhante ao verificado no ano passado, no primeiro mês do prazo. A Receita Federal espera receber até o fim de abril um total de 26 milhões de declarações.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013).

Declarar IR pode garantir renda para quem não é obrigado. Especialistas em Imposto de Renda recomendam que os contribuintes separem os documentos necessários para fazer a declaração deste ano, não deixem para entregar o documento na última hora e prestem atenção redobrada na hora do preenchimento – como forma de evitar a chamada malha fina.

FOnte: G1

segunda-feira, 1 de abril de 2013



Funcionários estão em estado de greve Santarém - Funcionários da Rede Celpa, a concessionária de energia elétrica no Pará, estão em estado de greve desde a última quarta-feira (27) por causa da ameaça de demissão em massa na empresa.

O Plano de Demissão Voluntária seria para 564 trabalhadores em todo o Estado. A empresa alega que, por estar passando por um processo de recuperação judicial, precisa reduzir gastos.

Aquivo deste blog