Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2011

Hoje 31 de dezembro, 23 horas e quarenta e três minutos, estamos vivendo ai os últimos minutos de 2011 e na expectativa  da chegada de 2012,  muitos ficaram pelo meio do caminho, outros estão internados em hospitais mais buscando forças em Deus para alcançar e  vivermos juntos 2012 na intensidade da paz, saúde e muita felicidade é o que desejo a todos meus amigos leitores, a quem deve o sucesso de mais de 35 mil acessos, graças a você que chegamos aqui. Obrigadoooooo
HILTON AGUIAR, ANTONIETA LIMA, ANTONIA BORROLÓ, AMILTON, ROSE, MERE, MARIUZA, MARJORE, PETERSON, ED CARLOS, CACHOEIRA, SUELI AGUIAR, CLEU, DALCE, SENA, NOGUEIRA, FELIX, AMERSON, NEUZA, FAFA, DARLAN PATRIQUE, NILVA DISPACHATE, NILDA PLACAS, NEMIAS, PEDRO, JUNIOR GALO, CAÇULA, NAZARENO SANTOS, LURDES PICASSO, ELIZEU, CARDOSO, JOÃO LIMA E TODOS OS FUNCIONARIOS PUBLICOS FELIZ ANO NOVO...   e você que tambem é leitor e não foi citado aqui ou nunca se declarou, pode deixar o seu nome em forma de comentario, feliz ano novo a todos...

31/12/2011 - 22h31
Tamanho do texto
 

Um homem de 33 anos é suspeito de estuprar a enteada de 8 anos de idade em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. A denúncia foi feita nesta sexta-feira (30) à polícia do município por vizinhos da vítima, que teriam recebido da mãe da criança imagens que comprovariam o crime sexual. Antes de levar o caso à polícia, os vizinhos teriam tentado linchar o suposto estuprador. A polícia está em busca do suspeito.

Segundo informações preliminares da polícia, a mãe da vítima suspeitava dos abusos e teria decidido fazer, na noite de quinta-feira (29), uma filmagem com a câmera do aparelho celular. Ainda conforme a polícia, depois de ver as imagens, a mulher teria ficado com medo de entregar o marido à polícia. Ela então repassou a prova do suposto crime aos vizinhos e fugiu em seguida.

Na tarde desta sexta-feira (30), o suspeito teria voltado à sua residência para buscar seus pertences e os vizinhos tentaram capturá-lo. Os policiais fizeram contato com a mãe da vítima, que deverá comparecer à delegacia no sábado (31).

Fonte: G1

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SEXTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2011


Em uma solenidade no auditório da Prefeitura de Itaituba na ultima quarta-feira (28), foi assinado o Termo de Compromisso PAC 20015/2011 onde se compromete a execução de construção de 10 quadras poliesportivas escolares cobertas e com vestiários. 
Na solenidade além do prefeito Valmir Climaco, estava presente o deputado federal Dudimar Paxiúba, deputado estadual Hilton Alves Aguiar, secretaria de Educação Lizete Lengler, secretario de Agricultura José Carlos, secretaria de Assistência Social Antonieta Lima, secretario de Saúde dr. Diniz, procurador do município, Elieser Sobrinho e os vereadores Raimundo Pimentel (Dico), Diomar Figueira, Maria Almeida (Maria Pretinha), Dadinho Caminhoneiro e Manuel Dentista.
O prefeito Valmir Climaco que participou da solenidade junto com outras autoridades municipais, destacou a importância dos investimentos na área de educação, parabenizou os deputados Federais Dudimar Paxiúba, Zé Geraldo e o deputado estadual Hilton Aguiar, pelo trabalho realizado ao trazer recursos ao município de Itaituba. Segundo o prefeito Valmir Climaco, através de emendas e projetos os deputados têm trazidos recursos para o município “Além desses recursos já adquiridos, ano quem vem com a união de todos mais recursos o município de Itaituba, irá ser receber”, finalizou o prefeito.
A secretária Municipal de Educação Lizete Lengler, disse que a administração municipal de Itaituba vem investindo pesado na educação do município e através da Secretaria Municipal de Educação realizou vários investimentos esse ano, destacou principalmente as reformas e construções de escolas, e ainda os investimentos em carteiras novas. Ainda falando sobre os investimentos, a secretária ressaltou que a educação do município, passa por uma revolução nunca vista antes. “Quem ganha com esses investimentos são os alunos e a comunidade itaitubense” finalizou a secretária.
O deputado estadual Hilton Aguiar, ressaltou que a união de todos o município de Itaituba, poderá ser contemplado com mais recursos, Hilton Aguiar disse também, que se o prefeito Valmir Climaco, continuar com o trabalho que está sendo realizado hoje em Itaituba, terá seu apoio e que o seu gabinete está de portas abertas para ajudar na administração do município. Finalizando, o deputado estadual Hilton Aguiar, parabenizou o prefeito Valmir Climaco pela excelente administração.
O deputado Federal Dudimar Paxiúba, falou que estava muito feliz pela ocasião da assinatura do Termo de Compromisso e que também sua felicidade se estendia pela citação da revista de circulação nacional Veja, de ter feito referencia sua pessoa como o 30º deputado federal mais atuante e mais feliz ainda por ter sido o 1º do estado do Pará em atuação na Câmara Federal. Dudimar, disse também que tudo isso é fruto de um trabalho sério e honesto e que se depender de seu mandato Itaituba e região, terão muitos recursos do governo federal.
O deputado Federal itaitubense Dudimar Paxiúba disse ainda, que o prefeito Valmir Climaco estava de parabéns pela administração, segundo Dudimar, a equipe de planejamento da prefeitura de Itaituba está realizando um excelente trabalho, a prova disso são os recursos que o município de Itaituba tem recebido.
Dudimar destacou a importância de uma união entre os políticos itaitubense, também destacou os investimentos que serão realizados em 2012 e fez um relato dos que já estão por vim para Itaituba e região, entre eles: 450 mil reais para a Pesca e mais de 2 milhões de reais para a educação. “Os investimentos para Itaituba poderiam ser maiores, mas o prefeito Valmir Climaco recebeu uma herança maldita do governo anterior, permitindo que o município esteja inadimplente em algumas áreas” finalizou Dudimar.
As escolas contempladas são: Carlos Sarmento (Miritituba), Raimundo Pereira Brasil, Fernando Guilhon, Ieda Maria Gomes Barbalho, Joaquim Caetano Corrêa, Juvêncio Correa (Barreiras), Magalhães Barata, Maria da Consolação Mendonça Cerqueira, Maria de Oliveira Mendonça, São Francisco das Chagas.Os recursos financeiros recebidos, são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no âmbito do PAC 2, em estrito acordo com os projetos executivos fornecidos ou aprovados pelo FNDE/MEC.No final da solenidade foi servido um coquetel aos convidados.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mais um ano está terminando e chega a hora de repensar sobre o que fizemos ou deixamos de fazer durante o ano, mas principalmente planejar o que faremos em 2012 para que tenhamos realmente um feliz ano novo. A blogosfera cresceu muito em 2011, porém como muitos já sabem blogs são parecidos com micro empresas(Blogueiros: Os Novos Micro Empresários), ou seja, a maioria resiste pouco tempo no mercado ou na internet e justamente por isso devemos pensar por quais caminhos vamos seguir no próximo ano.

 
Hoje não vamos falar de nenhum assunto especifico essa postagem é para desejar um feliz ano novo para nossos leitores e amigos que visitam nosso blog e também citar algumas frases que podem ajudar na hora de avaliar o que estamos fazendo na internet e na vida (Analisar, Testar e Melhorar o Blog).


 

QUARTA-FEIRA, 28 DE DEZEMBRO DE 2011


A direção do Departamento de Trânsito do Estado confirmou nesta-terça-feira (27), à imprensa, haver aberto no dia 15 deste mês sindicância interna para a apuração de denúncias contra servidores da autarquia acusados de envolvimento em atos ilícitos que teriam ocorrido na Circunscrição Regional de Trânsito da cidade de Altamira. Entre os investigados está o próprio gerente da Ciretran, Elder Lima Machado. 

Elder Lima teria esquentado “uma montanha de papéis frios” para o Consórcio Construtor Belo Monte. Para isso, ele teria viajado com destino a São Paulo, com tudo pago pelo pool de construtoras da usina, para licenciar 63 caminhões com placas de Altamira, no Pará. Esses veículos fariam parte de uma frota adquirida em São Paulo pelo Consórcio Belo Monte. 

A direção geral do Detran disse haver recebido, há mais de um mês, as denúncias agora tornadas públicas contra o gerente da Ciretran de Altamira. Imediatamente, conforme ressaltou a assessoria do órgão de trânsito, foi determinada a abertura da sindicância interna, “A providência foi tomada tão logo a denúncia chegou ao diretor geral do Detran, Álvaro Ayres”, informou o Departamento de Trânsito, e acrescentou: “O gerente regional do Detran em Altamira, Elder Lima Machado, é um dos alvos da investigação, assim como outros servidores suspeitos de irregularidades”.

 ANAPU EM FOCO


QUINTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011


O ano de 2011, em comparação com 2010 foi 5% menos violento. De acordo com o Superintendente Regional da Policia Civil em nossa Região, Ednaldo Silva. Na repressão ao tráfico de drogas o índice foi de 59% (fruto da operação Tapajós realizada em Agosto). No ano passado foram aprendidos 38 kilos, sendo que esse ano subiu para 42 kilos de drogas apreendidas.


Outra ação positiva da policia civil (em ação conjunta com o 15ºBPM/CPRX), foi à apreensão de armas, sendo 64 em 2010 e 131 em 2011, o que representa 51%%. O Superintendente explica que quando o numero de apreensão das armas aumenta isso significa automaticamente uma redução em outros delitos.


Em relação a delitos os homicídios tiveram diminuição em 5%m prisões 38%, e houve aumento de 4% de Inquéritos policiais concluídos (graças aos mutirões que foram feitos nesse sentido). Os furtos também tiveram significativa redução com 14% comprando com ano passado.

ALGUNS HOMICIDIOS RECENTES ENGROSSARAM A ESTATÍSTICA DE VIOLÊNCIA

O delegado Ednaldo Mota considera que embora ainda não seja o ideal tendo em vista a dimensão geográfica imensa a que está subordinada sua coordenadoria, já houveram significativas melhorias, tais como viaturas suficientes, armamentos, sendo que apenas na questão de efetivos deixou a desejar.


Quanto ao tráfico de Drogas o Superintendente Regional considera que as operações feitas em parceria Policia Civil e Militar provocaram duro golpe principalmente por reprimir a droga que estava vindo de Roraima e de outras regiões do Brasil

MUITAS ARMAS FORAM APREENDIDAS EM 2011


SUPERINTENDENTE REGIONAL EDINALDO SILVA GARANTE MESMO RITMO DE TRABALHO PARA 2012



Para 2012 o Superintendente aposta num trabalho que reduzirá inda mais os índices de crimes, tráfico e outros delitos, já que a implantação da Regional aqui em Itaituba facilitou mais as decisões que antes ficavam atreladas a Belém

Postado por Nazareno Santos


QUINTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011

Belterra - Vereores realizaram sessão sob protesto na Câmara Municipal de Belterra na manhã desta quarta-feira (28). No plenário os vereadores tentavam apresentar e votar o relatório de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde do município e também excessos de poder do atual presidente da Câmara, Ademar Sanches.

Os vereadores questionam a legitimidade de Sanches, uma vez que a juíza da 8ª Vara cível de Santarém, Dra. Betânia de Figueiredo Pessoa concedeu uma liminar exigindo que o relatório da CPI fosse apresentado. O presidente recorreu ao Tribunal de Justiça do Pará e a desembargadora plantonista, Gleide Pereira de Moura suspendeu a decisão, mesmo com a revogação, os vereadores se reuniram, e realizaram a sessão apresentando o relatório e a votação.

Segundo a Policia militar cerca de 500 pessoas protestaram fora e nos corredores da Câmara. Alguns vereadores tentaram argumentar com o presidente da casa, que não aceitava ficar fora da mesa diretora.





Para garantir a segurança dos vereadores, a Policia militar precisou da ajuda do grupamento tático de Santarém.

Com a reunião retomada o relatório foi lido e apenas Sanches foi contra, apoiado pelos manifestantes impedidos de entrarem na Câmara municipal.

O prefeito de Belterra apoiou Sanches que teve os direitos de presidente do legislativo questionados pelos vereadores.

Manifestantes em frente a Câmara Municipal


GARIMPANDO NOTICIAS





QUINTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011

Jader Barbalho toma posse no Senado para um mandato de sete anos depois de decisão do STF pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010 (Foto: Valter Campanato/ABr)
Adicionar legenda
O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) tomou posse nesta quarta-feira (28) fazendo críticas à Lei da Ficha Limpa. Ele era o último senador barrado pela lei nas últimas eleições que ainda não havia tomado posse: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) assumiram seus postos antes do recesso parlamentar.
Barbalho disse que votou favoravelmente à Lei da Ficha Limpa, mas criticou o fato de ela abordar questões anteriores à sua publicação. Ele havia sido impedido de tomar posse por ter renunciado ao mandato de senador em 2001 para não ser cassado, o que é um critério de inelegibilidade previsto na lei. “Toda lei entra em vigor na data de sua publicação. Foi o Supremo [Tribunal Federal] que disse isso. Não pode uma lei entrar em vigor tratando de assuntos pretéritos. As sociedades organizadas são regidas exatamente pela vigência das leis”, disse.

Apesar disso, ele declarou seu arrependimento pela atitude tomada em 2001, quando foi acusado de desviar R$ 9 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para aplicar em um ranário de propriedade de sua mulher na época e abdicou do mandato que exercia. “De certa forma eu me arrependo da passionalidade com que eu me envolvi no debate. O meu gesto foi de natureza política”, ressaltou o senador.
Jader Barbalho lamentou ainda que tenha perdido 11 meses de mandato em função da lei que foi considerada pelo STF como inaplicável nas eleições de 2010 e rebateu as acusações da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que até hoje ocupava a vaga, de que houve pressa para que ele fosse empossado. “Eu lamento que, no momento em que o Supremo declarou que a lei era inconstitucional, que eu não tenha imediatamente exercido o mandato de senador do Pará”, disse.

Com o Senado em recesso desde o dia 22, a Mesa Diretora da Casa convocou oito senadores para dar posse a Jader Barbalho. A cerimônia foi conduzida pela primeira vice-presidente, senadora Marta Suplicy (PT-SP) e contou com a presença dos senadores João Vicente Claudino (PTB-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Cícero Lucena (PSDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS), Gim Argelo (PTB-DF) e do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR).
Jucá, aliás, foi o principal representante do PMDB que deu as boas vindas a Jader Barbalho. Para o líder governista, ele será um aliado importante da presidenta Dilma Rousseff no Senado. “É mais um membro para a base do governo e um aliado do PMDB que vai ajudar”, declarou Jucá.
Jader Barbalho já foi presidente do Senado e líder do PMDB na Casa antes de renunciar ao mandato de senador. Até o ano passado, exercia o mandato de deputado federal pelo Pará. O primeiro discurso do novo senador só deve ocorrer na primeira sessão ordinária do Senado Federal, em fevereiro, quando os parlamentares retornarem do recesso.

Fonte: Época

terça-feira, 27 de dezembro de 2011


TERÇA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2011



O BEBÊ FOI ENCONTRADO ENROLADA DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO ÀS MARGENS DA RODOVIA BR-316 EM CACHOEIRA DO PIRIÁ


Bebê jogado em saco

Um ano após um bebê ter sido arremessado por cima de um muro de dois metros no bairro da Pedreira, uma história muito parecida marcou a véspera do Natal deste ano. Encontrada enrolada dentro de um saco plástico às margens da Rodovia BR-316 em Cachoeira do Piriá, nordeste do Estado, mais um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado no Estado do Pará.
De acordo com uma nota divulgada pela assessoria da Fundação Santa Casa de Misericórdia, onde a recém-nascida está internada desde o dia 24 de dezembro, a criança, que pesa 2,9 kg e tem apenas dois dias de nascida, e deu entrada na unidade neonatal do hospital com escoriações na face. Ela ainda passou por um hospital do município de Capanema.
A Santa Casa informa ainda que, nos primeiros exames realizados, foi constatado traumatismo craniano e infecções no rosto da recém-nascida. Em isolamento na área de neonatologia, a criança vem sendo alimentada com leite colhido no banco de leite do hospital e, segundo a nota, “seu estado inspira cuidados”.
Apesar da constatação, a criança ainda deve passar por uma série de exames para que os médicos possam ter um diagnóstico mais preciso sobre seu estado de saúde.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil do Estado informou que não tinha mais informações sobre o caso.
ABANDONOS
Além do bebê abandonado no Natal do ano passado no bairro da Pedreira, ao longo de 2011, outros casos parecidos foram registrados no Estado do Pará. No dia 28 de fevereiro, foi encontrado um recém-nascido em um matagal na invasão do Olho D’Água, no município de Castanhal. Na ocasião, o menino foi encontrado ainda com o cordão umbilical por um morador da área que escutou o choro do bebê.
No dia 15 de março, outro bebê foi encontrado em um terreno baldio em Ananindeua. A criança ainda estava com a placenta e o cordão umbilical. No dia 22 do mesmo mês, mais um recém-nascido é abandonado também no município de Ananindeua no quintal de uma casa vizinha.
ESTADO DE SAÚDE
A menina recém-nascida internada na Fundação Santa Casa de Misericórdia foi encontrada enrolada em um saco plástico às margens da Rodovia BR-316 em Cachoeira do Piriá, nordeste do Estado. Após uma análise prévia do estado de saúde da criança, o hospital informou que a menina está com traumatismo craniano, escoriações e infecções na face.
Fonte: Diário do Pará

Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes, Brasília
Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes, Brasília

Como medir a atuação de deputados e senadores em favor de um Brasil mais moderno e competitivo? Aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. VEJA identificou oito grandes eixos, como aparecem abaixo. 
Infográfico: O ranking dos melhores deputados e senadores do Brasil
Os oito temas selecionados foram afetados em 2011 de alguma maneira no Congresso por 54 projetos de lei e medidas provisórias. Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), VEJA classificou os deputados e senadores de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições. Antes de envolver o Necon, com base em critérios próprios e nos levantamentos da Transparência Internacional, VEJA aplicou uma “cláusula de ética”, expurgando previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa. 
Os pesquisadores do Necon desenvolveram então o modelo de análise que permitiu classificar os parlamentares em um ranking. 
O primeiro passo foi selecionar as 54 proposições mais relevantes entre todas as centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2011. Para ser considerada relevante para o estudo, a proposição, além do seu conteúdo, precisou ter sido votada ou sido objeto de pedido de urgência aprovado até setembro de 2011. Cada uma das 54 proposições foi, então, classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os oito grandes eixos definidos previamente.
O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares que seriam aferidas. O Necon fixou-se em a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emendas; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Essas ações foram medidas em termos da frequência de sua ocorrência e de acordo com seu impacto favorável ou desfavorável aos oito grandes eixos modernizadores.
O Necon atribuiu diferentes pesos para essas atividades. Os pareceres têm peso 4, pois são a base da tomada de decisão; as emendas, peso 3, porque por meio delas o parlamentar pode  influenciar partes específicas do projeto. O voto em plenário tem peso 2, pois naquela fase o deputado ou senador, por fidelidade partidária, já não tem força individual para influenciar a matéria. Finalmente, os pronunciamentos têm peso 1, pela ineficiência da retórica nos atuais processos legislativos no Brasil. 
A posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa, dessa forma, seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais estabelecidos por VEJA. A escala vai de 0 a 10. Quanto maior a nota, melhor a posição do parlamentar  no ranking.
As quatro proposições abaixo exemplificam a montagem do ranking. 
1) Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto do valor do SM no déficit da Previdência e, por consequência, nas contas públicas.  
2) Ganhou pontos no ranking o parlamentar que ajudou a derrotar a Emenda 29, cujo texto recriaria a CPMF, o “imposto do cheque”, tributação que aumenta o custo de transação na economia, diminuindo a competitividade  e aumentando o “custo Brasil”.
3) Ganhou pontos o parlamentar que, mesmo derrotado, atuou contrariamente à aprovação do projeto do TAV, o  “trem-bala” que deverá ligar Campinas ao Rio de Janeiro. O projeto do TAV é um investimento caro que vai inibir gastos mais efetivos em infraestrutura que são urgentes: em metrôs e aeroportos.
4) Ganhou pontos o parlamentar cuja atividade contribuiu para a aprovação do cadastro positivo, medida que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações financeiras de pessoas e empresas, diminuindo o custo dos empréstimos para os bons pagadores.


      Na manhã desta segunda-feira (26) durante uma reunião entre a secretária municipal de educação, Lizete Rodrigues, pastor Orestes, das Obras Sociais “A Mão Cooperadora” e técnicos da Secretaria de Educação foi decida a extensão do convênio da Prefeitura Municipal de Itaituba com a escola “A Mão Cooperadora” para 2012.
   Adelson Souza, da Secretaria Municipal de Educação, declarou que as matrículas na escola para o ano seguinte estão sendo feitas no prédio da instituição, localizada na 11ª Rua do bairro Jardim das araras com travessa 13 de Maio.
itaituba hoje

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Quase 20 anos depois de o governo fechar aquela que foi a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, a exploração de Serra Pelada, no Pará, será agora toda mecanizada. A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), conquistou a permissão para explorar a área.
Os primeiros levantamentos feitos em uma parte do terreno de 100 hectares com permissão para ser explorada indicou a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal. Esse número deve ser atualizado pela empresa em janeiro, e a expectativa dos ex-garimpeiros é que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.


"É basicamente ouro amarelo, paládio - que é um ouro branco -, prata e platina. Sendo que a incidência menor é de platina, mas, em compensação, o preço é dobrado em relação ao preço do ouro", explicou Antônio Ferreira Milhomem, diretor da cooperativa.

A antiga mina, que na década de 1980, foi alvo da maior corrida a metais preciosos da história da
América Latina, chegou a ser conhecida como “formigueiro humano”, com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. O ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Econômica Federal. Na época, foram extraídas cerca de 40 toneladas do metal precioso, sem contar o que foi vendido clandestinamente. O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade.
Até a entrada em operação, a multinacional canadense terá investido R$ 320 milhões na construção da mina subterrânea, batizada de Nova Serra Pelada. O lucro, no entanto, será contado em bilhões de reais. Segundo o acordo feito entre a Colossus e a Coomigasp, que levou à criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), 25% do lucro serão repartidos com os mais de 38 mil ex-garimpeiros da região associados à cooperativa e o restante ficará com a multinacional.
Para esses trabalhadores, que depois do fechamento da mina, há duas décadas, passaram a viver de bicos ou da renda que conseguiram com a venda do ouro, a retomada da produção em grande escala em Serra Pelada é a esperança de uma vida mais tranquila financeiramente. Pouquíssimos conseguiram enriquecer na época e, entre eles, raros souberam investir o que ganharam. Agora, organizados em cooperativa, esperam ganhar o suficiente para viver melhor.

Antônio Cruz morreu na hora, devido a violência do choque

Na manhã desta sexta-feira (23), um grave acidente vitimou o Sargento do 8º Bec, Antônio de Andrade Cruz, nas proximidades do portão de entrada ao município de Belterra (PA). Ele vinha da cidade belterense  sentido Santarém, em um carro Siena prata, junto com a esposa Valdeia da Silva Nunes, de 40 anos e mais duas filhas menores. O choque foi com o condutor de uma L200 que trafegava sentido Santarém/Rurópolis.
Sargento Antonio Andrade

A batida foi violenta que o militar morreu na hora. Uma das filhas chegou a ficar presa entre as ferragens. A esposa ainda se encontra no Hospital Municipal e as duas filhas foram liberadas.

Acidente na BR-163


Maria Zilda Rocha, parente das vítimas, explicou que “Antônio teria ido pegar outro parente no Aeroporto e levou até Belterra. E no retorno ocorreu essa fatalidade. O Natal acabou para nossa família esse ano”, disse.
O condutor da L200 prestou depoimentos na Delegacia do município de Belterra.

Com informações e imagens de: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

         A chuva que caiu na noite deste sábado (24) deixou muitos moradores de Itaituba em estado de alerta devido o grande volume de água que caiu sobre a cidade.

         A chuva, que iniciou por volta das 19:30h teve sua intensidade diminuída às 22:00h. Várias ruas dos bairros de São Tomé e Jardim das Araras ficaram tomadas de água, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. A correnteza gerada pelas águas na Segunda Travessa em 11ª e 12ª Ruas do bairro Jardim das Araras chamava a atenção de quem passava pelo local.

         Normalmente nesse período de cada ano inicia-se o inverno em Itaituba e região e, consequentemente, o nível das águas do rio Tapajós começam a subir e atingir alguns pontos da cidade de Itaituba como os bairros de Vila Nova e Vila Caçula.

Redação: itaituba hoje

sábado, 24 de dezembro de 2011


O Deputado Estadual Hilton Aguiar, líder do PSC na ALEPA, conseguiu junto ao governo do Estado 06 cursos profissionalizante para Itaituba, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego- (SETER) e Associação Paraense de Recursos Humanos- (APRH)... A aula inaugural dos 06 cursos conseguido pelo deputado Hilton Aguiar aconteceu na manhã de Quinta Feira 22 no plenário da Câmara Municipal com a presencia de autoridades como o próprio Deputado, o prefeito Valmir Clímaco, vereador Peninha, Antonieta Lima, Lizete Rodrigues e Eunice Gouveia representante da (APRH).
Participantes dos cursos!
Aula inaugural na câmara de vereadores!
Segundo Hilton Aguiar os cursos iriam para o município de Santarém, mas devido uma grande luta sua junto ao governo do Estado Itaituba foi contemplado com os cursos que irão qualificar cerca de 120 pessoas nesse primeiro momento, o deputado afirmou ainda que no primeiro trimestre de 2012 novos cursos ainda virão para o município.
Hilton Aguiar falando a repórte Samea do SBT!
Eunice Gouveia - "APRH"
A prefeitura de Itaituba também teve sua parcela de contribuição para a vinda dos cursos através do SINE que já tinha feita a algumas solicitações para o governo, mas não saia do papel, foi devida a pressão do deputado que o governo cedeu.
Prefeito Valmir Climaco de Aguiar!
O prefeito Valmir Clímaco da palavra e parabenizou o deputado pelo empenho e se colocou a disposição ajudar no que for preciso, para que os participantes possam se qualificar e se prepara para a chegada das novas empresas que virão para o município de Itaituba, tendo em vista a falta de qualificação ser um dos maiores problemas enfrentado pelas empresas.
Hilton Aguiar; Valmir Climaco e Eunice Gouveia!
Os cursos conseguidos pelo Deputado Hilton Aguiar são:
-01: Operador de Maquinas Pesadas: 20 vagas com 180 horas;
-02: Soldador: 20 vagas com 140 horas;
-03: Ferreiro Armador: 20 vagas com 180 horas;
-04: Mecânico de Maquinas Pesadas: 20 vagas com 200 horas;
-05: Pedreiro: 20 vagas com 180 horas e
-06: Mecânico de Motos: 20 vagas com 180 horas.
Os cursos serão realizados na Escola Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) em Itaituba e irão qualificar 120 alunos, os 06 cursos terão uma carga horaria de 1060 horas, o inicio dos cursos acontecera no dia 04 de janeiro e serão realizados de Segunda a Sabado no period de 08 horas diarias para alunos maiores de 18 naos.
Textos e Fotos: Junior Ribeiro

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

 
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (22) no plenário da Câmara Municipal de Itaituba a aula inaugural dos cursos de Operador e Mecânico de Máquinas Pesadas. Os cursos são ofertados pela Associação Paraense de Recursos Humanos e as aulas normais serão ministradas na Escola Técnica, localizada no km-07 da Rodovia Transamazônica.
Segundo a coordenação da associação que oferta os cursos, um dos pilares dos cursos é a união da teoria com a práticano decorrer das aulas. Nara Lausane, coordenadora do SINE em Itaituba, o pedido para a vinda dos cursos para Itaituba é feita desde 2010 e que neste ano foi possível trazê-los para Itaituba.
O deputado estadual Hilton Aguiar disse que o fato de novas oportunidades de emprego aparecerem em Itaituba é um fator motivador para que possa ser preparada e qualificada a mão de obra local. O deputado disse ainda para o ano de 2012 virão mais 200 cursos para Itaituba.
Redação: itaitubahoje
Pelo segundo ano, a paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio realiza a campanha Natal Solidário, que consiste na arrecadação de alimentos para serem distribuídos entre algumas famílias carentes de Itaituba.
Padre Chales disse que o objetivo é arrecada para distribuir os alimentos para as pessoas que residem nos bairros periféricos de Itaituba e que o nível de arrecadação dos produtos está sendo satisfatório.
As cestas serão preparadas na sexta-feira (23) e a entrega será feita neste sábado (24) pela parte da manhã. As doações podem ser feitas na Paróquia do Bom Remédio (localizada na Travessa João Pessoa com 20ª Rua) ou na Alternativa FM 104,9 MHz (13ª Rua do bairro Bela Vista entre Travessa 13 de Maio e Justo Chermont).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

No km 19 da BR-010, mais conhecida como Belém-Brasília, um caminhoneiro foi flagrado com 60 comprimidos de anfetamina, substância de venda proibida no Brasil.




O condutor, Ednaldo Oliveira Chagas, de 32 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Dom Eliseu para as providências legais cabíveis. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22).


A substância - As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais 'acesas', 'ligadas' e com menos sono.

A prática, apesar de proibida, é comum entre caminhoneiros e motoristas que precisam trabalhar por muitas horas seguidas e preferem ingerir o medicamento para não dormir.



Com informações de: www.orm.com.br/
Foto: Polícia Rodoviária Federal

 

Pará concentra maior parte das favelas do país (Thiago Araújo)O Pará é o Estado brasileiro que concentra o maior número de favelas do País. Os dados foram apontados em pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do Censo Demográfico 2010. Doze das 50 maiores favelas do Brasil estão localizadas em território paraense. Elas concentram aproximadamente 5% da população do Estado - o que significa 358.124 pessoas vivendo em aglomerados subnormais.

A capital e a Região Metropolitana de Belém (RMB) concentram a maior parte das áreas de ocupações irregulares, que abrigam habitações sem saneamento, água potável, regularização fundiária e pavimentação. O esgoto sanitário é o serviço menos acessível às famílias.

Em todas as ocupações, de acordo com o IBGE, o esgoto é o serviço mais precário oferecido nessas moradias. No Pará, estão 14,7% dos domicílios do país com serviço sanitário inadequado.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Na noite Sábado 17/12/11 por volta das 19 horas Policiais Militares do 15º Batalhão de Itaituba- Pará prenderam Geovanei Sousa Costa vulgo “Psiu”, ele foi preso pelos policias no Bairro de Santo Antônio em Itaituba, ele esta  sendo apontado de ter participado da fuga que resultou no capotamento de uma viatura da PM... 
A prisão aconteceu depois que “Psiu” entrou em uma residência do Bairro Santo Antônio, render uma mulher e um jovem, trancar os dois em quarto da casa e levar 03 celulares e certa quantia em dinheiro, rapidamente a Policia Militar foi acionada, que, com informações de populares e das vitimas foram atrás de “Psiu” que fugia como o diabo foge da cruz pulando pelos quintais das residencias.
Geovanei Sousa Costa "Psiu"
Viatura da PM capotou na perseguindo dos assaltantes!
Policiais Militares já vinha investigando Geovanei Sousa Costa por participação em vários assaltos na cidade, ele também esta sendo acusado de participar da fuga que aconteceu na semana passada que resultou na capotagem de uma viatura da Policia Militar, a policia tem vários indícios que levam a crer que “Psiu” e seus comparsas estavam roubando motos para realizar assaltos a mão armada na cidade, agora todas as denuncias serão investigadas pela Policia Civil coma apoio do serviço de inteligência da Policia Militar.
Para a prisão de “Psiu” a Policia Militar mobilizou 03 viaturas, 03 motos e cerca de 10 Policias Militares.
- Viatura 4001: Comandante pelo SGT. PM Ezaquiel; Soldado Jesus e soldado Barros;
- Viatura: 4006: Comandante da Operação SGT. PM Machado; Cabo Josué e Soldado D. Miranda;
- Viatura: 2198: Comandada pelo SGT. PM Osvaldo; Soldado Melo e E. Ferreira;
- Motos: Cabo Almeida; Cabo Ronaldo e A. Silva;
- Sargento PM Altamiro; Soldado Portela e Soldada Nayara.
Todos esses Policias estiveram empenhados para a capturar “Psiu” que é conhecido da Policia e é considerado de alta periculosidade, costuma ser bastante violento em seus assaltos, todas as denuncias serão apuradas e as informações serão enviadas para e a justiça por meio do Delegado Cleber Pascoal que vai presidir o inquérito Policial.
 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

 E hoje as empresas publicas ou privadas reunem seus funcionarios em comemoração ao natal bem antes do dia 25, pois o dia 25 se tornou uma data de comemoração em familia. E ontem os funcionarios do DETRAN  de Itaituba, reuniran-se na casa de uma colega numa forma descontraida para juntos em um jantar agradecerem uns aos outros pelo ano de trabalho em armonia com seus parceiros, aproveitando aqui a oportunidade para desejar um feliz natal a todos os usuarios do DETRAN e a todos itaitubenses.  

Aquivo deste blog