Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011



FONTE/IMAGEM: itaituba.pa.gov.br
         Na noite de hoje, a atual secretária Municipal de Assistência Social, Antonieta Lima, tomará posse da presidência do Rotary Clube. Ela se filiou há três anos e participou diretamente de várias ações sociais das outras diretorias do clube.
         A eleição de Antonieta deu-se pelo fato de ela estar sempre presente nas questões relacionadas à sociedade. “Mais um desafio para nós e vai ser um grande prazer poder fazer todo o esforço para corresponder com mais este compromisso que a gente tem com a cidade de Itaituba” – Disse Antonieta.
         O Rotary Clube é uma entidade internacional criada para a realização de ações sociais de caridade. Toda a renda obtida em seus eventos é direcionada para a ajuda aos necessitados
.


"Uma justa homenagem", afirma Hilton Aguiar.
A sessão solene que encerra o primeiro período do ano legislativo de 2011, realizada nesta quinta-feira (30/06), no plenário Newton Miranda, às 10 da manhã, reuniu além dos deputados estaduais, empresários, religiosos, representantes de associações e entidades civis organizadas.

A solenidade também foi para homenagear pessoas que realizaram serviços reconhecidos como relevantes à população e ao Estado do Pará. Foram concedidos 69 títulos honoríficos, entre Honra ao Mérito e Título de Cidadão do Pará, ofertados a personalidades nascidas em outros estados brasileiros e em outros países, radicadas no Pará, e empenhadas no desenvolvimento do Estado.

Foram entregues 26 títulos de Honra ao Mérito; 14 títulos de Honra ao Mérito Post Mortem; 25 títulos de Cidadão do Pará; e quatro de Cidadão do Pará Post Mortem.

Entre os agraciados, estava o itaitubense, Armando Adhemar Núñez Miqueiro, casado, pai de três filhos, natural de Montevidéo- Uruguay e nacionalizado brasileiro em 1982. Chegou ao Estado do Pará na década de 70, tendo a oportunidade de participar da inauguração da transamazônica. Logo em seguida fixou  residência em Itaituba onde coordenou o movimento S.O.S Tapajós, de 96 a 99, desenvolvendo trabalhos sociais junto as crianças carentes. Participou da delegação técnica enviada à Europa em 1995, pela Secretaria de Agricultura do Estado do Pará, para seleção de gado de leite a ser importado pelo Estado.

Preocupado com o desenvolvimento das atividades agropecuária da região, implantou o Sistema Rotacionado de Pastagem em Itaituba, com o reconhecimento da Embrapa e da TV Televisa Mexicana, fazendo a Cadeia Produtiva do Leite (Produz, industrializa e Comercializa).

Atualmente, Armando é Micro Empresário no Ramo de Laticíos (indústria Danandinho)  e Produtor Rural da Agricultura Familiar, em Itaituba. Pioneiro na implantação de inseminação artificial no município de Itaituba, Miqueiro realiza trabalhos ecológicos e ambientais, recuperando áreas degradadas, além de ser palestrante em cursos de Sistemas Agropastoris.

Hoje, indicado pelo Deputado Estadual Hilton Aguiar, Armando Miqueiro foi reconhecido, pela Assembléia Legislativa, com o título de Cidadão Paraense. A honraria é concedida às pessoas que participaram, de alguma forma, no desenvolvimento do Estado do Pará.

quarta-feira, 29 de junho de 2011



A Secretaria de Assistencia social  foi á  Vicinal Norte/Sul e  reuniu na comunidade   Santa Terezinha outras  3 Comunidades: Santo Antonio, Santa Rita e São João Batista. O objetivo da visita foi fazer  a atualiação de dados e cadastro da Bolsa Família, Cartão Baruquita e  várias informações sobre os  Programas e Serviços  oferecidos  pela SEMDAS. A Comunidade  aproveitou a oportunidade para falar  dos  problemas  da Educação  e  solicitaram várias informações referente ao assunto.
A  Ação  foi  bastante  proveitosa por  alcançar o  objetivo a que  se propõs.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O museu de Itaituba vai ganhar um novo prédio com 12 salas de exposição, o pessoal da administração na pessoa da Regina Lucirene está fazendo uma enquete para a escolha dos nomes das salas, onde foi sugerido vários nomes e o melhor é você quem decide qual nome será dado a sala, a enque já está com 28 dias e termina dia 30 deste mês, participe! www.museuitaituba.com  vote aqui

         O caso da morte do soldado PM Rayneri Gonçalves está sendo investigado pela polícia. Por se tratar de uma morte violenta cabe à polícia apurar. O inquérito foi aberto para apurar as causas da morte do jovem. A princípio, Rayneri se feriu e veio à óbito, chamado de auto lesão, ou seja, o fruto de suas ações causaram o ato.
         Segundo o delegado José Bezerra, a finalidade do inquérito reside fundamentalmente em descobrir o que motivou o rapaz a se chocar contra o muro. Após o relatório final do caso, o delegado poderá apontar o culpado ou pedirá o arquivamento do caso por não houver ação humana que causasse a morte de Rayneri.  

         Durante a semana passada, o diretor do DETRAN de Itaituba, Wesley Sena, esteve reunido em Belém com diretores do DETRAN.  
Na capital do estado, Wesley Sena esteve com a diretora do órgão, Maria do Céu, com Antônio Fernandes Carvalho, diretor operacional e com o diretor de compras do DETRAN, onde ficou acordado a chegada de mais equipamentos para suprir as necessidades da agência local.
         Em Belém, o governador anunciou uma verba de 4 milhões de reais para a construção de um novo prédio que deve ser estruturado no formato padrão assim como outras agências do estado. O diretor Wesley Sena tem um prazo de sessenta dias para apresentar um terreno. Caso isso não seja feito, a cidade perderá esse investimento.    
         Enquanto isso, o prédio atual poderá ser reestruturado. O governador anunciou uma verba de R$150.000,00 para a reforma do prédio atual enquanto não se constrói o novo prédio.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Seleção unificada
Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação têm a segunda-feira, 27, e a terça, 28, para fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. Foram aprovados 26.299 candidatos nesta primeira fase.

O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições de educação superior que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase do processo seletivo. O número de inscritos na atual seleção (446.508 candidatos) é quase o dobro do registrado no processo do segundo semestre de 2010, quando 231 mil estudantes concorreram às vagas oferecidas.

Os selecionados com base na primeira opção de curso não serão convocados nas chamadas posteriores, mesmo que não tenham feito a matrícula. Em 2 de julho, será divulgado o resultado da segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho.

Após as duas chamadas regulares, estará à disposição das instituições participantes do sistema uma lista de espera, destinada prioritariamente ao preenchimento de vagas não ocupadas. Serão incluídos na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções durante as chamadas regulares — o estudante pode manifestar interesse na lista de espera apenas para o curso correspondente à primeira opção. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho, conforme o cronograma.

Os candidatos podem consultar o resultado da primeira chamada na página eletrônica do Sisu ou pelo telefone 0800-616161. A documentação necessária está à disposição no boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página, ou nas instituições de ensino.


Assessoria de Imprensa da Sesu

Língua brasileira de sinais


      Já está disponível a relação dos aprovados nos exames de proficiência no uso e no ensino da língua brasileira de sinais (libras) e de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras). Foram habilitados 964 profissionais, sendo 543 no uso e ensino de libras (270 de nível superior, 273 de nível médio) e 421 em tradução e interpretação (155 de nível superior, 266 de nível médio).
      Participaram das provas cerca de 2 mil candidatos, distribuídos em 32 cidades. Entre os estados com maior número de pessoas habilitadas para trabalhar com libras nesta edição, destacam-se São Paulo, com 141, e Rio de Janeiro, com 111.A certificação será feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), parceira do Ministério da Educação na execução do exame nacional de certificação na língua brasileira de sinais.De 2006, quando o exame foi criado, a 2009, receberam certificados 5.089 cidadãos. Em 2010, os exames não foram oferecidos. A certificação integra a política de inclusão do ministério. Os profissionais podem trabalhar no ensino da língua brasileira de sinais e como intérpretes da libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos para lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior, em todos os níveis. 


Ionice Lorenzoni

Confira a lista dos aprovados por cidade.

domingo, 26 de junho de 2011


         Segundo o secretário de defesa social, investimentos para a segurança em Itaituba e região deverão chegar ainda este ano. Entre as melhorias, está incluída a conclusão dos trabalhos do quartel do Corpo de Bombeiros, além da superintendência da Polícia Civil que deverá funcionar juntamente com o CPR-X. A conclusão do prédio do IML (centro de perícias científicas) em Itaituba também poderá ser realizada este ano. As obras estariam paradas por possíveis irregularidades.
         Concursos regionalizados também poderão acontecer, ou seja, as polícias civil e militar ganharão reforço. Alguns delegados que estão na academia de formação deverão se formar em agosto, sendo que alguns deles poderá atuar nesta região. Até o final de julho poderá ser aberto concurso público tanto para a Polícia Militar como para a Polícia Civil.
         Com relação à viaturas, os veículos já foram adquiridos e devem estar chegando até o final de julho e início de agosto, pois estão passando pelo processo de transformação, onde estão recebendo adesivos, giroflex, rádio digital e rastreadores.  
Itaituba hoje

 Daline da Costa Cruz

Agentes Penitenciários doPresídio Estadual Dr. Francisco D´Oliveira Conde, em Rio Branco/AC, prenderam em flagrante a mulher Daline da Costa Cruz, 21 anos, acusada de tentar adentrar naquela casa penal com um aparelho de telefone celular escondido nas partes íntimas.

A prisão de Dalineaconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, durante visita íntima aos detentos daquela casa penal.
De acordo com informações dos agentes, Daline, que está grávida de seis meses, foi presa quando era submetida à revista pessoal, ela introduziu um aparelho  de telefone celular nas partes intimas envolto em papel carbono, balão e preservativo.
Durante a revista, um dos procedimentos é a visitante ficar agachada e foi nesse momento que o aparelho caiu das partes intimas e a jovem recebeu voz de prisão.

Encaminhada para a Delegacia de Flagrantes – DEFLA da 5ª Regional, a acusada foi notificada e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, em liberdade.


O telefone celular que caiu, sem muito esforço, da 'quirica' de Daliane

Fonte: Ecos da notícia.



Policiaias Militares do 3° Batalhão da cidade de Rio Branco/AC, prenderam a jovemFrancilene Batista, 23 anos, acusada de agressão física contra um cidadão.
Francilene Batista
Transformou o 'cliente açucarado' em amante..
De acordo com informações da polícia, Francilene é profissional do sexo e teria espancado um 'cliente' durante uma crise de ciúmes.
A vítima estaria em um bar em companhia de uma mulher, quando Francilene chegou ao local e não conseguiu controlar o ciúme e meteu-lhe a taca no 'açucarado', esquecendo-se que a primeira regra da profissão do sexo é de jamais se apaixonar pelo 'cliente'. 

Fonte: Ecos da notícia 

sexta-feira, 24 de junho de 2011


Telefonia
Governo quer atender cerca de 12 milhões de moradias


governo federal anuncia na próxima semana um programa de telefones fixos para famílias e pessoas de baixa renda a R$ 9,50 por 90 minutos mensais. O início é imediato. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o objetivo é atender as cerca de 12,6 milhões de casas beneficiadas pelo Bolsa Família, mais os aposentados rurais e os cadastrados como deficientes. O valor de R$ 9,50 prevê a isenção do ICMS (imposto estadual), sob o argumento de que os Estados não terão nenhuma perda de arrecadação, pois o público-alvo não é usuário atualmente e, portanto, não paga nenhum imposto ou taxa em
serviço.

Na hipótese de Estados que, mesmo assim, não queiram abrir mão do imposto, o preço final passará de R$ 9,50 para R$ 13,30. O valor da assinatura básica é hoje de R$ 46, segundo Bernardo. Quem arca com a redução dos preços são as concessionárias, mas o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), embaixador Ronaldo Sardenberg, evitou dizer que elas estão "obrigadas" e usou de um eufemismo diplomático: "Digamos que houve uma adesão negociada". As informações são do site Congresso em Foco.

A proposta está em estudo desde o governo passado, foi aprovada pela Anatel, passou por consulta pública, foi avalizada pelo Ministério das Comunicações e será formalizada por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff, como parte do plano de universalização.


O Liberal

CONVITE

PARTICIPE CONOSCO DA FESTA JUNINA "SEMDAS NA ROÇA", HOJE, DIA 24 DE JUNHO A PARTIR DAS 18:00 HORAS NA SEDE DO CRAS - BELA VISTA, LOCALIZADO NA 5ª RUA DO MESMO BAIRRO AQUI VOCÊ VAI ASSISTIR A DANÇA DOS IDOSOS, PROJOVEM, PETI E MUITAS OUTRAS ATRAÇÕES E PODERÁ TAMBÉM SE DELICIAR DAS IGUARIAS DA ÉPOCA.
AGRADECEMOS SUA PRESENÇASEMDAS

quinta-feira, 23 de junho de 2011


Aos 14 dias do mês de junho de 2011 às 10h, ocorreu na Gerência do Baixo Amazonas da COSANPA em Santarém-Pa,  uma reunião  com o Gerente Regional Sr. Silvio dos Santos, onde foram abordados os seguintes assuntos:
* A falta de servidores para o serviço de campo para a execução de consertos de tubulações danificadas e de serviço de corte/ligação de rede predial;
* O conserto dos filtros da ETA (estação de tratamento de água);
* A reforma da ETA (estação de tratamento de água);
* Convênio entre a IFPA e a COSANPA, para a disponibilização de Estágio;
* E a previsão da ordem de serviços emitida pelo Presidente da Cosanpa para a obra de ampliação da ETA e da rede de distribuição;
A reunião fluiu bem,  sendo essa  a oportunidade  que tivemos para levar os problemas para a gerência regional em buscas de soluções.
De início, ficou acertado que seria encaminhada nossa solicitação de contratação de uma pequena equipe de apoio para subsidiar as necessidades imediatas. Já reunimos três  currículos, os quais já foram encaminhados à gerência para providências.
No caso do conserto dos filtros, foram solicitados no mercado local os orçamentos, os  quais também já foram encaminhados a gerência.
A IFPA quer ser a parceira da Cosanpa encaminhando alunos do curso de Saneamento Urbano para estágio. Nesse caso, a gerência regional solicitou que fossem detalhadas as atividades dos estagiários para o coordenador dos cursos, para que ele ficasse ciente do
serviço e se  essas atividades se  encaixariam na grade curricular dos estagiários.
Informamos que uma das atividades seria a realização do levantamento cadastral da situação insalubre do bairro Jardim do Eden – Miritituba, para a confecção do projeto de banheiros sanitários.  Cássio de Oliveira Silva Filho Engenheiro Sanitarista
Crea  n° 13499 D/Pa

No caso da ordem de serviço, estou no aguardo de um posicionamento da Presidência do órgão a esse respeito.
Acreditamos que sanadas estas pendências, o trabalho executado atenderá as necessidades do município
        O deputado Hilton Aguiar no dia 06 de junho 2011, reuniu-se com algumas personalidades públicas ligadas à área da educação, para discutir a melhoria da qualidade do ensino na região oeste do Pará. Entre eles estavam a diretora da 12º URE, Mirlem Aguiar, o secretário de educação do município de Placas e a ex-secretária de educação de Itaituba, Eliene Nunes de Oliveira, os quais pautaram as dificuldades que permeiam o ensino na região como a falta de servidores de apoio, principalmente, para escola técnica - EETEPA e, ainda, a falta de merenda escolar. O Deputado comprometeu-se de levar todas as reivindicações até o Governo do Estado, bem como prometeu empenho de sua parte tanto para acompanhar como para defender todos os pontos julgados importantes para os alunos e educadores da região.


           E em resposta as reivindicações, ontem dia 22 de junho, chegou em Itaituba 18 toneladas de merenda escolar, que irá beneficiar os alunos do ensino médio, graças ao empenho do Deputado Estadual Hilton Aguiar. 











Governador recebe Hilton, e garante olhar com atenção para Itaituba
Ontem  à noite, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), recebeu em audiência o deputado estadual Hilton Aguiar (PSC), que esteve acompanhado pelo ex-prefeito de Itaituba, Silvio Macedo (atual presidente do Partido Progressista – PP), o Gerente Regional da Secretaria de Integração Regional (SEIR), José de Arimáteia – mais conhecido por Aguiarzinho -,  e o do renomado Advogado Ambiental, Dr. Celso Trierweiler, também conselheiro jurídico do deputado Hilton Aguiar. Aproveitando o momento em que o governo do estado transfere a sua sede administrativa para o município de Santarém, ficando assim mais próximo da realidade em que vive a população da região do Tapajós, Hilton Aguiar levou ao conhecimento do governador diversas prioridades para região como da manutenção e ampliação da transgarimpeira, além da construção do hospital regional em Itaituba. “A pauta foi extensa. O governador demonstrou total apresso por Itaituba, e me garantiu que todas as nossas reivindicações serão avaliadas para que possa, ele, atender o quanto antes. Além disso, levei comigo o presidente do PP em Itaituba, Silvio Macedo, ao qual solicitei uma atenção especial de Jatene”, afirmou Hilton.
Na manhã desta quarta (22), dia do aniversário da cidade, Hilton acompanhou a caravana de Jatene que visitou diversas comunidades e regiões de Santarém como Mojuí dos Campos. 
Hilton ainda tem agenda com alguns secretários e deve permanecer em Santarém até o fim de semana. Depois segue rumo a Itaituba onde se reuni com lideranças e assessores para traçar algumas ações, na região, para o período de Julho, mês em que a ALEPA entra em recesso. 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Segundo populares um elemento que pilotava uma moto de placa JVM 8054, Atropelou uma senhora com uma criança nas proximidades da praça do cidadão por volta das 20:40hs o mesmo não parou e saiu em alta velocidade vindo a colidir logo depois com um carro de churrasquinha e mais duas pessoas na esquina da 20ª rua, deixando-as jogadas no chão. 



Foi noticiado no Jornal Focalizando 2ª Edição, apresentado pelo repórter Mauro Torres, que faleceu na tarde de hoje a senhora Ana Célia no garimpo Água Branca. Ela tem 41 anos de idade, trabalhava como lavadeira e foi acometida por um ataque de epilepsia, morrendo afogada nas águas do garimpo. O corpo ainda encontra-se na garimpo.
A senhora Ana Célia tem uma filha cujo nome é Francisca Souza do Nascimento e é esposa de um policial. Pede-se a quem conhecer esta senhora, que comunique o fato a ela para que a mesma possa estar a par da situação e realizar os procedimentos para o enterro.

Governador recebe Hilton, e garante olhar com atenção para Itaituba

Ontem  à noite, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), recebeu em audiência o deputado estadual Hilton Aguiar (PSC), que esteve acompanhado pelo ex-prefeito de Itaituba, Silvio Macedo (atual presidente do Partido Progressista – PP), o Gerente Regional da Secretaria de Integração Regional (SEIR), José de Arimáteia – mais conhecido por Aguiarzinho -,  e o do renomado Advogado Ambiental, Dr. Celso Trierweiler, também conselheiro jurídico do deputado Hilton Aguiar. Aproveitando o momento em que o governo do estado transfere a sua sede administrativa para o município de Santarém, ficando assim mais próximo da realidade em que vive a população da região do Tapajós, Hilton Aguiar levou ao conhecimento do governador diversas prioridades para região como da manutenção e ampliação da transgarimpeira, além da construção do hospital regional em Itaituba. “A pauta foi extensa. O governador demonstrou total apresso por Itaituba, e me garantiu que todas as nossas reivindicações serão avaliadas para que possa, ele, atender o quanto antes. Além disso, levei comigo o presidente do PP em Itaituba, Silvio Macedo, ao qual solicitei uma atenção especial de Jatene”, afirmou Hilton.
Na manhã desta quarta (22), dia do aniversário da cidade, Hilton acompanhou a caravana de Jatene que visitou diversas comunidades e regiões de Santarém como Mojuí dos Campos. 
Hilton ainda tem agenda com alguns secretários e deve permanecer em Santarém até o fim de semana. Depois segue rumo a Itaituba onde se reuni com lideranças e assessores para traçar algumas ações, na região, para o período de Julho, mês em que a ALEPA entra em recesso. 

         Na sessão de hoje, após os demais assuntos discutidos, foram votados e aprovados os seguintes requerimentos:
- Vereadora Eva Maria Gomes (Eva do Liberdade): apresentou requerimentos solicitando a continuação dos trabalhos de recuperação da Primeira com a Segunda Rua do Bairro da Paz, construção de um barracão comunitário e de uma escola de ensino fundamental no bairro Maria Magdalena;
- Manoel Rodrigues (Manoel Dentista): apresentou requerimentos solicitando a recuperação da vicinal ramal União desde a comunidade Bode com Sede até Nova Integração e recuperação da estrada São Jorge, São Benedito e São Manoel.

- Vereador João Bastos Rodrigues (Cebola): apresentou requerimento solicitando a retirada dos entulhos que dificultam o tráfego de veículos e pedestres na Vila caçula entre a Travessa João Pessoa e Lauro Sodré;
- Vereador César Aguiar: apresentou requerimentos solicitando a conclusão dos serviços nas ruas dos bairros da Floresta e Liberdade, além da solicitação para que seja encaminhado ofício ao escritório da Rede Celpa em Itaituba para que se tome providências sobre o posteamento e eletrificação do bairro Vale do Tapajós.   
Itaituba Hoje

O deputado estadual Hilton Aguiar, líder do PSC na Assembléia Legislativa do Pará, está, desde segunda-feira (20), participando junto com outros pares, em Santarém, das atividades alusivas as festividades dos 350 anos daquele município conhecido como pérola do Tapajós. Hilton cumpre agenda com o Governador Simão Jatene, que transferiu a sede do Governo do Estado para Santarém até a próxima quarta-feira (29), segundo informou a agência Pará.

Deputados Megale e Hilton Aguiar, Profª Eliene Nunes e Dep. Dudimar.

Dep. Hilton Aguiar e Asdrubal Bentes, secretária de estado da pesca.
Na ocasião, Hilton Aguiar se reuniu com diversas autoridades onde conseguiu reforçar algumas de suas principais bandeiras como a construção do Hospital Regional e implantação da Regional da SESPA em Itaituba, o término das obras do prédio do Corpo de Bombeiros e do IML. Hilton reiterou a solicitação feita ao Secretário de Estado Chicão, dos transportes, a reforma imediata do terminal hidroviário. Requereu também a  implantação de uma agência do Detran no município de Rurópolis, além de uma regional da Secretária de Trabalho, Emprego e Renda, que será analisada por Junior Hage, atual secretário. Além disso, o parlamentar quer melhorias para a transgarimpeira, “estrada estadualizada e que precisa da atenção, urgente, do governo do estado”, lembra o deputado.

terça-feira, 21 de junho de 2011


Por 16 horas, o governador Simão Jatene cumpriu nesta segunda-feira (20) uma extensa agenda em Santarém, município do oeste paraense, transformado até a próxima quarta-feira (22) em sede administrativa do governo do Estado. Durante o roteiro, o governador assinou convênios, anunciou investimentos, garantiu a continuação de obras que estavam paralisadas, encontrou-se com políticos e líderes comunitários e chegou a quebrar o protocolo da segurança, ao deixar o aeroporto, quando desceu do ônibus para conversar com cerca de 100 trabalhadores sem terra que faziam um protesto na Rodovia Fernando Guilhon.

Nesta terça-feira (21), Jatene se reunirá com prefeitos da região, lançará o Programa Municípios Verdes e anunciará a criação do Centro de Convenções de Santarém, entre outros compromissos.
A manifestação dos sem terra foi feita em nome de 3.500 famílias que reivindicam a criação de um assentamento na área de expansão da cidade. Jatene conversou com os líderes do protesto e comprometeu-se a ajudá-los no processo de regularização de terras. Em 10 minutos, aliviou a tensão e subiu novamente no ônibus, aplaudido pelos manifestantes.
A caravana, integrada por 13 secretários de Estado, parou no estádio Colosso do Tapajós para verificar as obras do Centro Poliesportivo, e seguiu para um canteiro da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), onde autorizou a liberação de recursos para a consolidação do empreendimento, que ampliará a capacidade de captação e distribuição de água, beneficiando 60 mil pessoas.

Compromisso - Na obra da Cosanpa, Jatene concedeu entrevista à imprensa local, ressaltando que estava promovendo, em Santarém, o cumprimento de uma promessa de campanha: levar adiante e terminar todas as obras deixadas pela administração anterior, inclusive as que, por problemas diversos, necessitam ser praticamente refeitas.

O governador também se entusiasmou com a recepção do povo de Santarém, indicando que marcará nova visita ao município Ele anunciou investimentos imediatos de cerca de R$ 12 milhões em infraestrutura, esporte, cultura, saúde e meio ambiente, e falou sobre o Programa Municípios Verdes, ao qual o município aderiu, e não fugiu de temas polêmicos, como a proposta de divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós.

“A aspiração do povo desta região de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Eu fui eleito governador do Pará, com votação expressiva em Santarém, tenho um enorme apreço pela cultura, pelos valores e pela gente de Santarém, e respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir. Se for para separar, vamos atender”, acentuou.

“O importante é que todo esse processo se dê dentro da legalidade e que a população seja informada sobre todos os aspectos que envolvem a divisão. Enquanto isso, estamos mostrando que o governo está presente em todas as regiões, com investimentos em todas as áreas, como está previsto na nossa Agenda Mínima”, enfatizou Jatene.

Cooperação - Antes de se encontrar com lideranças políticas e comunitárias da região, no hotel onde está instalado o gabinete de governo, no centro da cidade, Simão Jatene ainda assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a criação do Centro Tecnológico.
No encontro com o reitor da Ufopa, José Seixas Lourenço, o governador reafirmou o compromisso em mudar a realidade do Estado por meio de investimentos em educação. “A Ufopa tem tudo para contribuir de forma decisiva para que se consolide um novo olhar sobre a Amazônia. Um olhar que observe melhor as nossas causas e não os nossos causos”, comparou. “Através do conhecimento, a Universidade do Oeste do Pará está sedimentando talvez o melhor caminho para vencermos esse grande desafio, que é o desenvolvimento sustentável com base num novo modelo de ocupação da região, que não repita os erros do passado”, afirmou.

À noite, o governador participou da solenidade comemorativa aos 350 anos de fundação de Santarém, em que foram entregues medalhas a personalidades do município.



Por volta das 17:30h desta segunda-feira (20), uma motocicleta se chocou com uma bicicleta na Estrada do BIS, cerca de 50 metros da Boeira do Bom Jardim. 
A motocicleta era conduzida por um militar do Exército e a bicicleta por um homem que trabalha com serviços de pintura. Uma equipe do SAMU foi acionada para prestar os primeiros socorros às vítimas do acidente. O que estava na bicilcleta apresentava a necessidade de maiores cuidados e foi levado para o HMI - Hospital Municipal de Itaituba e o motociclista deixou o local conduzindo sua moto depois de ter aguardado o serviço médico. Itaituba hoje

"K" ajudará o Japão a prevenir desastres ambientais
Foto: Divulgação
O mundo conheceu nesta segunda-feira (20) o mais poderoso computador do mundo. Uma conferência em Hamburgo, na Alemanha elegeu "K" como o mais rápido num ranking de 500 supercomputadores.

Criado pelas empresas japonesas Fujitsu e Riken, K tem capacidade de informação equivalente a 1 milhão de computadores pessoais de mesa. Ele tem 672 decks equipados com 68.544 unidades de processamento (CPUs). Isso significa que ele é capaz de processar 8.162 petaflops, ou 8,2 milhões de cálculos por segundo. Mas o K ainda não está pronto. Segundo seus fabricantes, ele deve ficar pronto em novembro de 2012. Sua função será ajudar o governo japonês sobre clima, metereologia e prevenção de desastres.

Aquivo deste blog